Da Internet para a sala de aula: as percepções de professores em formação inicial sobre o internetês
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1106 |
Resumo: | Ciente das transformações que a língua sofre a depender do contexto sócio-histórico e dos usos que os falantes fazem dela, e, em consonância com as influências da cultura digital contemporânea em todos os campos da ação humana, esse estudo investiga as percepções professores em processo de formação inicial sobre as práticas linguísticas dos alunos, especialmente aquelas materializadas na escrita escolar quando esta apresenta características do internetês. Tomamos por internetês a variante escrita da língua advinda das práticas sociocomunicativas em contextos digitais de comunicação, como as conversações em chats nas redes sociais digitais, cuja particularidade mostra-se em características como abreviações de palavras, supressão de letras por motivações fonéticas e fonológicas, inserção de símbolos e caracteres imagéticos, além de processos mais complexos na construção textual, como transmutações do processo de referenciação e coesão textual. Nosso objetivo geral foi investigar como futuros docentes percebem essas práticas linguísticas e suas influências na escrita escolar de seus alunos. Para alcançar tal objetivo discutimos junto à professores em formação inicial dos cursos de Licenciatura em Física e em Química se e como o internetês está presente na escola, e suas consequências na escrita escolar. E então, a partir dessas discussões, analisamos as percepções de professores em formação inicial sobre o internetês na escrita escolar. Pertinente ao campo científico de formação de professores, esta pesquisa justifica-se em necessidade acadêmica, pois, investigando as mudanças da língua na cultura digital e como o professorado percebe essas mudanças, é possível contribuir com uma transformação do pensamento docente, que considere o ensino escolar de língua em uma visão mais includente, diante das variações linguísticas advindas da cultura digital. Os participantes da pesquisa são professores em processo de formação inicial, e, suas narrativas foram colhidas em grupos focais. Analisamos os dados qualitativos vindos dos grupos focais pela perspectiva da análise temática proposta por Fontoura (2011), somada as contribuições dos olhares que integram nosso quadro teórico: Marcuschi (1997), Bagno (2011), Marcelo (2009), Possenti (1996), Prensky (2001) e outros estudiosos mais, cujo enfoque teórico vai ao encontro da premissa de língua como prática social. Adicionalmente à análise de dados por tematização, contamos com o uso do software IRaMuTeQ, um software de análise textual de corpus linguísticos. A partir da análise das narrativas dos professores em formação, foi possível perceber que entre os participantes da pesquisa, há, tanto aqueles que percebem o internetês na sala de aula em uma perspectiva negativa, como também há aqueles que o tem como um dialeto vindo da internet com influências positivas no ambiente escolar. Consideramos que, para ampliar as discussões sobre o tema, é preciso incentivar a produção acadêmica sobre o internetês associado à educação, conferindo-lhe relevância científica, bem como investir nos espaços de formação de professores a fim de formar docentes capacitados para lidar pedagogicamente com o fenômeno linguístico intrínseco à cultura digital que chegou às escolas. |
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Da Internet para a sala de aula: as percepções de professores em formação inicial sobre o internetêsCultura digital.Linguagem na Internet.Formação de professores.Digital culture.Internet language.Teacher education.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCiente das transformações que a língua sofre a depender do contexto sócio-histórico e dos usos que os falantes fazem dela, e, em consonância com as influências da cultura digital contemporânea em todos os campos da ação humana, esse estudo investiga as percepções professores em processo de formação inicial sobre as práticas linguísticas dos alunos, especialmente aquelas materializadas na escrita escolar quando esta apresenta características do internetês. Tomamos por internetês a variante escrita da língua advinda das práticas sociocomunicativas em contextos digitais de comunicação, como as conversações em chats nas redes sociais digitais, cuja particularidade mostra-se em características como abreviações de palavras, supressão de letras por motivações fonéticas e fonológicas, inserção de símbolos e caracteres imagéticos, além de processos mais complexos na construção textual, como transmutações do processo de referenciação e coesão textual. Nosso objetivo geral foi investigar como futuros docentes percebem essas práticas linguísticas e suas influências na escrita escolar de seus alunos. Para alcançar tal objetivo discutimos junto à professores em formação inicial dos cursos de Licenciatura em Física e em Química se e como o internetês está presente na escola, e suas consequências na escrita escolar. E então, a partir dessas discussões, analisamos as percepções de professores em formação inicial sobre o internetês na escrita escolar. Pertinente ao campo científico de formação de professores, esta pesquisa justifica-se em necessidade acadêmica, pois, investigando as mudanças da língua na cultura digital e como o professorado percebe essas mudanças, é possível contribuir com uma transformação do pensamento docente, que considere o ensino escolar de língua em uma visão mais includente, diante das variações linguísticas advindas da cultura digital. Os participantes da pesquisa são professores em processo de formação inicial, e, suas narrativas foram colhidas em grupos focais. Analisamos os dados qualitativos vindos dos grupos focais pela perspectiva da análise temática proposta por Fontoura (2011), somada as contribuições dos olhares que integram nosso quadro teórico: Marcuschi (1997), Bagno (2011), Marcelo (2009), Possenti (1996), Prensky (2001) e outros estudiosos mais, cujo enfoque teórico vai ao encontro da premissa de língua como prática social. Adicionalmente à análise de dados por tematização, contamos com o uso do software IRaMuTeQ, um software de análise textual de corpus linguísticos. A partir da análise das narrativas dos professores em formação, foi possível perceber que entre os participantes da pesquisa, há, tanto aqueles que percebem o internetês na sala de aula em uma perspectiva negativa, como também há aqueles que o tem como um dialeto vindo da internet com influências positivas no ambiente escolar. Consideramos que, para ampliar as discussões sobre o tema, é preciso incentivar a produção acadêmica sobre o internetês associado à educação, conferindo-lhe relevância científica, bem como investir nos espaços de formação de professores a fim de formar docentes capacitados para lidar pedagogicamente com o fenômeno linguístico intrínseco à cultura digital que chegou às escolas.This paper investigates the perceptions of teachers in initial training process on students' linguistic practices influenced by the digital culture and the netspeaking characteristics, considering the language transformations in the socio-historical context and uses that speakers make of the language. By netspeaking we mean the written variant of the language which is the result of socio-communicative practices in digital communication contexts, such as conversations in chats on digital social networks, with its own characteristics such as word abbreviations, suppression of letters because of phonetic and phonological motivations, insertion of symbols and visual characters, as well as more complex processes in textual construction such as transformations in the textual cohesion process. Our main goal was to investigate how future teachers perceive these linguistic practices influenced by the netspeaking and their influences on the students' school writing. To achieve this goal, we discussed with Physics and Chemistry teachers in initial training process if and how the netspeaking is present at school, and their consequences in students’ writing. And then, from these discussions, we analyzed the perceptions of teachers in initial training process on the netspeaking in students’ writing. Relevant to the scientific field of teachers training, this research is justified in academic need because investigating language changes in digital culture and how the teachers perceive these changes, it is possible to contribute to a transformation of teaching thinking, considering the way language is taught in school in a more inclusive view. The research participants are teachers in the process of initial training, and their narratives were collected in focus groups. We analyzed the qualitative data from the focus groups from the perspective of the análise temática proposed by Fontoura (2011), adding the theoretical contributions of Marcuschi (1997), Bagno (2011), Marcelo (2009), Possenti (1996), Prensky (2001) and other scholars, whose theoretical focus meets the premise of language as a social practice. In addition to the análise temática, we used a software called IRaMuTeQ, which works with textual analysis of linguistic corpus. Finishing the analysis of the teachers in training process’ narratives it was possible to perceive that among the research participants, there are, both those who perceive the use of the netspeaking in the classroom in a negative perspective, as well as those who see this dialect coming from the internet with positive influences in the school environment. We consider that it is necessary enlarge the discussions on the theme encouraging academic production on the netspeaking associated to education, giving it scientific relevance, as well as investing in teacher training ways to qualify teachers to deal pedagogically with this linguistic phenomenon which arrived to schools.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLINHARES, Martha Maria Prata29625289100http://lattes.cnpq.br/2261656066135090BOTELHO, Daniele Campos2022-05-09T18:34:09Z2021-04-302022-05-09T18:34:09Z2021-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1106porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T17:49:31Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1106Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T17:49:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
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