Geogebra como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem de números primos na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Yale de Ângelis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/820
Resumo: A presente dissertação busca enriquecer e incentivar a aprendizagem de números primos por alunos do Ensino Médio. Para tanto, modelamos a técnica de Criptografia RSA e o Crivo de Eratóstenes utilizando a aplicação GeoGebra para servir de material didático auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de números primos. Iniciamos esse trabalho com uma apresentação dos PCNEM (principal documento orientador do currículo do Ensino Médio) e também de alguns trabalhos realizados com afinidade com o tema desta dissertação. Alguns conceitos mais básicos de Teoria dos Números, também são apresentados, pois são necessários para compreensão da técnica RSA. Neste trabalho não só mostramos como nossas construções no GeoGebra funcionam, como também como elas foram elaboradas e pensadas.
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spelling Geogebra como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem de números primos na educação básicaNúmeros primos.Aprendizagem.Criptografia.Crivo.Geogebra.Sieve.GeoGebra.Prime numbers.Learning.Cryptography.Teoria dos númerosA presente dissertação busca enriquecer e incentivar a aprendizagem de números primos por alunos do Ensino Médio. Para tanto, modelamos a técnica de Criptografia RSA e o Crivo de Eratóstenes utilizando a aplicação GeoGebra para servir de material didático auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de números primos. Iniciamos esse trabalho com uma apresentação dos PCNEM (principal documento orientador do currículo do Ensino Médio) e também de alguns trabalhos realizados com afinidade com o tema desta dissertação. Alguns conceitos mais básicos de Teoria dos Números, também são apresentados, pois são necessários para compreensão da técnica RSA. Neste trabalho não só mostramos como nossas construções no GeoGebra funcionam, como também como elas foram elaboradas e pensadas.The present dissertation seeks to enrich and encourage the learning of prime numbers by high school students. In order to do so, we model the technique of RSA Cryptography and the Sieve of Eratosthenes using the GeoGebra application to serve as an auxiliary didactic material in the teaching-learning process of prime numbers. We started this paper with a presentation of the PCNEM (main guiding document of the High School curriculum) and also some papers with affinity with the theme of this dissertation. Some basic concepts of Number Theory are also presented once they are necessary for understanding the RSA technique. In this paper we not only show how our constructions in GeoGebra work, but also how they were thought and elaborated.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em MatemáticaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalALÉSSIO, Osmar10577500856http://lattes.cnpq.br/1137362702013307LOPES, Yale de Ângelis2019-08-09T21:23:53Z2017-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLOPES, Yale de Ângelis. Geogebra como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem de números primos na educação básica. 2017. 79f . Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017 .http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/820porCARVALHO, A. P. de. Caracterização dos Números Primos e Aplicações no Ensino Básico. Dissertação (Mestrado) — UFPI/Teresina, 2015. COUTINHO, S. C. Criptografia. 2009. Online; acessado em 28-Fevereiro- 2017. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/2281703/ numeros-inteiros-e-criptografia-rsa---s-c-coutinho>. FARIAS, D. G. de. O Estudo do Ensino de Números Primos na Educação Básica. Dissertação (Mestrado) — UFAL/Maceió, 2016. FILHO, R. L. B.; MAIA, E. M. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. [S.l.], 2000. Online; acessado em 20-Agosto-2017. Disponível em: <http: //portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. FILHO, R. L. B.; MAIA, E. M.; PEREIRA, A. R. S. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. [S.l.], 2000. Online; acessado em 22-Agosto-2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf>. GEOGEBRA. O que é o GeoGebra? Online; acessado em 10-Agosto-2017. Disponível em: <https://www.geogebra.org/about>. GEOGEBRA. Manual. 2017. Online; acessado em 10-Agosto-2017. Disponível em: <https://wiki.geogebra.org/pt/Manual>. MACHADO, E. R. Números Primos Uma Abordagem Educacional. Dissertação (Mestrado) — UFAM/Manaus, 2015. MARTINEZ, F.; MOREIRA, C. G.; SALDANHA, N. Tópicos de Teoria dos Números. 1a. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2012. MARTINEZ, F. et al. Teoria dos Números um passeio com primos e outros números familiares pelo mundo inteiro. 4a. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2015. MELO, R. P. de. Números Primos: História, Tópicos, Criptografia e o Ensino da Matemática. Dissertação (Mestrado) — UECE/Ceará, 2014. MORIMOTO, R. M. Números Primos: Propriedades, Aplicações e Avanços. Dissertação (Mestrado) — UNESP/Rio Claro, 2014. NETO, A. S. da S. Criptografia Online. Dissertação (Mestrado) — UFTM/Uberaba, 2015. SOUZA, A. N. L. Criptografia de Chave Pública, Criptografia RSA. Dissertação (Mestrado) — UNESP/Rio Claro, 2013. VIANA, E. Criptografia: Conceito e aplicações. 2017. Online; acessado em 15-Março-2017. Disponível em: <https://www.devmedia.com.br/ criptografia-conceito-e-aplicacoes-revista-easy-net-magazine-27/26761>.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2019-08-10T04:00:29Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/820Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2019-08-10T04:00:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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