Vídeos introdutórios sobre “redação de pedidos de patentes”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIDAL, Demian Oliver
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/957
Resumo: Devido à falta de pessoal e treinamento técnico específico sobre o tema “redação de pedidos de patentes”, os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) encontram dificuldade em desenvolver estes pedidos. A presente pesquisa propõe e a busca e análise de estatísticas oficiais relacionadas a qualidade dos pedidos, no que se refere à redação de patentes, bem como o desenvolvimento de vídeos técnicos introdutórios sobre os principais temas que envolvem este tipo de redação. Metodologicamente, após o estudo da legislação e literatura pertinente, passando pela organização do material encontrado, definiu-se uma estrutura básica de apresentação dos vídeos, em conjunto com regras gerais a serem utilizadas durante sua elaboração. Partiu-se então para construção detalhada dos slides e roteiros, edição dos efeitos visuais e sonoros, culminando na renderização dos vídeos. Paralelamente, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) forneceu estatísticas desagregadas, entre 2014 e 2017, que foram consolidadas e analisadas sob luz dos códigos de despacho. A interpretação das estatísticas, sugerem que o indeferimento do INPI, relacionado a falhas nas redações de pedido de patente, pode chegar a 42% do total de pedidos, quando excluídos a desistência homologada e arquivamentos, e considerados somente as concessões e indeferimentos. Quatro vídeos foram elaborados com os seguintes temas: Antes de Iniciar a Redação do Pedido de Patentes, Estrutura da Redação do Pedido de Patentes, Desenho na Redação do Pedido de Patentes e Reivindicações na Redação do Pedido de Patentes (Regras Gerais e Específicas). A série de vídeos sobre redação de pedido de patentes promove o aperfeiçoamento e sistematização do processo para elaboração destes pedidos, fornecendo aos profissionais envolvidos, sejam alunos, docentes, técnicos etc, por meio de uma mídia atualizada, conhecimentos básicos que certamente evitam erros comuns e, consequentemente, melhoram a qualidade da redação, bem como devido este conhecimento adquirido, a comunicação entre o redator e o inventor ocorre de modo mais prático e rápido.
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spelling Vídeos introdutórios sobre “redação de pedidos de patentes”Redação.Patentes.Vídeos.Patents.Drafting.Videos.Engenharia/Tecnologia/GestãoDevido à falta de pessoal e treinamento técnico específico sobre o tema “redação de pedidos de patentes”, os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) encontram dificuldade em desenvolver estes pedidos. A presente pesquisa propõe e a busca e análise de estatísticas oficiais relacionadas a qualidade dos pedidos, no que se refere à redação de patentes, bem como o desenvolvimento de vídeos técnicos introdutórios sobre os principais temas que envolvem este tipo de redação. Metodologicamente, após o estudo da legislação e literatura pertinente, passando pela organização do material encontrado, definiu-se uma estrutura básica de apresentação dos vídeos, em conjunto com regras gerais a serem utilizadas durante sua elaboração. Partiu-se então para construção detalhada dos slides e roteiros, edição dos efeitos visuais e sonoros, culminando na renderização dos vídeos. Paralelamente, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) forneceu estatísticas desagregadas, entre 2014 e 2017, que foram consolidadas e analisadas sob luz dos códigos de despacho. A interpretação das estatísticas, sugerem que o indeferimento do INPI, relacionado a falhas nas redações de pedido de patente, pode chegar a 42% do total de pedidos, quando excluídos a desistência homologada e arquivamentos, e considerados somente as concessões e indeferimentos. Quatro vídeos foram elaborados com os seguintes temas: Antes de Iniciar a Redação do Pedido de Patentes, Estrutura da Redação do Pedido de Patentes, Desenho na Redação do Pedido de Patentes e Reivindicações na Redação do Pedido de Patentes (Regras Gerais e Específicas). A série de vídeos sobre redação de pedido de patentes promove o aperfeiçoamento e sistematização do processo para elaboração destes pedidos, fornecendo aos profissionais envolvidos, sejam alunos, docentes, técnicos etc, por meio de uma mídia atualizada, conhecimentos básicos que certamente evitam erros comuns e, consequentemente, melhoram a qualidade da redação, bem como devido este conhecimento adquirido, a comunicação entre o redator e o inventor ocorre de modo mais prático e rápido.Due to the lack of staff and specific technical “patent drafting” training for, University Patent Offices (Núcleos de Inovação Tecnológica – NIT) have found some difficulty to develop these skills. This study proposes the investigation and analysis of official statistics related to patent drafting, as well as the development of introductory videos on the main topics involved in this type of writing. Methodologically, after the study of the relevant legislation and literature, passing through the document’s organization, a basic structure for videos was defined, together with general rules to be used during their filming. Subsequently, detailed construction of the slides and scripts, editing of visual and sound effects, was performed, culminating in the rendering of the videos. At the same time, The Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) provided disaggregated statistics between 2014 and 2017, which were consolidated and analysed based on the dispatch codes. Statistical interpretation suggests that claim rejection by the INPI, was related to failures in patent drafting, up to 42% of total applications, considering only concessions and rejections (when withdrawal and filing are excluded). Four videos were produced with the following themes: Before Starting Patent Drafting, Patent Drafting Structure, Patent Drafting Design and Patent Drafting Claims (General and Specific Rules). The patent drafting video series promotes the refinement and systematization of the writing process, providing for professionals involved, whether students, teachers, technicians, etc., through updated media, basic knowledge that helps avoid common mistakes and consequently improves writing quality. As a result, due to this acquired knowledge, communication between the editor and the inventor occurs more conveniently and quickly.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação TecnológicaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Inovação TecnológicaMALPASS, Ana Claudia Granato24699866808http://lattes.cnpq.br/0584086832551726VIDAL, Demian Oliver2020-02-11T20:21:22Z2019-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfVIDAL, Demian Oliver. Vídeos introdutórios sobre “redação de pedidos de patentes”.. 2019. 113f. Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/957porANDRADE, Sibelle de. Patentes: Quantidade, qualidade e oportunismo. Notícias. 2017. Disponível em: <http://www.glpi.com.br/noticias-publicacoes/clipping-de-pi/patentes/patentes-quantidade-qualidade-e-oportunismo/5516>. Acesso em: 20 de abril de 2018. BARBOSA, Cláudio R. Propriedade intelectual. In:______. Propriedade intelectual: introdução a propriedade intelectual como informação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. cap. 2, p. 7-111. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Senado Federal, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 20 de julho de 2018. BRASIL. Lei n. 10.973, de 2 de dezembro de 2004. 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