Inovação em transportes: a implantação do sistema BRT em uma cidade de porte médio: o caso de Uberaba-MG
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/406 |
Resumo: | Este trabalho trata da implantação do sistema de transporte público Bus Rapid Transit – BRT na cidade de Uberaba/MG. A Prefeitura Municipal de Uberaba contratou uma consultoria especializada para diagnóstico e idealização de projetos para reformulação do aspecto urbanístico e do transporte coletivo da cidade. O sistema BRT proposto para Uberaba é composto pelos corredores Leste/Oeste (em operação desde 2015), os corredores Sudeste e Sudoeste (em fase de implantação) e os corredores Norte e Sul (em fase de projeto básico), totalizando 5 (cinco) corredores BRT em vias arteriais estratégicas para a cidade. Neste trabalho pretendese apresentar e analisar o sistema proposto, mostrando inicialmente os desafios encontrados para a implantação do corredor BRT Leste/Oeste na Avenida Leopoldino de Oliveira, levando-se em conta todos os fatos inerentes à implantação de um projeto dessa envergadura em uma cidade de porte médio, com configuração urbana consolidada e não planejada, e que já apresenta problemas de congestionamento de veículos e pouca qualidade e atratividade no sistema de transporte coletivo. Além disso, pretende-se ainda, promover apontamentos acerca dos demais corredores propostos, Sudeste, Sudoeste, Norte e Sul. Em pesquisa de opinião realizada após um ano em operação do corredor Leste/Oeste, foi constatada uma avaliação positiva por parte dos usuários do BRT na cidade. Em outubro de 2016, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento – ITDP, avaliou o corredor BRT Leste/Oeste, que recebeu a pontuação 72,4 em uma escala de 0 a 100, e o classificou como BRT Prata, sendo que os corredores são classificados como Ouro, Prata, Bronze e Básico pelo ITDP dependendo da pontuação obtida. Neste trabalho foram apontados os desafios encontrados para a implantação do corredor BRT Leste/Oeste e indicadas propostas de melhorias, que poderão servir de exemplo para a implantação dos demais corredores em Uberaba e também de inspiração a outros gestores municipais quanto à implantação do sistema de transporte público BRT em cidades de porte médio. |
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Inovação em transportes: a implantação do sistema BRT em uma cidade de porte médio: o caso de Uberaba-MGMobilidade urbana.Transporte público.Planejamento de transportes.BRT.Bus Rapid Transit.Cidades de porte médio.Urban mobility.Public transportation.Transportation planning.BRT.Bus Rapid Transit.Medium-sized cities.Engenharia de TransportesPlanejamento e Organização do Sistema de TransportesEste trabalho trata da implantação do sistema de transporte público Bus Rapid Transit – BRT na cidade de Uberaba/MG. A Prefeitura Municipal de Uberaba contratou uma consultoria especializada para diagnóstico e idealização de projetos para reformulação do aspecto urbanístico e do transporte coletivo da cidade. O sistema BRT proposto para Uberaba é composto pelos corredores Leste/Oeste (em operação desde 2015), os corredores Sudeste e Sudoeste (em fase de implantação) e os corredores Norte e Sul (em fase de projeto básico), totalizando 5 (cinco) corredores BRT em vias arteriais estratégicas para a cidade. Neste trabalho pretendese apresentar e analisar o sistema proposto, mostrando inicialmente os desafios encontrados para a implantação do corredor BRT Leste/Oeste na Avenida Leopoldino de Oliveira, levando-se em conta todos os fatos inerentes à implantação de um projeto dessa envergadura em uma cidade de porte médio, com configuração urbana consolidada e não planejada, e que já apresenta problemas de congestionamento de veículos e pouca qualidade e atratividade no sistema de transporte coletivo. Além disso, pretende-se ainda, promover apontamentos acerca dos demais corredores propostos, Sudeste, Sudoeste, Norte e Sul. Em pesquisa de opinião realizada após um ano em operação do corredor Leste/Oeste, foi constatada uma avaliação positiva por parte dos usuários do BRT na cidade. Em outubro de 2016, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento – ITDP, avaliou o corredor BRT Leste/Oeste, que recebeu a pontuação 72,4 em uma escala de 0 a 100, e o classificou como BRT Prata, sendo que os corredores são classificados como Ouro, Prata, Bronze e Básico pelo ITDP dependendo da pontuação obtida. Neste trabalho foram apontados os desafios encontrados para a implantação do corredor BRT Leste/Oeste e indicadas propostas de melhorias, que poderão servir de exemplo para a implantação dos demais corredores em Uberaba e também de inspiração a outros gestores municipais quanto à implantação do sistema de transporte público BRT em cidades de porte médio.This paper is about the implementation of public transportation system Bus Rapid Transit - BRT in Uberaba/MG. The Municipality of Uberaba hired a specialized consultancy to diagnose and idealize projects to reshape urban aspect and city public transportation. The BRT system proposed for Uberaba has 5 (five) corridors in strategic arterial city, East/West corridor (in operation since 2015), Southeast and Southwest corridors (in implementation) and North and South corridors (in design phase). This paper aims to present and analyze the proposed system, showing first of all the challenges found in the implementation of East/West BRT corridor on Leopoldino de Oliveira Avenue, considering all the facts inherent to the implementation of a project of this magnitude in a medium sized city, with consolidated and unplanned urban configuration, and which already shows problems of traffic jam, poor quality and low attractiveness in public transport system. In addition, it is also intended to promote notes about the other proposed corridors (Southeast, Southwest, North and South). In a survey conducted after a year in operation, a positive evaluation on East/West BRT corridor was verified by the users of the system in the city. In October 2016, ITDP - Institute for Transport and Development Policy evaluated BRT corridor East/West, which received a score of 72.4, on a scale of 0 to 100, and classified it as BRT Silver. Corridors are considered Gold, Silver, Bronze and Basic by ITDP, depending on the score achieved. In this work, challenges identified for the implementation of BRT East/West corridor were indicated and proposals for improvements were given, which could serve as an example for the implementation of the other corridors in Uberaba and also for inspiration to other municipal managers regarding the implementation of this public transportation system Bus Rapid Transit - BRT in medium-sized cities.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação TecnológicaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Inovação TecnológicaANJO, Luiz Fernando dos Santos82260990134javascript:abreDetalhe('K4766680J1','Luiz_Fernando_Resende_dos_Santos_Anjo',9404843)MENEGHELLO, Maria Paula da Cruz2017-10-02T15:04:19Z2017-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMENEGHELLO, Maria Paula da Cruz. Inovação em transportes: a implantação do sistema BRT em uma cidade de porte médio: o caso de Uberaba-MG. 2017. 196f. Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/406porANTP. Transporte Humano: cidades com qualidade de vida. Associação Nacional de Transportes Públicos, São Paulo, 1997. ANTUNES, E. M.; SIMOES, F. A. Engenharia urbana aplicada: um estudo sobre a qualidade do transporte público em cidades médias. Revista Brasileira Gestão Urbana, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 51-62, dez. 2013. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, de 5 de outubro de 1988. _______. Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012. BRITO, F. O deslocamento da população brasileira para as metrópoles. Estudos avançados (online). 2006, vol.20, n. 57, p. 221-236. ISSN 0103-4014. BRT BRASIL: a evolução das cidades. 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