Identidades das professoras alfabetizadoras na formação continuada da rede municipal de Uberaba (MG): pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC 2012-2016)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1244 |
Resumo: | O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de cunho qualitativo, vinculada à Linha de Pesquisa “Formação de Professores e Cultura Digital”, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Está direcionada às professoras que atuam do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Tem-se como objetivo geral apreender como se (re) configuram as identidades docentes nos percursos metodológicos adotados pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o Pnaic. Especificamente, buscou-se discutir as políticas de formação continuada de professores no Brasil e em Uberaba (1970-2016), apresentar o panorama histórico de institucionalização do Pnaic e a sua operacionalização na Rede Municipal de Ensino de Uberaba (MG), realizar revisão bibliográfica sobre os conceitos de identidade e saberes docentes, bem como evidenciar os processos de constituição de identidades das professoras alfabetizadoras, cursistas, do Pnaic. Adotou-se como referencial teórico García (1991), Nóvoa (1992, 1995,2008), Dubar (1997, 2009), Ciampa (1998), Tardif (2002), André (2002), Minayo (2004), Pimenta (2005), Brzezinski (2008), Saviani (2009), Imbernón (2011), Hall (2011), Brzezinski e Garrido (2006), e Gatti (2009, 2010), entre outros. Sobre as políticas públicas de formação de professores, foram consultados vários documentos como a Lei de Diretrizes e Bases-LDB nº 9394-96, o Plano Nacional de Educação (2001 e 2014), o Plano Decenal Municipal de Educação do município de Uberaba-MG (2015-2024) e o Plano de Gestão da Educação Municipal da Rede Municipal de Ensino (2013 – 2016), de Uberaba-MG, assim como os documentos de apresentação e cadernos de formação do Programa Pnaic. Para a coleta de dados realizou-se uma entrevista semiestruturada com as 24 (vinte e quatro) professoras cursistas, e escolhida a técnica da triangulação de dados (MINAYO, 2004; BRISOLA e MARCONDES, 2014) para analisar os resultados. A pesquisa evidencia que as professoras alfabetizadoras constroem suas identidades a partir de elementos identitários, com grande interferência da interação social promovida pela formação continuada. Apreendi que a formação continuada oferecida pelo Governo Federal, com a participação dos estados e municípios objetivam uma formação de identidade padronizada para atender às demandas e exigências das avaliações de larga escala, que atualmente configuram-se no âmbito das políticas públicas educacionais. |
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Identidades das professoras alfabetizadoras na formação continuada da rede municipal de Uberaba (MG): pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC 2012-2016)Formação continuada de professores alfabetizadores.Identidade.PNAIC.Continuing education of literacy teachers.Identity.PNAIC.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho refere-se a uma pesquisa de cunho qualitativo, vinculada à Linha de Pesquisa “Formação de Professores e Cultura Digital”, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Está direcionada às professoras que atuam do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Tem-se como objetivo geral apreender como se (re) configuram as identidades docentes nos percursos metodológicos adotados pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o Pnaic. Especificamente, buscou-se discutir as políticas de formação continuada de professores no Brasil e em Uberaba (1970-2016), apresentar o panorama histórico de institucionalização do Pnaic e a sua operacionalização na Rede Municipal de Ensino de Uberaba (MG), realizar revisão bibliográfica sobre os conceitos de identidade e saberes docentes, bem como evidenciar os processos de constituição de identidades das professoras alfabetizadoras, cursistas, do Pnaic. Adotou-se como referencial teórico García (1991), Nóvoa (1992, 1995,2008), Dubar (1997, 2009), Ciampa (1998), Tardif (2002), André (2002), Minayo (2004), Pimenta (2005), Brzezinski (2008), Saviani (2009), Imbernón (2011), Hall (2011), Brzezinski e Garrido (2006), e Gatti (2009, 2010), entre outros. Sobre as políticas públicas de formação de professores, foram consultados vários documentos como a Lei de Diretrizes e Bases-LDB nº 9394-96, o Plano Nacional de Educação (2001 e 2014), o Plano Decenal Municipal de Educação do município de Uberaba-MG (2015-2024) e o Plano de Gestão da Educação Municipal da Rede Municipal de Ensino (2013 – 2016), de Uberaba-MG, assim como os documentos de apresentação e cadernos de formação do Programa Pnaic. Para a coleta de dados realizou-se uma entrevista semiestruturada com as 24 (vinte e quatro) professoras cursistas, e escolhida a técnica da triangulação de dados (MINAYO, 2004; BRISOLA e MARCONDES, 2014) para analisar os resultados. A pesquisa evidencia que as professoras alfabetizadoras constroem suas identidades a partir de elementos identitários, com grande interferência da interação social promovida pela formação continuada. Apreendi que a formação continuada oferecida pelo Governo Federal, com a participação dos estados e municípios objetivam uma formação de identidade padronizada para atender às demandas e exigências das avaliações de larga escala, que atualmente configuram-se no âmbito das políticas públicas educacionais.The present study refers to a qualitative research, linked to the Research Line "Training of Teachers and Digital Culture" from the Master Degree Program in Education of the Federal University of Triângulo Mineiro - UFTM. It is directed to teachers who work from the 1st to the 3rd year of Elementary School (Basic Education). The general objective of this study is to understand how teacher identities (re) configure in the methodological paths adopted by the National Pact for Literacy at the Right Age – Pnaic. Specifically, we sought to discuss the policies of continuing teacher education in Brazil and Uberaba (1970-2016), to present the historical panorama of the institutionalization of Pnaic and its operationalization in the Municipal Education Network of Uberaba (MG), to carry out a bibliographic review on the concepts of identity and teacher knowledge, as well as to give evidence to the processes of constitution of identities of the literacy teachers who are participants of Pnaic Program. The theoretical reference adopted was supported by García (1991), Nóvoa (1992, 1995, 2008), Dubar (1997, 2009), Ciampa (1998), Tardif (2002), André (2002), Minayo (2004), Pimenta (2005), Brzezinski (2008), Saviani (2009), Imbernón (2011), Hall (2011), Brzezinski and Garrido (2006), and Gatti (2009, 2010), among others. Regarding the public policies of teacher training, a number of documents were consulted, such as the Law of Directives and Basis for National Education – LDB nº 9394-96, the National Education Plan,( 2001 e 2014) the Decennial Municipal Education Plan of the municipality of Uberaba-MG, (2015 – 2014) and the Management Plan of the Municipal Education of the Municipal Network of Education (2013 -2016), de Uberaba-MG, as well as Pnaic Program presentation documents and training books. As for data collections, a semi-structured interview was conducted with 24 (twenty-four) female teachers, and the data triangulation technique (MINAYO, 2004; BRISOLA and MARCONDES, 2014) was chosen to analyze the results. The research evidences that literacy teachers build their identities from identity elements which have great interference from the social interaction promoted by the continuous formation. We have learned that continuous training provided by the Federal Government, with the participation of states and municipalities, aims at a standardized identity training to meet the demands and requirements of large-scale evaluations, which are currently configured within the scope of public educational policies.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBORGES, Maria Célia42262380600http://lattes.cnpq.br/5826866488560826TEIXEIRA, Andréa Beatriz Pereira Richitelli2022-06-28T13:18:07Z2018-02-282022-06-28T13:18:07Z2018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1244porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T18:53:49Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1244Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T18:53:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
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