A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20824 |
Resumo: | A história da matemática como recurso pedagógico contribui para o desenvolvi- mento de uma aprendizagem significativa e contextualiza dos saberes matemático dentro de um determinado período ou época. O processo de ensino aprendizagem é favorecido pela investigação de problemas e situações que mostram para o aluno a matemática como resultado de uma produção humana. Nosso trabalho investigou sobre o uso da história da matemática no processo de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais da rede pública da cidade de Santa Cruz no Rio Grande do Norte. Nossa pesquisa buscou investigar de que modo esse recurso vem ou não sendo uti- lizado dentro do contexto escolar. Percebemos por meio da pesquisa realizada que os professores utilizam a história da matemática como recurso, mas ainda há uma falta de conhecimento sobre a mesma. |
id |
UFCG_aa57e6ca06f26294a815611e77f24fb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/20824 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN.The history of mathematics as a pedagogical resource: a conception of public school mathematics teachers in Santa Cruz - RN.La historia de las matemáticas como recurso pedagógico: una concepción de los profesores de matemáticas en la red pública de Santa Cruz - RN.História da matemáticaMatemática - ensino e aprendizagemMatemática - recurso pedagógicoEducação matemáticaHistory of mathematicsMathematics - teaching and learningMathematics - pedagogical resourceMath educationMatemáticaA história da matemática como recurso pedagógico contribui para o desenvolvi- mento de uma aprendizagem significativa e contextualiza dos saberes matemático dentro de um determinado período ou época. O processo de ensino aprendizagem é favorecido pela investigação de problemas e situações que mostram para o aluno a matemática como resultado de uma produção humana. Nosso trabalho investigou sobre o uso da história da matemática no processo de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais da rede pública da cidade de Santa Cruz no Rio Grande do Norte. Nossa pesquisa buscou investigar de que modo esse recurso vem ou não sendo uti- lizado dentro do contexto escolar. Percebemos por meio da pesquisa realizada que os professores utilizam a história da matemática como recurso, mas ainda há uma falta de conhecimento sobre a mesma.The history of mathematics as a pedagogical resource contributes to the development of ment of meaningful learning and contextualizes mathematical knowledge. within a certain period or season. The teaching learning process is favored by the investigation of problems and situations that show the student the mathematics as a result of human production. Our work investigated on the use of the history of mathematics in the teaching and learning process in state public schools in the city of Santa Cruz in Rio Grande do Norte. Our research sought to investigate how this feature is being used or not. carried out within the school context. We realized through the research carried out that teachers use the history of mathematics as a resource, but there is still a lack of knowledge about it.La historia de las matemáticas como recurso pedagógico contribuye al desarrollo de ment del aprendizaje significativo y contextualiza el conocimiento matemático. dentro de un cierto período o temporada. El proceso de enseñanza aprendizaje es favorecido por la investigación de problemas y situaciones que muestran al alumno la las matemáticas como resultado de la producción humana. Nuestro trabajo investigado sobre el uso de la historia de las matemáticas en el proceso de enseñanza y aprendizaje en escuelas públicas estatales en la ciudad de Santa Cruz en Rio Grande do Norte. Nuestra investigación buscó investigar cómo se usa o no esta función. llevada a cabo en el contexto escolar. A través de la investigación realizada nos dimos cuenta de que los profesores utilizan la historia de las matemáticas como recurso, pero todavía hay una falta de conocimiento al respecto.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSOUZA, Glageane da Silva.SOUZA, Glageane da SilvaSouza, Glageane Da SilvaSouza, Glageane S.http://lattes.cnpq.br/3393468945301497COSTA, Nayara Tatianna Santos da.COSTA, Nayara Tatianna Santos daSANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNAhttp://lattes.cnpq.br/7350830233040297MEIRA, Iranete de Araujo.MEIRA, Iranete de Araujohttp://lattes.cnpq.br/4060982292902975ANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de.2014-08-262021-08-25T15:35:07Z2021-08-252021-08-25T15:35:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20824ANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de. A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN. 2014. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-14T17:14:20Zoai:localhost:riufcg/20824Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-14T17:14:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN. The history of mathematics as a pedagogical resource: a conception of public school mathematics teachers in Santa Cruz - RN. La historia de las matemáticas como recurso pedagógico: una concepción de los profesores de matemáticas en la red pública de Santa Cruz - RN. |
title |
A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN. |
spellingShingle |
A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN. ANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de. História da matemática Matemática - ensino e aprendizagem Matemática - recurso pedagógico Educação matemática History of mathematics Mathematics - teaching and learning Mathematics - pedagogical resource Math education Matemática |
title_short |
A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN. |
title_full |
A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN. |
title_fullStr |
A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN. |
title_full_unstemmed |
A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN. |
title_sort |
A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN. |
author |
ANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de. |
author_facet |
ANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUZA, Glageane da Silva. SOUZA, Glageane da Silva Souza, Glageane Da Silva Souza, Glageane S. http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 COSTA, Nayara Tatianna Santos da. COSTA, Nayara Tatianna Santos da SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 MEIRA, Iranete de Araujo. MEIRA, Iranete de Araujo http://lattes.cnpq.br/4060982292902975 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da matemática Matemática - ensino e aprendizagem Matemática - recurso pedagógico Educação matemática History of mathematics Mathematics - teaching and learning Mathematics - pedagogical resource Math education Matemática |
topic |
História da matemática Matemática - ensino e aprendizagem Matemática - recurso pedagógico Educação matemática History of mathematics Mathematics - teaching and learning Mathematics - pedagogical resource Math education Matemática |
description |
A história da matemática como recurso pedagógico contribui para o desenvolvi- mento de uma aprendizagem significativa e contextualiza dos saberes matemático dentro de um determinado período ou época. O processo de ensino aprendizagem é favorecido pela investigação de problemas e situações que mostram para o aluno a matemática como resultado de uma produção humana. Nosso trabalho investigou sobre o uso da história da matemática no processo de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais da rede pública da cidade de Santa Cruz no Rio Grande do Norte. Nossa pesquisa buscou investigar de que modo esse recurso vem ou não sendo uti- lizado dentro do contexto escolar. Percebemos por meio da pesquisa realizada que os professores utilizam a história da matemática como recurso, mas ainda há uma falta de conhecimento sobre a mesma. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-26 2021-08-25T15:35:07Z 2021-08-25 2021-08-25T15:35:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20824 ANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de. A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN. 2014. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20824 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Jéssica Lohrany Ivo de. A história da matemática como recurso padagógico: uma concepção dos professores de matemática da rede pública de Santa Cruz - RN. 2014. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744506453491712 |