A controvérsia agroecológica em uma abordagem intercultural de educação científica: a biodiversidade nos discursos de licenciados do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Dayse Kelly
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/978
Resumo: A presente pesquisa se insere no Ensino de Ciências com enfoque numa perspectiva intercultural de Educação Científica, pautada no diálogo e na coexistência dos diversos saberes que permeiam a rotina das salas de aula. Foi realizada com estudantes de uma licenciatura do campo, grupo que cuja chegada à universidade é fruto de muitas lutas e que apresenta especificidades que devem ser consideradas ao se pensar em sua formação. Este trabalho tem como objetivo analisar como se deu a apropriação do conceito de biodiversidade por estes licenciandos do campo por meio da negociação de seus discursos. Partimos de uma intervenção didática produzida em uma disciplina de Ecologia, em que foi abordado o contexto da Agroecologia enquanto tema controverso sociocientífico e, o conceito de biodiversidade, inseridos nas discussões que relacionam Ciência, Tecnologia e Sociedade. Os procedimentos de investigação foram realizados sob o enfoque etnometodológico de pesquisa, que incluiu uma descrição da disciplina e do material produzido pelo professor para os licenciandos; anotações do contexto das aulas em caderno de campo; e gravações das interações discursivas dos licenciandos ocorridas em doze aulas, divididas em dois dias da disciplina, em áudio e vídeo. Selecionamos e transcrevemos os momentos em que haviam ideias relacionadas ao conceito de biodiversidade. Os trechos de interações discursivas selecionados foram divididos em episódios. As interações discursivas analisadas apontaram para um aumento de nível de complexidade da noção do conceito de biodiversidade associado ao engajamento dos sujeitos frente à controvérsia instaurada, com a mediação do professor. Evidenciamos também o cruzamento de fronteiras entre a cultura do cotidiano e a científica, e a apropriação de elementos da ciência escolar relacionados ao conceito em tela.
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spelling A controvérsia agroecológica em uma abordagem intercultural de educação científica: a biodiversidade nos discursos de licenciados do campoEducação científica.Interculturalidade.Educação do campo.Temas controversos sociocientíficos.Agroecologia.Biodiversidade.Scientific education.Interculturality.Rural education.Controversial socio-scientific Issues.Agroecology.Biodiversity.EducaçãoA presente pesquisa se insere no Ensino de Ciências com enfoque numa perspectiva intercultural de Educação Científica, pautada no diálogo e na coexistência dos diversos saberes que permeiam a rotina das salas de aula. Foi realizada com estudantes de uma licenciatura do campo, grupo que cuja chegada à universidade é fruto de muitas lutas e que apresenta especificidades que devem ser consideradas ao se pensar em sua formação. Este trabalho tem como objetivo analisar como se deu a apropriação do conceito de biodiversidade por estes licenciandos do campo por meio da negociação de seus discursos. Partimos de uma intervenção didática produzida em uma disciplina de Ecologia, em que foi abordado o contexto da Agroecologia enquanto tema controverso sociocientífico e, o conceito de biodiversidade, inseridos nas discussões que relacionam Ciência, Tecnologia e Sociedade. Os procedimentos de investigação foram realizados sob o enfoque etnometodológico de pesquisa, que incluiu uma descrição da disciplina e do material produzido pelo professor para os licenciandos; anotações do contexto das aulas em caderno de campo; e gravações das interações discursivas dos licenciandos ocorridas em doze aulas, divididas em dois dias da disciplina, em áudio e vídeo. Selecionamos e transcrevemos os momentos em que haviam ideias relacionadas ao conceito de biodiversidade. Os trechos de interações discursivas selecionados foram divididos em episódios. As interações discursivas analisadas apontaram para um aumento de nível de complexidade da noção do conceito de biodiversidade associado ao engajamento dos sujeitos frente à controvérsia instaurada, com a mediação do professor. Evidenciamos também o cruzamento de fronteiras entre a cultura do cotidiano e a científica, e a apropriação de elementos da ciência escolar relacionados ao conceito em tela.The present work is focused in an intercultural approach in scientific education under the perspective of a group of undergraduate rural students that embraces the dialog and the diversity of knowledge that coexist in the classroom. Those rural students are a specific group that had to lead with a lot difficulties to be in the university, and their life experience must be considered during their academic formation. We aimed to evaluate how undergraduate rural students assimilate the concept of biodiversity through the negotiation of speeches on the agro- ecological controversy. An educational intervention formulated under an intercultural perspective of Science Education was performed in order to bring the discussions about the relationship among Science, Technology and Society in the controversial context of the agro- ecological theme. Investigational procedures were performed under an etnomethodological approach as: the description of the Ecology course and of the educational material that the teacher produced for the classes; annotations of classes’ events; audio and video recordings of the interactions between students along twelve classes split in two days of the course. We chose and transcribed some parts of the speech when students brought thoughts related to the concept of biodiversity. Those fragments of speech were split in episodes. The discursive interactions evaluated showed an increase in complexity of the notion about the biodiversity concept. This increase was related to the involvement of the students in the discussion mediated by the teacher. It is important to highlight that the discursive interactions allowed the students to cross the borders between the daily life culture and the scientific fundamentals, and they were able to assimilate the scientific elements related to the biodiversity concept.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoKATO, Danilo Seithi21568438800http://lattes.cnpq.br/8887588890591886SILVA, Dayse Kelly2020-03-04T18:50:19Z2017-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Dayse Kelly. A controvérsia agroecológica em uma abordagem intercultural de educação científica: a biodiversidade nos discursos de licenciados do campo. 2017. 116f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017 .http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/978porACEVEDO, J. A et al. Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 1-15, 2005. AIKENHEAD, G. S. Educação científica para todos. Tradução de Maria Teresa Oliveira. Portugal: Edições Pedagogo, 2009. ALMEIDA, A.L; CHAMON, E. M. Q. O. Educação do Campo: o estado da arte de teses produzidas entre 2001 a 2011. In: CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 2012, Niterói RJ. Anais... Niterói: 03-06 de set. ANDRADE, E. C. P; CARVALHO, L. M. O pró-álcool e algumas relações CTS concebidas por alunos de 6ª série do Ensino Fundamental. 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Biodiversity.
Educação
description A presente pesquisa se insere no Ensino de Ciências com enfoque numa perspectiva intercultural de Educação Científica, pautada no diálogo e na coexistência dos diversos saberes que permeiam a rotina das salas de aula. Foi realizada com estudantes de uma licenciatura do campo, grupo que cuja chegada à universidade é fruto de muitas lutas e que apresenta especificidades que devem ser consideradas ao se pensar em sua formação. Este trabalho tem como objetivo analisar como se deu a apropriação do conceito de biodiversidade por estes licenciandos do campo por meio da negociação de seus discursos. Partimos de uma intervenção didática produzida em uma disciplina de Ecologia, em que foi abordado o contexto da Agroecologia enquanto tema controverso sociocientífico e, o conceito de biodiversidade, inseridos nas discussões que relacionam Ciência, Tecnologia e Sociedade. Os procedimentos de investigação foram realizados sob o enfoque etnometodológico de pesquisa, que incluiu uma descrição da disciplina e do material produzido pelo professor para os licenciandos; anotações do contexto das aulas em caderno de campo; e gravações das interações discursivas dos licenciandos ocorridas em doze aulas, divididas em dois dias da disciplina, em áudio e vídeo. Selecionamos e transcrevemos os momentos em que haviam ideias relacionadas ao conceito de biodiversidade. Os trechos de interações discursivas selecionados foram divididos em episódios. As interações discursivas analisadas apontaram para um aumento de nível de complexidade da noção do conceito de biodiversidade associado ao engajamento dos sujeitos frente à controvérsia instaurada, com a mediação do professor. Evidenciamos também o cruzamento de fronteiras entre a cultura do cotidiano e a científica, e a apropriação de elementos da ciência escolar relacionados ao conceito em tela.
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