Linguagem cinematográfica: como os professores reconhecem suas potencialidades como recurso pedagógico nas práticas de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/965 |
Resumo: | Esta dissertação registra os resultados sobre como os professores reconhecem as potencialidades da linguagem cinematográfica como recurso pedagógico em sua prática de ensino. O contexto da pesquisa se constitui em um curso de formação continuada de professores como espaço de construção e verificação dos saberes do corpo docente, relacionando o cinema às potencialidades que podem se configurar com esse recurso. O curso ocorreu na Casa do Educador Professora Dedê Prais, inaugurada em 2014, lócus formativo para professores da educação básica da Rede Municipal de Ensino de Uberaba/MG. Para atingir os objetivos propostos de compreender como os professores de educação básica reconhecem as potencialidades da linguagem cinematográfica na sala de aula, a pesquisa está estruturada em cinco seções. Na primeira seção apresentamos Narrativas por meio da imagem, na qual é realizado um panorama histórico do surgimento do cinema, sua influência cultural na sociedade contemporânea dos séculos XX e XXI e como se desenvolveu a história do cinema no Brasil e em Uberaba. Na segunda seção foram analisadas as temáticas sobre a Formação de Professores e a importância de pensar em uma formação continuada que contemple os anseios do corpo docente e sua prática no cotidiano escolar. Na terceira seção, apresentamos o desenho da pesquisa, tratando dos Percursos Metodológicos desenvolvidos nesse trabalho na perspectiva da pesquisa qualitativa e a exposição dos objetivos, o instrumento de pesquisa que foi empregado (grupo focal), bem como do desenvolvimento desses procedimentos e de como foi construída a proposta de trabalho. Na quarta seção, apresentamos os resultados da pesquisa, em que analisamos os dados em duas frentes referentes às suas impressões e utilização do cinema na sala de aula, por meio de campos semânticos e das vozes do discurso dos professores. Destacamos dez campos semânticos que abrangem os seguintes aspectos: pedagógicos, referências do universo escolar, a importância da mídia para educação na sociedade contemporânea; a construção do saber, como ele ocorre e como deve ser considerado pelo profissional docente. Deles destacamos que a educação do olhar pode ser empreendida por diversos caminhos, entre eles a vivência de experiências culturais que podem ser o diferencial no processo ensino aprendizagem do aluno. Nas vozes do discurso foram evidenciados os enunciados das participantes do Grupo Focal, elencando as referências que limitam o avançar metodológico da utilização do cinema na sala de aula. São elas: ter acesso e trabalhar com filmes que sejam adequados à faixa etária dos alunos; estabelecer relações entre a mensagem fílmica e os conteúdos trabalhados em sala de aula evidenciando que essas duas frentes são imprescindíveis para utilização desse recurso midiático. Destacamos também outros fatores a partir dos enunciados, como a dificuldade das docentes ao trabalharem fora do padrão tradicional de quadro, giz e aula expositiva além, inclusive, das limitações ao utilizarem recursos tecnológicos. Com o desenvolvimento de nossa pesquisa, foi possível entender como as professoras veem e têm a percepção sobre a linguagem audiovisual como um elemento para dinamizar suas práticas pedagógicas, além da compreensão semântica da linguagem audiovisual como um novo indicativo para formação dos professores locais. |
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Linguagem cinematográfica: como os professores reconhecem suas potencialidades como recurso pedagógico nas práticas de ensinoLinguagem cinematográfica.Formação de professores.Recurso pedagógico.Ensino e aprendizagem.Lenguaje cinematográfico.Formación de profesores.Recursos pedagógicos.Enseñanza.Aprendizaje.EducaçãoEsta dissertação registra os resultados sobre como os professores reconhecem as potencialidades da linguagem cinematográfica como recurso pedagógico em sua prática de ensino. O contexto da pesquisa se constitui em um curso de formação continuada de professores como espaço de construção e verificação dos saberes do corpo docente, relacionando o cinema às potencialidades que podem se configurar com esse recurso. O curso ocorreu na Casa do Educador Professora Dedê Prais, inaugurada em 2014, lócus formativo para professores da educação básica da Rede Municipal de Ensino de Uberaba/MG. Para atingir os objetivos propostos de compreender como os professores de educação básica reconhecem as potencialidades da linguagem cinematográfica na sala de aula, a pesquisa está estruturada em cinco seções. Na primeira seção apresentamos Narrativas por meio da imagem, na qual é realizado um panorama histórico do surgimento do cinema, sua influência cultural na sociedade contemporânea dos séculos XX e XXI e como se desenvolveu a história do cinema no Brasil e em Uberaba. Na segunda seção foram analisadas as temáticas sobre a Formação de Professores e a importância de pensar em uma formação continuada que contemple os anseios do corpo docente e sua prática no cotidiano escolar. Na terceira seção, apresentamos o desenho da pesquisa, tratando dos Percursos Metodológicos desenvolvidos nesse trabalho na perspectiva da pesquisa qualitativa e a exposição dos objetivos, o instrumento de pesquisa que foi empregado (grupo focal), bem como do desenvolvimento desses procedimentos e de como foi construída a proposta de trabalho. Na quarta seção, apresentamos os resultados da pesquisa, em que analisamos os dados em duas frentes referentes às suas impressões e utilização do cinema na sala de aula, por meio de campos semânticos e das vozes do discurso dos professores. Destacamos dez campos semânticos que abrangem os seguintes aspectos: pedagógicos, referências do universo escolar, a importância da mídia para educação na sociedade contemporânea; a construção do saber, como ele ocorre e como deve ser considerado pelo profissional docente. Deles destacamos que a educação do olhar pode ser empreendida por diversos caminhos, entre eles a vivência de experiências culturais que podem ser o diferencial no processo ensino aprendizagem do aluno. Nas vozes do discurso foram evidenciados os enunciados das participantes do Grupo Focal, elencando as referências que limitam o avançar metodológico da utilização do cinema na sala de aula. São elas: ter acesso e trabalhar com filmes que sejam adequados à faixa etária dos alunos; estabelecer relações entre a mensagem fílmica e os conteúdos trabalhados em sala de aula evidenciando que essas duas frentes são imprescindíveis para utilização desse recurso midiático. Destacamos também outros fatores a partir dos enunciados, como a dificuldade das docentes ao trabalharem fora do padrão tradicional de quadro, giz e aula expositiva além, inclusive, das limitações ao utilizarem recursos tecnológicos. Com o desenvolvimento de nossa pesquisa, foi possível entender como as professoras veem e têm a percepção sobre a linguagem audiovisual como um elemento para dinamizar suas práticas pedagógicas, além da compreensão semântica da linguagem audiovisual como um novo indicativo para formação dos professores locais.La disertación registra los resultados de cómo los profesores reconocen el potencial del lenguaje cinematográfico como herramienta pedagógica en su práctica cotidiana. El contexto de la investigación está relacionado con la prestación de un curso de formación continua de profesores como espacio de construcción y verificación de los conocimientos de los professores sobre el cinema y el potencial que se puede configurar con este recurso. El curso ocurrió en la “Casa do Educador Profesora Dede Prais”, locus formativo para docentes de educación básica de la Red Municipal de Enseñanza de Uberaba, que abrió sus puertas en el año 2014. Para lograr los objetivos fijados para entender cómo los maestros de educación básica reconocen el potencial del lenguaje cinematográfico en el aula, la encuesta se divide en cinco secciones: en la primera sección presentamos Narrativas por medio de imagen, en la que se realiza un repaso histórico de la aparición del cine, su influencia cultural en la sociedad contemporánea de los siglos XX y XXI y cómo se desarrolló la historia del cine en Brasil y en Uberaba. En la segunda sección, fue analizado el tema de la Formación de Profesores y la importancia de pensarse en la educación continua que tenga relación con las preocupaciones de los profesores y su enseñanza cotidiana. En la tercera sección, se presenta el diseño de la investigación de Rutas Metodológicas desarrolladas en este trabajo con perspectivas de investigación cualitativa y la presentación de los objetivos, el instrumento que se utiliz ó en la encuesta fue el grupo focal, cómo se han desarrollado estos procedimientos y cómo se construyó la propuesta de trabajo. En la cuarta sección, se presentan los resultados de la investigación, en la que analizamos los datos en dos frentes a través del campo semántico y de las voces del discurso de los profesores con respecto a sus impresiones y uso del cine en el aula. Destacamos diez campos semánticos que cubren los siguientes aspectos: pedagógicos, referencias al universo escolar, la importancia de educarse para los medios de comunicación en la sociedad contemporánea; la construcción del conocimiento, como se la produce y cómo debe de ser considerada por el profesional, la educación de la mirada puede darse de distintas maneras entre las cuales se encuentran las experiencias culturales que pueden hacer la diferencia a lo largo de la enseñanza y aprendizaje del alumno. En las voces del discurso se destacaron las declaraciones de los participantes del Grupo Focal, enumeramos las referencias que limitan el avance metodológico del uso del cine en el aula. Estos son: el acceso y el trabajo con películas que sean apropiadas para la edad de los estudiantes; establecer relaciones entre el mensaje fílmico y los contenidos trabajados en clase. Este binomio es indispensable para el uso de los medios de comunicación. Detectamos también otros tópicos establecidos como la dificultad de las profesionales de enseñanza en trabajar fuera del patrón tradicional compuesto por pizarra, tiza y habla, además de limitaciones con el uso de recursos tecnológicos. Con el desarrollo de nuestra investigación fue posible entender cómo las profesoras miran y tienen la percepción del lenguaje audiovisual como un elemento para dinamizar su enseñanza con la comprensión semántica del lenguaje audiovisual, así como un nuevo objetivo para la formación de los profesores locales.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBOSSLER, Ana Paulahttp://lattes.cnpq.br/8057568666825657RODRIGUES, Maria dos Anjos Pereira2020-02-17T13:01:48Z2016-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfRODRIGUES, Maria dos Anjos Pereira. 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Linguagem cinematográfica: como os professores reconhecem suas potencialidades como recurso pedagógico nas práticas de ensino RODRIGUES, Maria dos Anjos Pereira Linguagem cinematográfica. Formação de professores. Recurso pedagógico. Ensino e aprendizagem. Lenguaje cinematográfico. Formación de profesores. Recursos pedagógicos. Enseñanza. Aprendizaje. Educação |
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Esta dissertação registra os resultados sobre como os professores reconhecem as potencialidades da linguagem cinematográfica como recurso pedagógico em sua prática de ensino. O contexto da pesquisa se constitui em um curso de formação continuada de professores como espaço de construção e verificação dos saberes do corpo docente, relacionando o cinema às potencialidades que podem se configurar com esse recurso. O curso ocorreu na Casa do Educador Professora Dedê Prais, inaugurada em 2014, lócus formativo para professores da educação básica da Rede Municipal de Ensino de Uberaba/MG. Para atingir os objetivos propostos de compreender como os professores de educação básica reconhecem as potencialidades da linguagem cinematográfica na sala de aula, a pesquisa está estruturada em cinco seções. Na primeira seção apresentamos Narrativas por meio da imagem, na qual é realizado um panorama histórico do surgimento do cinema, sua influência cultural na sociedade contemporânea dos séculos XX e XXI e como se desenvolveu a história do cinema no Brasil e em Uberaba. Na segunda seção foram analisadas as temáticas sobre a Formação de Professores e a importância de pensar em uma formação continuada que contemple os anseios do corpo docente e sua prática no cotidiano escolar. Na terceira seção, apresentamos o desenho da pesquisa, tratando dos Percursos Metodológicos desenvolvidos nesse trabalho na perspectiva da pesquisa qualitativa e a exposição dos objetivos, o instrumento de pesquisa que foi empregado (grupo focal), bem como do desenvolvimento desses procedimentos e de como foi construída a proposta de trabalho. Na quarta seção, apresentamos os resultados da pesquisa, em que analisamos os dados em duas frentes referentes às suas impressões e utilização do cinema na sala de aula, por meio de campos semânticos e das vozes do discurso dos professores. Destacamos dez campos semânticos que abrangem os seguintes aspectos: pedagógicos, referências do universo escolar, a importância da mídia para educação na sociedade contemporânea; a construção do saber, como ele ocorre e como deve ser considerado pelo profissional docente. Deles destacamos que a educação do olhar pode ser empreendida por diversos caminhos, entre eles a vivência de experiências culturais que podem ser o diferencial no processo ensino aprendizagem do aluno. Nas vozes do discurso foram evidenciados os enunciados das participantes do Grupo Focal, elencando as referências que limitam o avançar metodológico da utilização do cinema na sala de aula. São elas: ter acesso e trabalhar com filmes que sejam adequados à faixa etária dos alunos; estabelecer relações entre a mensagem fílmica e os conteúdos trabalhados em sala de aula evidenciando que essas duas frentes são imprescindíveis para utilização desse recurso midiático. Destacamos também outros fatores a partir dos enunciados, como a dificuldade das docentes ao trabalharem fora do padrão tradicional de quadro, giz e aula expositiva além, inclusive, das limitações ao utilizarem recursos tecnológicos. Com o desenvolvimento de nossa pesquisa, foi possível entender como as professoras veem e têm a percepção sobre a linguagem audiovisual como um elemento para dinamizar suas práticas pedagógicas, além da compreensão semântica da linguagem audiovisual como um novo indicativo para formação dos professores locais. |
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2016 |
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RODRIGUES, Maria dos Anjos Pereira. Linguagem cinematográfica: como os professores reconhecem suas potencialidades como recurso pedagógico nas práticas de ensino. 2016. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016. http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/965 |
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RODRIGUES, Maria dos Anjos Pereira. Linguagem cinematográfica: como os professores reconhecem suas potencialidades como recurso pedagógico nas práticas de ensino. 2016. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016. |
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