Distribuições de probabilidade: propostas de atividades para o Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1661 |
Resumo: | A busca por uma educação de qualidade no Brasil é constante na vida do professor, e um dos desafios da educação matemática é despertar o interesse do aluno em aprender os conteúdos do currículo. Ao refletir sobre motivos que geram desinteresse, conclui-se que a falta de conhecimento sobre como os conteúdos são aplicados na realidade é um deles. Assim, existe uma preocupação em associar a realidade do estudante com o conteúdo em estudo, e essa preocupação está presente inclusive na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante disto, este trabalho apresenta propostas de atividades para serem desenvolvidas no Ensino Médio, nas quais são trabalhadas as distribuições de probabilidades, especificamente as distribuições Geométrica, Binomial e Normal, com o objetivo de realizar aplicações de probabilidade em situações reais presentes na vida do aluno. São atividades, aplicáveis, adaptáveis e cumprem habilidades presentes na BNCC. Acredita-se que as mesmas possam contribuir para que professores de matemática proporcionam aos seus alunos uma aprendizagem significativa no ensino de probabilidade. |
id |
UFTM_e6c4bfaa35c9fc18934f3e535f198a92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1661 |
network_acronym_str |
UFTM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository_id_str |
|
spelling |
Distribuições de probabilidade: propostas de atividades para o Ensino MédioProbabilidade.Distribuições de Probabilidade.Educação Matemática.Matemática Aplicada.Probability.Probability Distributions.Mathematics Education.Applied Mathematics.CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA busca por uma educação de qualidade no Brasil é constante na vida do professor, e um dos desafios da educação matemática é despertar o interesse do aluno em aprender os conteúdos do currículo. Ao refletir sobre motivos que geram desinteresse, conclui-se que a falta de conhecimento sobre como os conteúdos são aplicados na realidade é um deles. Assim, existe uma preocupação em associar a realidade do estudante com o conteúdo em estudo, e essa preocupação está presente inclusive na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante disto, este trabalho apresenta propostas de atividades para serem desenvolvidas no Ensino Médio, nas quais são trabalhadas as distribuições de probabilidades, especificamente as distribuições Geométrica, Binomial e Normal, com o objetivo de realizar aplicações de probabilidade em situações reais presentes na vida do aluno. São atividades, aplicáveis, adaptáveis e cumprem habilidades presentes na BNCC. Acredita-se que as mesmas possam contribuir para que professores de matemática proporcionam aos seus alunos uma aprendizagem significativa no ensino de probabilidade.The search for quality education in Brazil is constant in the teacher's life, and one of the challenges of mathematics education is to awaken the student's interest in learning the contents of the curriculum. When reflecting on reasons that generate disinterest, it is concluded that the lack of knowledge about how the contents are applied in reality is one of them. Thus, there is a concern to associate the student's reality with the content under study, and this concern is present even in the National Common Curricular Base (BNCC). In view of this, this work presents proposals for activities to be developed in high school, in which the probability distributions are worked, specifically the Geometric, Binomial and Normal, with the objective carry out probability applications in real situations present in the student's life. They are activities, applicable, adaptable and fulfill the skills present in the BNCC. It is believed that they can contribute to mathematics teachers providing their students with meaningful learning in in probability education.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em MatemáticaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalMARTINS, Alyne Toscano32605057844http://lattes.cnpq.br/8799344239653549FIGUEIREDO, Patrícia Facho2024-02-22T17:08:13Z2021-04-202024-02-22T17:08:13Z2021-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1661porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2024-02-23T02:02:51Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1661Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2024-02-23T02:02:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Distribuições de probabilidade: propostas de atividades para o Ensino Médio |
title |
Distribuições de probabilidade: propostas de atividades para o Ensino Médio |
spellingShingle |
Distribuições de probabilidade: propostas de atividades para o Ensino Médio FIGUEIREDO, Patrícia Facho Probabilidade. Distribuições de Probabilidade. Educação Matemática. Matemática Aplicada. Probability. Probability Distributions. Mathematics Education. Applied Mathematics. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Distribuições de probabilidade: propostas de atividades para o Ensino Médio |
title_full |
Distribuições de probabilidade: propostas de atividades para o Ensino Médio |
title_fullStr |
Distribuições de probabilidade: propostas de atividades para o Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Distribuições de probabilidade: propostas de atividades para o Ensino Médio |
title_sort |
Distribuições de probabilidade: propostas de atividades para o Ensino Médio |
author |
FIGUEIREDO, Patrícia Facho |
author_facet |
FIGUEIREDO, Patrícia Facho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MARTINS, Alyne Toscano 32605057844 http://lattes.cnpq.br/8799344239653549 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FIGUEIREDO, Patrícia Facho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Probabilidade. Distribuições de Probabilidade. Educação Matemática. Matemática Aplicada. Probability. Probability Distributions. Mathematics Education. Applied Mathematics. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Probabilidade. Distribuições de Probabilidade. Educação Matemática. Matemática Aplicada. Probability. Probability Distributions. Mathematics Education. Applied Mathematics. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
A busca por uma educação de qualidade no Brasil é constante na vida do professor, e um dos desafios da educação matemática é despertar o interesse do aluno em aprender os conteúdos do currículo. Ao refletir sobre motivos que geram desinteresse, conclui-se que a falta de conhecimento sobre como os conteúdos são aplicados na realidade é um deles. Assim, existe uma preocupação em associar a realidade do estudante com o conteúdo em estudo, e essa preocupação está presente inclusive na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante disto, este trabalho apresenta propostas de atividades para serem desenvolvidas no Ensino Médio, nas quais são trabalhadas as distribuições de probabilidades, especificamente as distribuições Geométrica, Binomial e Normal, com o objetivo de realizar aplicações de probabilidade em situações reais presentes na vida do aluno. São atividades, aplicáveis, adaptáveis e cumprem habilidades presentes na BNCC. Acredita-se que as mesmas possam contribuir para que professores de matemática proporcionam aos seus alunos uma aprendizagem significativa no ensino de probabilidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-20 2021-04-20 2024-02-22T17:08:13Z 2024-02-22T17:08:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1661 |
url |
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática Brasil UFTM Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática Brasil UFTM Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) instacron:UFTM |
instname_str |
Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
instacron_str |
UFTM |
institution |
UFTM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br |
_version_ |
1813013334284304384 |