Cortiços: modos de ler e habitar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Camila Souza dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/421
Resumo: De acordo com Cosson (2014), o letramento literário consiste na apropriação da literatura enquanto linguagem. Nessa teoria, a leitura literária não ocorre de fato se o leitor não toma parte do que está lendo. Uma das formas de fazer com o que o aluno se aproprie da literatura é desenvolver estratégias que auxiliem no momento da leitura da obra Deste modo, tão importante quanto a escolha da obra é a proposta de trabalho que o professor irá desenvolver. Em sua obra, intitulada Letramento literário: teoria e prática, Cosson (2006) levanta uma série de propostas de atividades que contemplam o trabalho com o texto literário na escola. A sequência é muito pertinente à tese que defende a literatura não apenas como fruição. Dados os fatos, a presente pesquisa tem por objetivos fazer um levantamento teórico sobre a situação da leitura literária no ambiente escolar e propor uma sequência de atividades para o 8º ano do ensino fundamental, baseada nos princípios do letramento literário e na proposta de Cosson (2006). A seleção do livro Dez dias de cortiço, uma releitura de O cortiço, de Aluísio Azevedo, se deu pelo fato de a obra representar temas relevantes ao crescimento intelectual dos alunos e que estão fortemente presentes na realidade dos adolescentes envolvidos na pesquisa. Espera-se com a proposta dar um exemplo de atividade prática com o livro literário que sirva como fonte de pesquisa para outros professores da educação básica que buscam construir estratégias mais eficazes de promover o letramento literário.
id UFTM_ddb1bd9dc0f660a0c0989729de69c461
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/421
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Cortiços: modos de ler e habitarTenement: reading methods and dwelling.Educação básica.Ensino de literatura.Letramento literário.Sequência expandida de Cosson.Dez dias de cortiço.Basic education.Teaching of literature.Literary literacy.Expanded sequence of Cosson.“Dez dias de cortiço”.LetrasDe acordo com Cosson (2014), o letramento literário consiste na apropriação da literatura enquanto linguagem. Nessa teoria, a leitura literária não ocorre de fato se o leitor não toma parte do que está lendo. Uma das formas de fazer com o que o aluno se aproprie da literatura é desenvolver estratégias que auxiliem no momento da leitura da obra Deste modo, tão importante quanto a escolha da obra é a proposta de trabalho que o professor irá desenvolver. Em sua obra, intitulada Letramento literário: teoria e prática, Cosson (2006) levanta uma série de propostas de atividades que contemplam o trabalho com o texto literário na escola. A sequência é muito pertinente à tese que defende a literatura não apenas como fruição. Dados os fatos, a presente pesquisa tem por objetivos fazer um levantamento teórico sobre a situação da leitura literária no ambiente escolar e propor uma sequência de atividades para o 8º ano do ensino fundamental, baseada nos princípios do letramento literário e na proposta de Cosson (2006). A seleção do livro Dez dias de cortiço, uma releitura de O cortiço, de Aluísio Azevedo, se deu pelo fato de a obra representar temas relevantes ao crescimento intelectual dos alunos e que estão fortemente presentes na realidade dos adolescentes envolvidos na pesquisa. Espera-se com a proposta dar um exemplo de atividade prática com o livro literário que sirva como fonte de pesquisa para outros professores da educação básica que buscam construir estratégias mais eficazes de promover o letramento literário.As it is at Cosson (2014) the literary literacy is the appropriation of literature as language. At his theory literary reading do not happen if the reader do not take part of what is reading. One way to help the student appropriate literature it is to develop strategies that assist at the time of reading the literary work. Because of this it is important at the moment of choosing the literary work to choose as well the school activity that the teacher will develop. In his work entitled “Letramento literário: teoria e prática” Cosson (2006) come up with a series of activities that can be used in literary text in school. The sequence of this work is very relevant to the thesis that defends the literature not only as a way of enjoyment. This research aims to make a theoretical survey on the situation of literary reading in the school environment and propose a series of activities for the 8th grade of elementary school based on the principles of literary literacy as proposed at Cosson (2006). The selection of the book “Dez dias de cortiço” (a retelling of the book “O Cortiço” from Aluísio de Azevedo) was because the work represent relevant issues to the intellectual growth of the students and are strongly present in the reality of teenagers involved in the research. It is hoped that the proposal can be an example of practical school activity with the literary book which serves as a research resource for other teachers from basic education seeking to build more effective strategies to promote literary literacyCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalMOTA, Bruno Curcino84709391653http://lattes.cnpq.br/7108358377567474SANTOS, Camila Souza dos2017-10-24T15:59:58Z2016-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSANTOS, Camila Souza dos. Cortiços: modos de ler e habitar. 2016. 147f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/421porAZEVEDO, A. O Cortiço. São Paula: Ática S.A, 1992. BAKTHIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Editora Hucitec. São Paulo, 1995. BARBOSA, B.T. A leitura dos clássicos na escola: um desafio a ser enfrentado no letramento dos jovens. III Colóquio Internacional sobre letramento e cultura escrita. 2010. BONATTO, A. et al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. IX ANPED SUL. 2012. Disponível em< http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2414/501> acesso julho 2015. BRAIT, Beth. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Editora da Unicamp, 1997. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEE, ps. 26 e 27, 1998. BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 (LDBEN). Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso abril 2015. BRASIL. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Bá-sica, 2006. 239 p. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 1) CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. Vários escritos. São Paulo: Duas cidades, 1988. . De cortiço a cortiço. In: O discurso e a cidade. São Paulo: Duas cidades, 1993. . O professor de literatura e seu material didático. Anais do 12º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: ALB, 1999. . O apagamento da literatura na escola. Investigações- Linguística e Teoria Literária, Jul. 2002, v.15. CARVALHO, V. C. A. O Cortiço: um estudo dos personagens à luz da Sociologia do Romance. Revista eletrônica de crítica e teoria de literaturas. PPG-LET-UFRGS- Porto Alegre- Vol.04 N 01- jan/jun 2008. COELHO, S; SILVA, A. I. P.P. Cânone: reminiscências de alunos e de professores. 2011. Disponível em <http://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/974/1/05.pdf> Acesso em junho de 2016. COLOMER, Tereza. A Formação do Leitor Literário. Global editora, 2003. COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.108 . Círculos de Leitura e Letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014. . Letramento literário. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Faculdade de Educação (FaE). Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte, 2014. Disponível em < http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/> GREGORIN FILHO, J.N. Literatura infantil: um percurso em busca da expressão artística. In: A literatura infantil e juvenil hoje: Múltiplos olhares, diversas leituras. Dialogarts Publicações, 2011. P. 12- 23. GUIMARÃES, A.H.T; BATISTA, R.O. Língua e Literatura: Machado de Assis na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. Instituto Pró-livro, Retratos da leitura no Brasil, São Paulo- SP. Disponível em < http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil- 2015.pdf> Acesso junho de 2016. JAF, Ivan. Dez dias de cortiço. Ilustrações Rogério Soud. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2009. JOUVE, Vincent. Porque estudar Literatura? São Paulo: Parábola Editorial, 2012. KLEIMAN, Angela B. Preciso “ensinar” o letramento? Cefiel/IEL/UNICAMP, 2005. LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2006. . Literatura: leitores e leitura. Moderna, 2001. .“O texto não é pretexto”. In: Regina Zilberman (org.). Leitura em Crise na Escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003. LESSA, H. M. M. A mediação do professor no processo de seleção e condução de textos literários: uma prática da leitura literária para alunos de Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. 2015. PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: Uma nova perspectiva. Editora 34, 2008. PREFEITURA DE UBERABA. Matrizes Curriculares Municipais. 2014. RODRIGUES, K. R. O cânone literário e o ensino de literatura: como se dá essa relação? Dissertação de Mestrado. Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Santa Catarina, Brasil. 2009. ROY, Arundhati. O Deus das Pequenas Coisas. Companhia das Letras, 1998.109 SILVA, José Carlos Gomes da. “Arte e educação: a experiência do movimento. Hip Hop paulistano”. In ANDRADE, Elaine Nunes de (org). Rap e Educação, rap é educação. São Paulo: Selo Negro, 1999. SILVA, M. A. M. Breve reflexão sobre duas leituras de O Cortiço, de Aluísio Azevedo. Revista Eletrônica (Letra Magna) de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura- Ano 01- n.01- 2º semestre de 2004. SODRÉ, N.V. O Naturalismo no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S.A. 1965. SOUZA, A.L.S. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: HIP-HOP. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. SOUZA, G. P. C. B. A literatura infanto-juvenil brasileira vai muito bem, obrigada! DCL (Difusão Cultural do Livro). SOUZA, A. L. S; CORTI, A. P; MENDONÇA, M. Letramentos no ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. STAM, R. Bakthin: da teoria literária à cultura de massa. São Paulo: Ática, 1992. ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Intersaberes, 2012. . Que literatura para a escola? Que escola para a literatura? Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. V.5- n.1 -9-20. Jan/Jun. 2009http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2020-01-17T17:02:17Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/421Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2020-01-17T17:02:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Cortiços: modos de ler e habitar
Tenement: reading methods and dwelling.
title Cortiços: modos de ler e habitar
spellingShingle Cortiços: modos de ler e habitar
SANTOS, Camila Souza dos
Educação básica.
Ensino de literatura.
Letramento literário.
Sequência expandida de Cosson.
Dez dias de cortiço.
Basic education.
Teaching of literature.
Literary literacy.
Expanded sequence of Cosson.
“Dez dias de cortiço”.
Letras
title_short Cortiços: modos de ler e habitar
title_full Cortiços: modos de ler e habitar
title_fullStr Cortiços: modos de ler e habitar
title_full_unstemmed Cortiços: modos de ler e habitar
title_sort Cortiços: modos de ler e habitar
author SANTOS, Camila Souza dos
author_facet SANTOS, Camila Souza dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MOTA, Bruno Curcino
84709391653
http://lattes.cnpq.br/7108358377567474
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Camila Souza dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica.
Ensino de literatura.
Letramento literário.
Sequência expandida de Cosson.
Dez dias de cortiço.
Basic education.
Teaching of literature.
Literary literacy.
Expanded sequence of Cosson.
“Dez dias de cortiço”.
Letras
topic Educação básica.
Ensino de literatura.
Letramento literário.
Sequência expandida de Cosson.
Dez dias de cortiço.
Basic education.
Teaching of literature.
Literary literacy.
Expanded sequence of Cosson.
“Dez dias de cortiço”.
Letras
description De acordo com Cosson (2014), o letramento literário consiste na apropriação da literatura enquanto linguagem. Nessa teoria, a leitura literária não ocorre de fato se o leitor não toma parte do que está lendo. Uma das formas de fazer com o que o aluno se aproprie da literatura é desenvolver estratégias que auxiliem no momento da leitura da obra Deste modo, tão importante quanto a escolha da obra é a proposta de trabalho que o professor irá desenvolver. Em sua obra, intitulada Letramento literário: teoria e prática, Cosson (2006) levanta uma série de propostas de atividades que contemplam o trabalho com o texto literário na escola. A sequência é muito pertinente à tese que defende a literatura não apenas como fruição. Dados os fatos, a presente pesquisa tem por objetivos fazer um levantamento teórico sobre a situação da leitura literária no ambiente escolar e propor uma sequência de atividades para o 8º ano do ensino fundamental, baseada nos princípios do letramento literário e na proposta de Cosson (2006). A seleção do livro Dez dias de cortiço, uma releitura de O cortiço, de Aluísio Azevedo, se deu pelo fato de a obra representar temas relevantes ao crescimento intelectual dos alunos e que estão fortemente presentes na realidade dos adolescentes envolvidos na pesquisa. Espera-se com a proposta dar um exemplo de atividade prática com o livro literário que sirva como fonte de pesquisa para outros professores da educação básica que buscam construir estratégias mais eficazes de promover o letramento literário.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-28
2017-10-24T15:59:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Camila Souza dos. Cortiços: modos de ler e habitar. 2016. 147f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/421
identifier_str_mv SANTOS, Camila Souza dos. Cortiços: modos de ler e habitar. 2016. 147f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv AZEVEDO, A. O Cortiço. São Paula: Ática S.A, 1992. BAKTHIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Editora Hucitec. São Paulo, 1995. BARBOSA, B.T. A leitura dos clássicos na escola: um desafio a ser enfrentado no letramento dos jovens. III Colóquio Internacional sobre letramento e cultura escrita. 2010. BONATTO, A. et al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. IX ANPED SUL. 2012. Disponível em< http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2414/501> acesso julho 2015. BRAIT, Beth. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Editora da Unicamp, 1997. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEE, ps. 26 e 27, 1998. BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 (LDBEN). Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso abril 2015. BRASIL. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Bá-sica, 2006. 239 p. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 1) CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. Vários escritos. São Paulo: Duas cidades, 1988. . De cortiço a cortiço. In: O discurso e a cidade. São Paulo: Duas cidades, 1993. . O professor de literatura e seu material didático. Anais do 12º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: ALB, 1999. . O apagamento da literatura na escola. Investigações- Linguística e Teoria Literária, Jul. 2002, v.15. CARVALHO, V. C. A. O Cortiço: um estudo dos personagens à luz da Sociologia do Romance. Revista eletrônica de crítica e teoria de literaturas. PPG-LET-UFRGS- Porto Alegre- Vol.04 N 01- jan/jun 2008. COELHO, S; SILVA, A. I. P.P. Cânone: reminiscências de alunos e de professores. 2011. Disponível em <http://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/974/1/05.pdf> Acesso em junho de 2016. COLOMER, Tereza. A Formação do Leitor Literário. Global editora, 2003. COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.108 . Círculos de Leitura e Letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014. . Letramento literário. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Faculdade de Educação (FaE). Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte, 2014. Disponível em < http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/> GREGORIN FILHO, J.N. Literatura infantil: um percurso em busca da expressão artística. In: A literatura infantil e juvenil hoje: Múltiplos olhares, diversas leituras. Dialogarts Publicações, 2011. P. 12- 23. GUIMARÃES, A.H.T; BATISTA, R.O. Língua e Literatura: Machado de Assis na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. Instituto Pró-livro, Retratos da leitura no Brasil, São Paulo- SP. Disponível em < http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil- 2015.pdf> Acesso junho de 2016. JAF, Ivan. Dez dias de cortiço. Ilustrações Rogério Soud. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2009. JOUVE, Vincent. Porque estudar Literatura? São Paulo: Parábola Editorial, 2012. KLEIMAN, Angela B. Preciso “ensinar” o letramento? Cefiel/IEL/UNICAMP, 2005. LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2006. . Literatura: leitores e leitura. Moderna, 2001. .“O texto não é pretexto”. In: Regina Zilberman (org.). Leitura em Crise na Escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003. LESSA, H. M. M. A mediação do professor no processo de seleção e condução de textos literários: uma prática da leitura literária para alunos de Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. 2015. PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: Uma nova perspectiva. Editora 34, 2008. PREFEITURA DE UBERABA. Matrizes Curriculares Municipais. 2014. RODRIGUES, K. R. O cânone literário e o ensino de literatura: como se dá essa relação? Dissertação de Mestrado. Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Santa Catarina, Brasil. 2009. ROY, Arundhati. O Deus das Pequenas Coisas. Companhia das Letras, 1998.109 SILVA, José Carlos Gomes da. “Arte e educação: a experiência do movimento. Hip Hop paulistano”. In ANDRADE, Elaine Nunes de (org). Rap e Educação, rap é educação. São Paulo: Selo Negro, 1999. SILVA, M. A. M. Breve reflexão sobre duas leituras de O Cortiço, de Aluísio Azevedo. Revista Eletrônica (Letra Magna) de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura- Ano 01- n.01- 2º semestre de 2004. SODRÉ, N.V. O Naturalismo no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S.A. 1965. SOUZA, A.L.S. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: HIP-HOP. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. SOUZA, G. P. C. B. A literatura infanto-juvenil brasileira vai muito bem, obrigada! DCL (Difusão Cultural do Livro). SOUZA, A. L. S; CORTI, A. P; MENDONÇA, M. Letramentos no ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. STAM, R. Bakthin: da teoria literária à cultura de massa. São Paulo: Ática, 1992. ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Intersaberes, 2012. . Que literatura para a escola? Que escola para a literatura? Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. V.5- n.1 -9-20. Jan/Jun. 2009
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1813013338051837952