Da internet para a sala de aula: percepções de professores em formação inicial em química e física sobre o internetês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Daniele Campos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Prata-Linhares, Martha Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10750
Resumo: Este trabalho buscou conhecer como professores em formação inicial nos cursos de licenciatura em Química e em Física percebem as práticas linguísticas de seus alunos, especialmente aquelas materializadas na escrita escolar, quando estas apresentam características dos contextos digitais de comunicação, configurando o dialeto  internetês. Tomamos por internetês a variante escrita da língua advinda das práticas sociocomunicativas em contextos digitais cuja particularidade mostra-se em características como abreviações de palavras, supressão de letras por motivações fonéticas e inserção de símbolos e caracteres imagéticos. O objetivo geral foi investigar como os futuros docentes percebem essas práticas linguísticas e suas influências na escrita escolar de seus alunos. Para alcançar tal objetivo foram elaborados grupos focais como espaço de discussão do tema, e, junto aos professores em formação inicial pesquisados, discutiu-se se e como o internetês está presente na escola, e suas consequências na escrita escolar. Durante a realização da pesquisa fomos surpreendidos pela pandemia do covid-19 e seus desdobramentos, como, no campo educacional, o ensino remoto, o que culminou na presença do internetês ainda mais marcantemente nas práticas linguísticas dos alunos. Os dados qualitativos foram apreciados pela perspectiva da análise temática, somada as contribuições dos olhares que integram nosso quadro teórico, cujo enfoque vai ao encontro da premissa da língua como prática social. A partir da análise das narrativas dos professores em formação, foi possível perceber que entre os participantes da pesquisa, há tanto aqueles que percebem o internetês na sala de aula em uma perspectiva negativa, como também há aqueles que o tem como um dialeto com influências positivas no ambiente escolar. Consideramos que, para ampliar as discussões sobre o tema, é preciso investir nos espaços de formação de professores a fim de formar docentes que lidem pedagogicamente com o fenômeno linguístico intrínseco à cultura digital que chegou às escolas.
id UNILASALLE-2_f618e86b0fe0b3356b5981f5da49065c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10750
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Da internet para a sala de aula: percepções de professores em formação inicial em química e física sobre o internetêsCultura DigitalLinguagem na InternetFormação de ProfessoresEste trabalho buscou conhecer como professores em formação inicial nos cursos de licenciatura em Química e em Física percebem as práticas linguísticas de seus alunos, especialmente aquelas materializadas na escrita escolar, quando estas apresentam características dos contextos digitais de comunicação, configurando o dialeto  internetês. Tomamos por internetês a variante escrita da língua advinda das práticas sociocomunicativas em contextos digitais cuja particularidade mostra-se em características como abreviações de palavras, supressão de letras por motivações fonéticas e inserção de símbolos e caracteres imagéticos. O objetivo geral foi investigar como os futuros docentes percebem essas práticas linguísticas e suas influências na escrita escolar de seus alunos. Para alcançar tal objetivo foram elaborados grupos focais como espaço de discussão do tema, e, junto aos professores em formação inicial pesquisados, discutiu-se se e como o internetês está presente na escola, e suas consequências na escrita escolar. Durante a realização da pesquisa fomos surpreendidos pela pandemia do covid-19 e seus desdobramentos, como, no campo educacional, o ensino remoto, o que culminou na presença do internetês ainda mais marcantemente nas práticas linguísticas dos alunos. Os dados qualitativos foram apreciados pela perspectiva da análise temática, somada as contribuições dos olhares que integram nosso quadro teórico, cujo enfoque vai ao encontro da premissa da língua como prática social. A partir da análise das narrativas dos professores em formação, foi possível perceber que entre os participantes da pesquisa, há tanto aqueles que percebem o internetês na sala de aula em uma perspectiva negativa, como também há aqueles que o tem como um dialeto com influências positivas no ambiente escolar. Consideramos que, para ampliar as discussões sobre o tema, é preciso investir nos espaços de formação de professores a fim de formar docentes que lidem pedagogicamente com o fenômeno linguístico intrínseco à cultura digital que chegou às escolas.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1075010.18316/recc.v28i2.10750Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 2 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10750/4233Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessBotelho, Daniele CamposPrata-Linhares, Martha Maria2023-10-20T14:22:46Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10750Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-20T14:22:46Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Da internet para a sala de aula: percepções de professores em formação inicial em química e física sobre o internetês
title Da internet para a sala de aula: percepções de professores em formação inicial em química e física sobre o internetês
spellingShingle Da internet para a sala de aula: percepções de professores em formação inicial em química e física sobre o internetês
Botelho, Daniele Campos
Cultura Digital
Linguagem na Internet
Formação de Professores
title_short Da internet para a sala de aula: percepções de professores em formação inicial em química e física sobre o internetês
title_full Da internet para a sala de aula: percepções de professores em formação inicial em química e física sobre o internetês
title_fullStr Da internet para a sala de aula: percepções de professores em formação inicial em química e física sobre o internetês
title_full_unstemmed Da internet para a sala de aula: percepções de professores em formação inicial em química e física sobre o internetês
title_sort Da internet para a sala de aula: percepções de professores em formação inicial em química e física sobre o internetês
author Botelho, Daniele Campos
author_facet Botelho, Daniele Campos
Prata-Linhares, Martha Maria
author_role author
author2 Prata-Linhares, Martha Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Botelho, Daniele Campos
Prata-Linhares, Martha Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Digital
Linguagem na Internet
Formação de Professores
topic Cultura Digital
Linguagem na Internet
Formação de Professores
description Este trabalho buscou conhecer como professores em formação inicial nos cursos de licenciatura em Química e em Física percebem as práticas linguísticas de seus alunos, especialmente aquelas materializadas na escrita escolar, quando estas apresentam características dos contextos digitais de comunicação, configurando o dialeto  internetês. Tomamos por internetês a variante escrita da língua advinda das práticas sociocomunicativas em contextos digitais cuja particularidade mostra-se em características como abreviações de palavras, supressão de letras por motivações fonéticas e inserção de símbolos e caracteres imagéticos. O objetivo geral foi investigar como os futuros docentes percebem essas práticas linguísticas e suas influências na escrita escolar de seus alunos. Para alcançar tal objetivo foram elaborados grupos focais como espaço de discussão do tema, e, junto aos professores em formação inicial pesquisados, discutiu-se se e como o internetês está presente na escola, e suas consequências na escrita escolar. Durante a realização da pesquisa fomos surpreendidos pela pandemia do covid-19 e seus desdobramentos, como, no campo educacional, o ensino remoto, o que culminou na presença do internetês ainda mais marcantemente nas práticas linguísticas dos alunos. Os dados qualitativos foram apreciados pela perspectiva da análise temática, somada as contribuições dos olhares que integram nosso quadro teórico, cujo enfoque vai ao encontro da premissa da língua como prática social. A partir da análise das narrativas dos professores em formação, foi possível perceber que entre os participantes da pesquisa, há tanto aqueles que percebem o internetês na sala de aula em uma perspectiva negativa, como também há aqueles que o tem como um dialeto com influências positivas no ambiente escolar. Consideramos que, para ampliar as discussões sobre o tema, é preciso investir nos espaços de formação de professores a fim de formar docentes que lidem pedagogicamente com o fenômeno linguístico intrínseco à cultura digital que chegou às escolas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10750
10.18316/recc.v28i2.10750
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10750
identifier_str_mv 10.18316/recc.v28i2.10750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10750/4233
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 2 (2023)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217320146075648