O atendimento educacional especializado em Uberaba – MG: pressupostos, desenvolvimento e efetivação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1246 |
Resumo: | A investigação intitulada “O Atendimento Educacional Especializado em Uberaba – MG: Pressupostos, Desenvolvimento e Efetivação” é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Ela buscou conhecer o Atendimento Educacional Especializado - AEE nas escolas públicas municipais de Uberaba. Para o levantamento das informações, foram selecionadas três unidades de ensino da rede municipal de ensino de Uberaba-MG, com ênfase em seus pressupostos de integração e/ou inclusão, a formação dos professores envolvidos no processo e as contribuições/limitações no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, tendo como foco o AEE e a formação dos docentes para atender ao público-alvo da educação especial. Esta pesquisa contou com três instrumentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica, a análise documental da legislação vigente e entrevistas semiestruturadas. O aporte teórico da pesquisa bibliográfica foi sustentado por Barreto (2012, 2015), Brzesinki (2017), Borges (2012), Dourado (2015), Gatti (2008), Glat (2005), Marchesi et all (2015) Saviani (2005,2009) e Silva (2017), e a análise de documentos oficiais sobre as políticas de inclusão, com consulta a leis, portarias, resoluções, dentre outros documentos. Para a construção do aparato legislativo, verificou-se a legislação vigente, como o PNE/2014 e Resolução nº 2/2015. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi a entrevista semiestruturada, gravada em áudio. Participaram da entrevista três docentes que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental, quatro que atuam no AEE por um período igual ou superior a cinco anos, bem como três gestores e três coordenadores pedagógicos envolvidos nesse processo. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica da triangulação de dados. Os resultados revelaram que o AEE é um investimento importante que se insere no preceito de integração escolar e favorece uma maior qualidade na educação. Quanto ao processo de inclusão educacional da rede municipal de Uberaba, e também no Brasil, ainda há muito que avançar. São indicadas várias medidas relativas à formação docente, melhorias em recursos humanos e estruturais, fortalecimento de parceiras com a instituição familiar e áreas de saúde e investimentos nos espaços educativos. A construção de uma sociedade mais justa e que respeita as diferenças é condição sine qua non para o vislumbre de uma escola mais inclusiva. |
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O atendimento educacional especializado em Uberaba – MG: pressupostos, desenvolvimento e efetivaçãoFormação de professores.Políticas de Inclusão.Atendimento educacional especializado.Público-alvo da Educação Especial.Teacher training.Inclusion Policies.Specialized educational assistance.Target audience of Special Education.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA investigação intitulada “O Atendimento Educacional Especializado em Uberaba – MG: Pressupostos, Desenvolvimento e Efetivação” é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Ela buscou conhecer o Atendimento Educacional Especializado - AEE nas escolas públicas municipais de Uberaba. Para o levantamento das informações, foram selecionadas três unidades de ensino da rede municipal de ensino de Uberaba-MG, com ênfase em seus pressupostos de integração e/ou inclusão, a formação dos professores envolvidos no processo e as contribuições/limitações no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, tendo como foco o AEE e a formação dos docentes para atender ao público-alvo da educação especial. Esta pesquisa contou com três instrumentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica, a análise documental da legislação vigente e entrevistas semiestruturadas. O aporte teórico da pesquisa bibliográfica foi sustentado por Barreto (2012, 2015), Brzesinki (2017), Borges (2012), Dourado (2015), Gatti (2008), Glat (2005), Marchesi et all (2015) Saviani (2005,2009) e Silva (2017), e a análise de documentos oficiais sobre as políticas de inclusão, com consulta a leis, portarias, resoluções, dentre outros documentos. Para a construção do aparato legislativo, verificou-se a legislação vigente, como o PNE/2014 e Resolução nº 2/2015. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi a entrevista semiestruturada, gravada em áudio. Participaram da entrevista três docentes que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental, quatro que atuam no AEE por um período igual ou superior a cinco anos, bem como três gestores e três coordenadores pedagógicos envolvidos nesse processo. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica da triangulação de dados. Os resultados revelaram que o AEE é um investimento importante que se insere no preceito de integração escolar e favorece uma maior qualidade na educação. Quanto ao processo de inclusão educacional da rede municipal de Uberaba, e também no Brasil, ainda há muito que avançar. São indicadas várias medidas relativas à formação docente, melhorias em recursos humanos e estruturais, fortalecimento de parceiras com a instituição familiar e áreas de saúde e investimentos nos espaços educativos. A construção de uma sociedade mais justa e que respeita as diferenças é condição sine qua non para o vislumbre de uma escola mais inclusiva.This research entitled "The Specialized Educational Assistance in Uberaba - MG: Assumptions, Development and Effectiveness" - is linked to the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Triângulo Mineiro - UFTM. The study aimed to get to know the Specialized Educational Assistance - AEE in public schools in the municipality of Uberaba. In order to gather information three teaching institutions of the municipal education network of the municipality of Uberaba-MG were selected concerning the emphasis given on their integration and/or inclusion presuppositions, the training of the teachers involved in the process, and the contributions/limitations in the development of the learning process of students, focusing on The Specialized Educational Assistance, as well as the training of their teachers to meet the target audience of special education. In order to achieve the goals three methodological research instruments were used: the bibliographical research, the documentary analysis of the current legislation and semi-structured interviews. The theoretical contribution of the bibliographical research was supported by Barreto (2012, 2015), Brzesinki (2017), Borges (2012), Golden (2015), Gatti (2008), Glat (2005), Marchesi et all 2005, 2009) and Silva (2017), along with the analysis of official documents on inclusion policies, with consultation of laws, ordinances, resolutions, among other documents. For the building of the legislative apparatus, the current legislation such as the PNE/2014 and Resolution nº 2/2015 were examined. The research instrument used for data collection was the semi-structured interview, recorded in audio. The participants interviewed were three teachers who work in the initial grades of Elementary School and four others who have been working in the Specialized Educational Assistance for a period equal or superior to five years, as well as three managers and three pedagogical coordinators involved in this process. Data triangulation was used to analyze the data. The results revealed that The Specialized Educational Assistance is an important investment which is part of the school integration precept and favors a higher quality of education. As for the process of educational inclusion of the municipal network of Uberaba, and also in Brazil, there is still a lot to be done. Various measures regarding teacher education, human and structural resource improvements, strengthening of partnerships with the family institution and health areas and investments in educational spaces are indicated. Building a more just and respectful society is an essential condition for the glimpse of a more inclusive school.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBORGES, Maria Célia42262380600http://lattes.cnpq.br/5826866488560826SILVA, Marlon César2022-06-28T16:43:53Z2019-03-202022-06-28T16:43:53Z2019-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1246porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T18:08:12Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1246Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T18:08:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
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