O que é ser educador do campo: as representações sociais de acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFTM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VERONESE, Monaíse Cristina Borges Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1234
Resumo: A presente pesquisa caracteriza-se por ser um estudo qualitativo que visa compreender as representações sociais de estudantes, ingressantes e concluintes, do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, quanto a ser “educador do campo”. Procurou-se compreender a influência da licenciatura nas possíveis diferenças das representações sociais entre estes discentes, ingressantes e concluintes, sobre a futura profissão. Buscou-se, também, entender as motivações que levaram os participantes da pesquisa a ingressar neste curso. A Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, foi o aporte teórico/metodológico utilizado na pesquisa. Dentre as várias vertentes desta teoria, utilizou-se a abordagem Culturalista, desenvolvida por Denise Jodelet. Como instrumentos de pesquisa para a construção dos dados, utilizou-se: questionário, entrevista e grupo focal. Para a interpretação das informações, fez-se a triangulação dos dados e analisou-se este material empírico construído por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Diante da fala dos estudantes e fundamentadas na revisão bibliográfica criou-se três categorias globais, são elas: (i) Escolha da Profissão, (ii) Formação e (iii) Dimensão Profissional. Como resultados, sobre a motivação para cursar a LECampo, tanto os concluintes como os ingressantes apresentaram representações sociais semelhantes, ambos os grupos apontaram suas escolhas profissionais como resultado de influências do meio em que vivem e da representação de que este curso oferece uma grande oportunidade de inserção no ensino superior e de mudança de vida para os jovens e adultos do campo. Obteve-se, também, que o curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro influenciou nas representações sociais dos concluintes sobre ser educador do campo. Os concluintes apresentaram representações sociais mais aprofundadas e consistentes sobre a futura profissão do que os ingressantes, relatando inclusive especificidades da profissão, fruto do processo formativo em que estiveram inseridos durante quatro anos. Os dois grupos de participantes afirmaram que o educador do campo é aquele profissional que valoriza o campo e aprofunda nos saberes das comunidades as quais os alunos estão inseridos. Os concluintes, aprofundando, apontaram que o educador do campo amplia a visão de mundo dos alunos, refletindo em sala de aula, assuntos, por exemplo, como as questões socioambientais e políticas que os envolve. Neste sentido, os concluintes afirmaram que o educador do campo não se prende apenas nos conteúdos didáticos, se interessando pela vida de forma geral do aluno. As representações sociais dos concluintes e dos ingressantes sobre ser educador do campo confirmaram-se também na literatura da área.
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spelling O que é ser educador do campo: as representações sociais de acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFTMWhat it means to be an educator in the field: the social representations of academics from the UFTM field education courseEducador do campo.Representação social.Licenciatura em educação do campo.Rural educator.Social representation.Degree in rural education.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa caracteriza-se por ser um estudo qualitativo que visa compreender as representações sociais de estudantes, ingressantes e concluintes, do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, quanto a ser “educador do campo”. Procurou-se compreender a influência da licenciatura nas possíveis diferenças das representações sociais entre estes discentes, ingressantes e concluintes, sobre a futura profissão. Buscou-se, também, entender as motivações que levaram os participantes da pesquisa a ingressar neste curso. A Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, foi o aporte teórico/metodológico utilizado na pesquisa. Dentre as várias vertentes desta teoria, utilizou-se a abordagem Culturalista, desenvolvida por Denise Jodelet. Como instrumentos de pesquisa para a construção dos dados, utilizou-se: questionário, entrevista e grupo focal. Para a interpretação das informações, fez-se a triangulação dos dados e analisou-se este material empírico construído por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Diante da fala dos estudantes e fundamentadas na revisão bibliográfica criou-se três categorias globais, são elas: (i) Escolha da Profissão, (ii) Formação e (iii) Dimensão Profissional. Como resultados, sobre a motivação para cursar a LECampo, tanto os concluintes como os ingressantes apresentaram representações sociais semelhantes, ambos os grupos apontaram suas escolhas profissionais como resultado de influências do meio em que vivem e da representação de que este curso oferece uma grande oportunidade de inserção no ensino superior e de mudança de vida para os jovens e adultos do campo. Obteve-se, também, que o curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro influenciou nas representações sociais dos concluintes sobre ser educador do campo. Os concluintes apresentaram representações sociais mais aprofundadas e consistentes sobre a futura profissão do que os ingressantes, relatando inclusive especificidades da profissão, fruto do processo formativo em que estiveram inseridos durante quatro anos. Os dois grupos de participantes afirmaram que o educador do campo é aquele profissional que valoriza o campo e aprofunda nos saberes das comunidades as quais os alunos estão inseridos. Os concluintes, aprofundando, apontaram que o educador do campo amplia a visão de mundo dos alunos, refletindo em sala de aula, assuntos, por exemplo, como as questões socioambientais e políticas que os envolve. Neste sentido, os concluintes afirmaram que o educador do campo não se prende apenas nos conteúdos didáticos, se interessando pela vida de forma geral do aluno. As representações sociais dos concluintes e dos ingressantes sobre ser educador do campo confirmaram-se também na literatura da área.The present research is characterized by being a qualitative study that aims to understand the social representations of students, freshmen and graduates, of the Degree in Rural Education at the Federal University of Triângulo Mineiro, as to be “Rural Educator”. We sought to understand the influence of the degree in the possible differences in social representations between these students, freshmen and graduates, about the future profession. We also sought to understand the motivations that led research participants to join this course. Serge Moscovici's Theory of Social Representations was the theoretical/methodological contribution used in the research. Among the various aspects of this theory, the Culturalist approach, developed by Denise Jodelet, was used. As research instruments for the construction of the data, it was used: questionnaire, interview and focus group. For the interpretation of the information, the data was triangulated and this empirical material constructed by means of the Content Analysis proposed by Bardin was analyzed. In view of the students' speech and based on the bibliographic review, three global categories were created, namely: (i) Choice of Profession, (ii) Academic Training and (iii) Professional Dimension. As a result, on the motivation to attend LECampo, both graduates and newcomers presented similar social representations, both groups pointed out their professional choices as a result of influences from the environment in which they live and from the representation that this course offers a great opportunity for insertion in higher education and life-changing for young people and adults in the countryside. It was also obtained that the Degree in Rural Education at the Federal University of Triângulo Mineiro influenced the social representations of graduates about being a rural educator. The graduates presented more in-depth and consistent representations about the future profession than the newcomers, even reporting specifics of the profession, as a result of the training process that had been inserted for four years. The two groups of participants stated that the rural educator is that professional who values the field and delves into the knowledge of the communities in which the students are inserted. The graduates, going deeper, pointed out that the rural educator expands the students' worldview, reflecting in the classroom, subjects, for example, such as the socio-environmental and political issues that involve them. In this sense, the graduates affirmed that the rural educator is not only attached to the didactic contents, being interested in the student's life in general. The social representations of graduates and newcomers about being Rural Educator were also confirmed in the literature.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri45962022653http://lattes.cnpq.br/5662197248196394MIRANDA, Camila Lima33703691840http://lattes.cnpq.br/2471790476802441VERONESE, Monaíse Cristina Borges Silva2022-06-20T19:07:55Z2021-04-302022-06-20T19:07:55Z2021-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1234porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T18:57:32Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1234Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T18:57:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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