Fatores associados ao comportamento sedentário em escolares do 5º ano do ensino fundamental do município de Uberaba, MG
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/90 |
Resumo: | Comportamento sedentário (CS) tem sido retratado em atividades que não aumentam o gasto energético substancialmente acima do nível de repouso, por exemplo, permanecer sentado, assistir TV ou outras formas de entretenimento baseadas em tela. O objetivo foi investigar os instrumentos de medidas e fatores associados ao comportamento sedentário em escolares do 5° ano do ensino fundamental do município de Uberaba-MG. Em outubro de 2012,foi conduzida revisão sistemáticano Portal de Periódicos da Capes, com a combinação dos termos sedentary lifestyle , sedentary behaviour , screen time , children , schoolchildren e school . Em seguida, entre os meses de junho/2011 a dezembro/2012,foi realizado estudo original, epidemiológico, de corte transversal, com amostra probabilística, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFTM. Foram realizadas medidas antropométricas, aferição da pressão arterial, exames bioquímicos, estimativas do tempo gasto em atividade física de moderada a vigorosa intensidade (AFMV) e do CS. Foram considerados satisfatórios o envolvimento em AFMV ≥ 60 min/dia e CS o tempo de tela (TT) <2 h/dia. De acordo com a normalidade dos dados, checada pelo teste olmogorov-Smirnov, comparações entre variáveis contínuas foram realizadas pelo teste t de Studentou Mann-Whitney. Regressão de Poisson foi utilizada para verificar fatores associados ao CS, com nível de significância de 5%. Instrumentos como acelerômetro e questionários com auto-relato da criança ou relato dos paissão as principais ferramentas de medição do CS. O TT contínuo ou agrupado em tercil/quartil foi a alternativa metodológica mais utilizada para determinar o CS. Meninas apresentaram valores significativamente maiores de dobras cutâneas, triglicerídeos e HDL-c. Meninos apresentaram maior concentração de glicose sanguínea, atenderam mais à recomendação de 60 min de AFMV/dia e, ao mesmo tempo, apresentaram maior CS. CS. O TT ≥ 2 h/dia foi prevalente em 76,9 % da amostra. CS não foi associado a variáveis sociodemográficas, de saúde e comportamentais em crianças de 9-12 anos de idade. Mais pesquisas são necessárias para elucidar as inter-relações complexas entre TT e fatores associados. |
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Fatores associados ao comportamento sedentário em escolares do 5º ano do ensino fundamental do município de Uberaba, MGCuidado da criançaEstilo de vida sedentárioBem-estar da criançaAssociaçãoEducação FísicaComportamento sedentário (CS) tem sido retratado em atividades que não aumentam o gasto energético substancialmente acima do nível de repouso, por exemplo, permanecer sentado, assistir TV ou outras formas de entretenimento baseadas em tela. O objetivo foi investigar os instrumentos de medidas e fatores associados ao comportamento sedentário em escolares do 5° ano do ensino fundamental do município de Uberaba-MG. Em outubro de 2012,foi conduzida revisão sistemáticano Portal de Periódicos da Capes, com a combinação dos termos sedentary lifestyle , sedentary behaviour , screen time , children , schoolchildren e school . Em seguida, entre os meses de junho/2011 a dezembro/2012,foi realizado estudo original, epidemiológico, de corte transversal, com amostra probabilística, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFTM. Foram realizadas medidas antropométricas, aferição da pressão arterial, exames bioquímicos, estimativas do tempo gasto em atividade física de moderada a vigorosa intensidade (AFMV) e do CS. Foram considerados satisfatórios o envolvimento em AFMV ≥ 60 min/dia e CS o tempo de tela (TT) <2 h/dia. De acordo com a normalidade dos dados, checada pelo teste olmogorov-Smirnov, comparações entre variáveis contínuas foram realizadas pelo teste t de Studentou Mann-Whitney. Regressão de Poisson foi utilizada para verificar fatores associados ao CS, com nível de significância de 5%. Instrumentos como acelerômetro e questionários com auto-relato da criança ou relato dos paissão as principais ferramentas de medição do CS. O TT contínuo ou agrupado em tercil/quartil foi a alternativa metodológica mais utilizada para determinar o CS. Meninas apresentaram valores significativamente maiores de dobras cutâneas, triglicerídeos e HDL-c. Meninos apresentaram maior concentração de glicose sanguínea, atenderam mais à recomendação de 60 min de AFMV/dia e, ao mesmo tempo, apresentaram maior CS. CS. O TT ≥ 2 h/dia foi prevalente em 76,9 % da amostra. CS não foi associado a variáveis sociodemográficas, de saúde e comportamentais em crianças de 9-12 anos de idade. Mais pesquisas são necessárias para elucidar as inter-relações complexas entre TT e fatores associados.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Educação FísicaBRUFTMPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaMENDES, Edmar LacerdaCPF:00103654518http://lattes.cnpq.br/7034181632957743SANTOS, Amanda2015-11-27T18:52:46Z2014-02-062013-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSANTOS, Amanda. Fatores associados ao comportamento sedentário em escolares do 5º ano do ensino fundamental do município de Uberaba, MG. 2013. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2013.http://localhost:8080/tede/handle/tede/90porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2019-07-22T19:05:47Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/90Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2019-07-22T19:05:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
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