Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/938 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo propor atividades utilizando a Historia da Matematica como recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem de Funções, conteúdo proposto a ser ensinado na Educação Básica e que se torna a base para o ensino do Cálculo Diferencial e Integral. Desejamos que o aluno ao se aproximar do conhecimento da História da Matemática, compreenda que a Matemática foi e ainda e uma ciência em construção, e assim tenha condição de ter um olhar crítico nos processos de formalização dos conceitos e das práticas matematicas. O trabalho foi desenvolvido em forma de pesquisa bibliografica, onde analisamos, artigos e dissertações de autores que especificaram seus trabalhos no ensino de funções, bem como obras originais digitalizadas e disponibilizadas em sites oficiais. Trabalhamos com o livro da autora Tatiana Roque, Historia da Matematica - Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas - ferramenta util para a pesquisa desenvolvida e alcance do objetivo proposto. Relacionamos História da Matemática e Função com atividades propostas para a sala de aula, em específico para o nono ano do Ensino Fundamental da Educação Básica. |
id |
UFTM_bc1d60b2b31347a539afb2216cdc5a8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/938 |
network_acronym_str |
UFTM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógicoHistória da matemática.Recurso pedagógico.Funções.Functions.History of mathematics.Pedagogical resource.MatemáticaEste trabalho tem como objetivo propor atividades utilizando a Historia da Matematica como recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem de Funções, conteúdo proposto a ser ensinado na Educação Básica e que se torna a base para o ensino do Cálculo Diferencial e Integral. Desejamos que o aluno ao se aproximar do conhecimento da História da Matemática, compreenda que a Matemática foi e ainda e uma ciência em construção, e assim tenha condição de ter um olhar crítico nos processos de formalização dos conceitos e das práticas matematicas. O trabalho foi desenvolvido em forma de pesquisa bibliografica, onde analisamos, artigos e dissertações de autores que especificaram seus trabalhos no ensino de funções, bem como obras originais digitalizadas e disponibilizadas em sites oficiais. Trabalhamos com o livro da autora Tatiana Roque, Historia da Matematica - Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas - ferramenta util para a pesquisa desenvolvida e alcance do objetivo proposto. Relacionamos História da Matemática e Função com atividades propostas para a sala de aula, em específico para o nono ano do Ensino Fundamental da Educação Básica.This work aims to propose activities using the History of Mathematics as a pedagogical resource for the teaching and learning of Functions, proposed content to be taught in Basic Education and which becomes the basis for the teaching of Di erential and Integral Calculus. We hope that the student, when approaching the knowledge of the History of Mathematics, understands that Mathematics is a science under construction, and thus has the condition to have a critical look at the processes of formalization of mathematical concepts and practices. The work was developed in the form of a bibliographical research, where we analyzed articles and dissertations of authors who speci ed their works in the teaching of functions, as well as original digitized works and made available on official websites. We work with the book by the author Tatiana Roque, Historia da Matematica - Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas, a useful tool for the research developed and reaching the proposed objective. We relate History of Mathematics and Function, with activities proposed for the classroom, in speci c to the ninth year of Basic Education of Basic Education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em MatemáticaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalMARTINES, Mônica de Cássia Siqueira27223568801http://lattes.cnpq.br/6625047361725116BARBOZA, Maria Teresa Costa2020-01-16T17:27:44Z2019-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfBARBOZA, Maria Teresa Costa. Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico. 2019. 68f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/938porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2020-01-17T04:00:18Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2020-01-17T04:00:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico |
title |
Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico |
spellingShingle |
Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico BARBOZA, Maria Teresa Costa História da matemática. Recurso pedagógico. Funções. Functions. History of mathematics. Pedagogical resource. Matemática |
title_short |
Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico |
title_full |
Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico |
title_fullStr |
Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico |
title_sort |
Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico |
author |
BARBOZA, Maria Teresa Costa |
author_facet |
BARBOZA, Maria Teresa Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MARTINES, Mônica de Cássia Siqueira 27223568801 http://lattes.cnpq.br/6625047361725116 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARBOZA, Maria Teresa Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da matemática. Recurso pedagógico. Funções. Functions. History of mathematics. Pedagogical resource. Matemática |
topic |
História da matemática. Recurso pedagógico. Funções. Functions. History of mathematics. Pedagogical resource. Matemática |
description |
Este trabalho tem como objetivo propor atividades utilizando a Historia da Matematica como recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem de Funções, conteúdo proposto a ser ensinado na Educação Básica e que se torna a base para o ensino do Cálculo Diferencial e Integral. Desejamos que o aluno ao se aproximar do conhecimento da História da Matemática, compreenda que a Matemática foi e ainda e uma ciência em construção, e assim tenha condição de ter um olhar crítico nos processos de formalização dos conceitos e das práticas matematicas. O trabalho foi desenvolvido em forma de pesquisa bibliografica, onde analisamos, artigos e dissertações de autores que especificaram seus trabalhos no ensino de funções, bem como obras originais digitalizadas e disponibilizadas em sites oficiais. Trabalhamos com o livro da autora Tatiana Roque, Historia da Matematica - Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas - ferramenta util para a pesquisa desenvolvida e alcance do objetivo proposto. Relacionamos História da Matemática e Função com atividades propostas para a sala de aula, em específico para o nono ano do Ensino Fundamental da Educação Básica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-30 2020-01-16T17:27:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOZA, Maria Teresa Costa. Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico. 2019. 68f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 . http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/938 |
identifier_str_mv |
BARBOZA, Maria Teresa Costa. Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico. 2019. 68f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 . |
url |
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática Brasil UFTM Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática Brasil UFTM Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) instacron:UFTM |
instname_str |
Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
instacron_str |
UFTM |
institution |
UFTM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br |
_version_ |
1813013331415400448 |