A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20824
Resumo: A história da matemática como recurso pedagógico contribui para o desenvolvi- mento de uma aprendizagem significativa e contextualiza dos saberes matemático dentro de um determinado período ou época. O processo de ensino aprendizagem é favorecido pela investigação de problemas e situações que mostram para o aluno a matemática como resultado de uma produção humana. Nosso trabalho investigou sobre o uso da história da matemática no processo de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais da rede pública da cidade de Santa Cruz no Rio Grande do Norte. Nossa pesquisa buscou investigar de que modo esse recurso vem ou não sendo uti- lizado dentro do contexto escolar. Percebemos por meio da pesquisa realizada que os professores utilizam a história da matemática como recurso, mas ainda há uma falta de conhecimento sobre a mesma.
id UFCG_aa57e6ca06f26294a815611e77f24fb0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/20824
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN.The history of mathematics as a pedagogical resource: a conception of public school mathematics teachers in Santa Cruz - RN.La historia de las matemáticas como recurso pedagógico: una concepción de los profesores de matemáticas en la red pública de Santa Cruz - RN.História da matemáticaMatemática - ensino e aprendizagemMatemática - recurso pedagógicoEducação matemáticaHistory of mathematicsMathematics - teaching and learningMathematics - pedagogical resourceMath educationMatemáticaA história da matemática como recurso pedagógico contribui para o desenvolvi- mento de uma aprendizagem significativa e contextualiza dos saberes matemático dentro de um determinado período ou época. O processo de ensino aprendizagem é favorecido pela investigação de problemas e situações que mostram para o aluno a matemática como resultado de uma produção humana. Nosso trabalho investigou sobre o uso da história da matemática no processo de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais da rede pública da cidade de Santa Cruz no Rio Grande do Norte. Nossa pesquisa buscou investigar de que modo esse recurso vem ou não sendo uti- lizado dentro do contexto escolar. Percebemos por meio da pesquisa realizada que os professores utilizam a história da matemática como recurso, mas ainda há uma falta de conhecimento sobre a mesma.The history of mathematics as a pedagogical resource contributes to the development of ment of meaningful learning and contextualizes mathematical knowledge. within a certain period or season. The teaching learning process is favored by the investigation of problems and situations that show the student the mathematics as a result of human production. Our work investigated on the use of the history of mathematics in the teaching and learning process in state public schools in the city of Santa Cruz in Rio Grande do Norte. Our research sought to investigate how this feature is being used or not. carried out within the school context. We realized through the research carried out that teachers use the history of mathematics as a resource, but there is still a lack of knowledge about it.La historia de las matemáticas como recurso pedagógico contribuye al desarrollo de ment del aprendizaje significativo y contextualiza el conocimiento matemático. dentro de un cierto período o temporada. El proceso de enseñanza aprendizaje es favorecido por la investigación de problemas y situaciones que muestran al alumno la las matemáticas como resultado de la producción humana. Nuestro trabajo investigado sobre el uso de la historia de las matemáticas en el proceso de enseñanza y aprendizaje en escuelas públicas estatales en la ciudad de Santa Cruz en Rio Grande do Norte. Nuestra investigación buscó investigar cómo se usa o no esta función. llevada a cabo en el contexto escolar. A través de la investigación realizada nos dimos cuenta de que los profesores utilizan la historia de las matemáticas como recurso, pero todavía hay una falta de conocimiento al respecto.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSOUZA, Glageane da Silva.SOUZA, Glageane da SilvaSouza, Glageane Da SilvaSouza, Glageane S.http://lattes.cnpq.br/3393468945301497COSTA, Nayara Tatianna Santos da.COSTA, Nayara Tatianna Santos daSANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNAhttp://lattes.cnpq.br/7350830233040297MEIRA, Iranete de Araujo.MEIRA, Iranete de Araujohttp://lattes.cnpq.br/4060982292902975ANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de.2014-08-262021-08-25T15:35:07Z2021-08-252021-08-25T15:35:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20824ANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de. A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN. 2014. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-14T17:14:20Zoai:localhost:riufcg/20824Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-14T17:14:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN.
The history of mathematics as a pedagogical resource: a conception of public school mathematics teachers in Santa Cruz - RN.
La historia de las matemáticas como recurso pedagógico: una concepción de los profesores de matemáticas en la red pública de Santa Cruz - RN.
title A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN.
spellingShingle A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN.
ANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de.
História da matemática
Matemática - ensino e aprendizagem
Matemática - recurso pedagógico
Educação matemática
History of mathematics
Mathematics - teaching and learning
Mathematics - pedagogical resource
Math education
Matemática
title_short A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN.
title_full A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN.
title_fullStr A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN.
title_full_unstemmed A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN.
title_sort A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN.
author ANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de.
author_facet ANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUZA, Glageane da Silva.
SOUZA, Glageane da Silva
Souza, Glageane Da Silva
Souza, Glageane S.
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497
COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
COSTA, Nayara Tatianna Santos da
SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA
http://lattes.cnpq.br/7350830233040297
MEIRA, Iranete de Araujo.
MEIRA, Iranete de Araujo
http://lattes.cnpq.br/4060982292902975
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de.
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática
Matemática - ensino e aprendizagem
Matemática - recurso pedagógico
Educação matemática
History of mathematics
Mathematics - teaching and learning
Mathematics - pedagogical resource
Math education
Matemática
topic História da matemática
Matemática - ensino e aprendizagem
Matemática - recurso pedagógico
Educação matemática
History of mathematics
Mathematics - teaching and learning
Mathematics - pedagogical resource
Math education
Matemática
description A história da matemática como recurso pedagógico contribui para o desenvolvi- mento de uma aprendizagem significativa e contextualiza dos saberes matemático dentro de um determinado período ou época. O processo de ensino aprendizagem é favorecido pela investigação de problemas e situações que mostram para o aluno a matemática como resultado de uma produção humana. Nosso trabalho investigou sobre o uso da história da matemática no processo de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais da rede pública da cidade de Santa Cruz no Rio Grande do Norte. Nossa pesquisa buscou investigar de que modo esse recurso vem ou não sendo uti- lizado dentro do contexto escolar. Percebemos por meio da pesquisa realizada que os professores utilizam a história da matemática como recurso, mas ainda há uma falta de conhecimento sobre a mesma.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-26
2021-08-25T15:35:07Z
2021-08-25
2021-08-25T15:35:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20824
ANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de. A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN. 2014. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20824
identifier_str_mv ANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de. A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN. 2014. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744506453491712