O papel educativo dos museus de Uberaba/MG: um olhar a partir da educação patrimonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Frederico Tristão Cruvinel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1138
Resumo: A educação patrimonial busca a preservação, conservação e valorização cultural e pode ser aplicada em vários âmbitos, incluindo monumentos, manifestações culturais, comunidades rurais e museus, entre outros. Nota-se aderência entre a educação patrimonial e os museus, os quais foram alvo desta pesquisa e que se caracterizam por serem instituições a serviço da sociedade por meio de ações de preservação, estudo, coleções de aparatos e divulgação. Ações destas instituições não visam fins lucrativos e no interior delas ocorrem, muitas das vezes, processos de educação não formal, atividades que se realizam fora do sistema formal de educação, o escolar. Esta dissertação propõe investigar como se materializam os papéis educativos de 4 (quatro) museus situados no município de Uberaba, Minas Gerais, Brasil. Para alcançar tal objetivo, busca descrever de forma densa os 4 (quatro) museus a partir do olhar da educação patrimonial. Os procedimentos metodológicos fundamentaram-se em uma revisão bibliográfica pertinente à temática, análise documental, observação dos espaços e uma entrevista semiestruturada individual com cada gestor das instituições pesquisadas. A partir deste levantamento e posteriores análisesforam construídostrês eixos de análise: (i) concepções de educação patrimonial, (ii) ações educacionais nos museus e (iii) papéis educacionais dos agentes dos museus. Foi possível identificar a estrutura e organização geral destes museus, qual a percepção dos gestores sobre a educação patrimonial e sua ocorrência nos espaços que gerem, as funções dos agentes educacionais e as ações educativas destes espaços. Os entrevistados, gestores dos museus consideram que as instituições/museus são espaços para os leigos se educarem e que é importante a adaptação da linguagem para visitas com públicos diferentes. Compreende-se haver disparidades entre os museus, sendo um deles mais adiante no processo de educação patrimonial e preocupado em ir além do que se encontra exposto, de modo a evidenciar também o seu entorno, enquanto outro está desestruturado em relação às visitas monitoradas. Dois gestores relevam a ausência de monitores nestes espaços, ponto que pode ser fundamental para as ações educativas nos museus. Nos outros dois museus, segundo seus gestores, ainda não há preparo para o processo de mediação da educação patrimonial, devido à falta de investimentos, funcionários e capacitação das equipes.
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spelling O papel educativo dos museus de Uberaba/MG: um olhar a partir da educação patrimonialEducação patrimonial.Educação não formal.Papéis educacionais.Museus.Heritage Education.Non-formal Education.Educational roles.Museums.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA educação patrimonial busca a preservação, conservação e valorização cultural e pode ser aplicada em vários âmbitos, incluindo monumentos, manifestações culturais, comunidades rurais e museus, entre outros. Nota-se aderência entre a educação patrimonial e os museus, os quais foram alvo desta pesquisa e que se caracterizam por serem instituições a serviço da sociedade por meio de ações de preservação, estudo, coleções de aparatos e divulgação. Ações destas instituições não visam fins lucrativos e no interior delas ocorrem, muitas das vezes, processos de educação não formal, atividades que se realizam fora do sistema formal de educação, o escolar. Esta dissertação propõe investigar como se materializam os papéis educativos de 4 (quatro) museus situados no município de Uberaba, Minas Gerais, Brasil. Para alcançar tal objetivo, busca descrever de forma densa os 4 (quatro) museus a partir do olhar da educação patrimonial. Os procedimentos metodológicos fundamentaram-se em uma revisão bibliográfica pertinente à temática, análise documental, observação dos espaços e uma entrevista semiestruturada individual com cada gestor das instituições pesquisadas. A partir deste levantamento e posteriores análisesforam construídostrês eixos de análise: (i) concepções de educação patrimonial, (ii) ações educacionais nos museus e (iii) papéis educacionais dos agentes dos museus. Foi possível identificar a estrutura e organização geral destes museus, qual a percepção dos gestores sobre a educação patrimonial e sua ocorrência nos espaços que gerem, as funções dos agentes educacionais e as ações educativas destes espaços. Os entrevistados, gestores dos museus consideram que as instituições/museus são espaços para os leigos se educarem e que é importante a adaptação da linguagem para visitas com públicos diferentes. Compreende-se haver disparidades entre os museus, sendo um deles mais adiante no processo de educação patrimonial e preocupado em ir além do que se encontra exposto, de modo a evidenciar também o seu entorno, enquanto outro está desestruturado em relação às visitas monitoradas. Dois gestores relevam a ausência de monitores nestes espaços, ponto que pode ser fundamental para as ações educativas nos museus. Nos outros dois museus, segundo seus gestores, ainda não há preparo para o processo de mediação da educação patrimonial, devido à falta de investimentos, funcionários e capacitação das equipes.Heritage education seeks preservation, conservation and cultural valorization and can be applied in various fields, including monuments, cultural manifestations, rural communities, museums and others. There is an adherence between heritage education and museums, which were the object of this research, characterized by being institutions at the service of society, through preservation actions, study, collections of apparatuses and dissemination. Actions of these institutions are not for profit and within them often occur non-formal education processes, activities that take place outside the formal education system, the school. This dissertation proposes to investigate the educational roles of four (4) museums located in the city of Uberaba, Minas Gerais, Brazil. Thus, has as its theme the heritage education and the museums. To achieve this goal, it seeks to densely describe the 4 (four) museums from the perspective of heritage education. The methodological procedures were based on a literature review pertinent to the theme, documentary analysis, observations and an individual semi-structured interview with each manager of each institution. From this survey and subsequent analyzes through three axes: (i) conception of heritage education, (ii) educational actions in the museums and (iii) educational roles of the museums agents. It was possible to identify the structure and general organization of these museums, as the perception of the managers on the heritage education and its occurrence in the spaces they manage, the functions of educational agents and the educational actions of these spaces. Interviewees consider that institutions/museums are spaces for lay people to educate themselves and that it is important to adapt the language for visits with different audiences. It is understood from the analyzes carried out that there were disparities between museums. A museum is further in the heritage education process and concerned to go beyond the superficial, to identify its surroundings, the other unstructured in relation to the visits monitored, the absence of monitors in these spaces, a point that may be fundamental for educational actions in museums. Other two museums managers are not yet prepared for the mediation process of heritage education, due to lack of investment, staff and training of them.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoOVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta35121012837http://lattes.cnpq.br/1037654075125918SILVA, Frederico Tristão Cruvinel2022-05-18T19:51:40Z2018-08-172022-05-18T19:51:40Z2018-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1138porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T18:50:51Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1138Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T18:50:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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