Rupturas e permanências: o divórcio e suas reverberações na construção da parentalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Liniker Douglas Lopes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1341
Resumo: O crescente número de divórcios/dissoluções conjugais traz à baila novas formas de pensar famílias e suas dinâmicas relacionais. A separação conjugal pode acarretar desafios para todos os membros da família, principalmente quando os pais envolvem os filhos em seus conflitos, o que pode produzir sequelas ao desenvolvimento dos menores, especialmente quando há a ruptura do vínculo parental. Assim, é importante compreender como membros da família percebem o processo de separação conjugal e como os pais exercem a parentalidade pós divórcio. Essa dissertação objetivou investigar como pais e filhos apreendem o processo de divórcio e/ou dissolução conjugal e constroem a parentalidade, assim como o efeito de uma Oficina de Parentalidade na relação parental. Para tanto, foram realizados dois estudos. O Estudo 1 é uma revisão integrativa, que teve por objetivo conhecer o que os estudos acadêmicos no período de 2008 a 2018 têm discutido acerca de como pais e filhos, após um processo de divórcio e/ou dissolução conjugal, constroem a parentalidade. As buscas ocorreram nas bases de dados LILACS, SciELO, MEDLINE e PsycINFO por meio do cruzamento de unitermos que se relacionavam à temática. Após esse procedimento, procedeu se com a exclusão de estudos por repetição, título e resumo. Os artigos remanescentes foram lidos na íntegra e 14 permaneceram como amostra final desta revisão. A análise dos estudos recuperados resultou na formulação de duas categorias: envolvimento afetivo e questões de gênero no exercício parental após a dissolução conjugal; resquícios do conflito conjugal na construção do exercício parental. De acordo com os estudos, a construção da parentalidade após a dissolução conjugal sofre influência de estereótipos masculinos e femininos e, também, dos resquícios dos conflitos conjugais, os quais tendem a refletir no envolvimento afetivo e na preservação dos vínculos parentais. Destaca-se a importância de realizar mais estudos sobre a percepção da parentalidade pelos filhos. O Estudo 2 é uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi descrever as percepções de pais e filhos que participaram da Oficina de Parentalidade, acerca do processo de divórcio/dissolução conjugal, do exercício da parentalidade e das reverberações da oficina em suas relações. O método utilizado foi o de estudo de casos múltiplos. Três famílias, compostas por pais, mães e filhos biológicos, que participaram da Oficina de Parentalidade na cidade de Uberaba-MG, integraram o estudo. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas para pais e filhos. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo e interpretados segundo a Teoria Familiar Sistêmica e a literatura da área de divórcio e parentalidade. Os resultados apontam que o divórcio é um fenômeno complexo que ecoa em todo o sistema familiar, sendo que pais e filhos, por vezes, atribuem sentidos distintos à experiência, sendo a diferenciação entre conjugalidade e parentalidade um desafio para a família em reconfiguração. As Oficinas de Parentalidade influenciaram as percepções sobre a experiência da dissolução conjugal e da relação parental. De modo geral, os estudos demostram a intrincada re-construção dos vínculos parentais, em meio às rupturas que perpassam as famílias em reconfiguração.
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spelling Rupturas e permanências: o divórcio e suas reverberações na construção da parentalidadeDivórcio.Parentalidade.Relações familiares.Família.Saúde mental.Divorce.Parenting.Family relations.Family.Mental health.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAO crescente número de divórcios/dissoluções conjugais traz à baila novas formas de pensar famílias e suas dinâmicas relacionais. A separação conjugal pode acarretar desafios para todos os membros da família, principalmente quando os pais envolvem os filhos em seus conflitos, o que pode produzir sequelas ao desenvolvimento dos menores, especialmente quando há a ruptura do vínculo parental. Assim, é importante compreender como membros da família percebem o processo de separação conjugal e como os pais exercem a parentalidade pós divórcio. Essa dissertação objetivou investigar como pais e filhos apreendem o processo de divórcio e/ou dissolução conjugal e constroem a parentalidade, assim como o efeito de uma Oficina de Parentalidade na relação parental. Para tanto, foram realizados dois estudos. O Estudo 1 é uma revisão integrativa, que teve por objetivo conhecer o que os estudos acadêmicos no período de 2008 a 2018 têm discutido acerca de como pais e filhos, após um processo de divórcio e/ou dissolução conjugal, constroem a parentalidade. As buscas ocorreram nas bases de dados LILACS, SciELO, MEDLINE e PsycINFO por meio do cruzamento de unitermos que se relacionavam à temática. Após esse procedimento, procedeu se com a exclusão de estudos por repetição, título e resumo. Os artigos remanescentes foram lidos na íntegra e 14 permaneceram como amostra final desta revisão. A análise dos estudos recuperados resultou na formulação de duas categorias: envolvimento afetivo e questões de gênero no exercício parental após a dissolução conjugal; resquícios do conflito conjugal na construção do exercício parental. De acordo com os estudos, a construção da parentalidade após a dissolução conjugal sofre influência de estereótipos masculinos e femininos e, também, dos resquícios dos conflitos conjugais, os quais tendem a refletir no envolvimento afetivo e na preservação dos vínculos parentais. Destaca-se a importância de realizar mais estudos sobre a percepção da parentalidade pelos filhos. O Estudo 2 é uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi descrever as percepções de pais e filhos que participaram da Oficina de Parentalidade, acerca do processo de divórcio/dissolução conjugal, do exercício da parentalidade e das reverberações da oficina em suas relações. O método utilizado foi o de estudo de casos múltiplos. Três famílias, compostas por pais, mães e filhos biológicos, que participaram da Oficina de Parentalidade na cidade de Uberaba-MG, integraram o estudo. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas para pais e filhos. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo e interpretados segundo a Teoria Familiar Sistêmica e a literatura da área de divórcio e parentalidade. Os resultados apontam que o divórcio é um fenômeno complexo que ecoa em todo o sistema familiar, sendo que pais e filhos, por vezes, atribuem sentidos distintos à experiência, sendo a diferenciação entre conjugalidade e parentalidade um desafio para a família em reconfiguração. As Oficinas de Parentalidade influenciaram as percepções sobre a experiência da dissolução conjugal e da relação parental. De modo geral, os estudos demostram a intrincada re-construção dos vínculos parentais, em meio às rupturas que perpassam as famílias em reconfiguração.The growing number of marital divorces / dissolutions brings to light new ways of thinking about families and their relational dynamics. Marital separation can present challenges for all family members, especially when parents involve their children in their conflicts, which can produce sequels to the development of minors, especially when there is a rupture of the parental bond. Thus, it is important to understand how family members perceive the process of marital separation and how parents exercise post-divorce parenting. This dissertation aimed to investigate how parents and children learn the process of divorce and / or conjugal dissolution and construct parenting, as well as the effect of a Parenting Workshop on the parental relationship. Therefore, two studies were carried out. Study 1 is an integrative review aimed at knowing what academic studies from 2008 to 2018 have discussed about how parents and children, after divorce and / or marital dissolution, construct parenting. The searches occurred in the databases LILACS, SciELO, MEDLINE and PsycINFO through the intersection of uniterms that related to the theme. After this procedure, the studies were excluded by repetition, title and summary. The remaining articles were read in full and 14 remained the final sample of this review. The analysis of the recovered studies resulted in the formulation of two categories: affective involvement and gender issues in parental exercise after marital dissolution; remnants of the marital conflict in the construction of the parental exercise. According to the studies, the construction of parenthood after conjugal dissolution is influenced by male and female stereotypes, as well as the remnants of conjugal conflicts, which tend to reflect affective involvement and preservation of parental relationships. It is important to carry out more studies about the perception of parenting by the children. Study 2 is a qualitative research whose objective was to describe the perceptions of parents and children who participated in the Parenting Workshop about the process of divorce / conjugal dissolution, the exercise of parenting and the reverberations of the workshop in their relationships. The method used was the multiple case study. Three families, composed of parents, mothers and biological children, who participated in the Parenting Workshop in the city of Uberaba-MG, integrated the study. As instruments of data collection, semi-structured interviews were used for parents and children. The data were analyzed according to the technique of content analysis and interpreted according to the Systemic Family Theory and the literature on the area of divorce and parenting. The results indicate that divorce is a complex phenomenon that echoes throughout the family system, and parents and children sometimes attribute different meanings to experience, and the differentiation between conjugality and parenting is a challenge for the family in reconfiguration. The Parenting Workshops influenced the perceptions about the experience of conjugal dissolution and about the parental relationship. In general, studies show the intricate re-construction of parental bonds amidst the ruptures that pervade families in reconfiguration.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaCHAPADEIRO, Cibele Alves04770386893http://lattes.cnpq.br/6532914135248830SILVA, Liniker Douglas Lopes da2022-07-25T13:53:07Z2019-08-072022-07-25T13:53:07Z2019-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1341porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-07-26T02:02:45Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1341Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-07-26T02:02:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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