Capim dourado: artes do cerrado e as cosmopolíticas quilombolas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFT |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11612/3874 |
Resumo: | Esta monografia aborda as cosmopolíticas quilombolas, bem como as artes do cerrado que são produzidos com a planta nativa, capim dourado no Jalapão (TO). A cosmopolítica quilombola tem como proposição, a respeito de um alargamento ontológico da política, como propõe Stengers (1997), fundando a possibilidade da luta por direitos e coexistir com realidades múltiplas. Mais do que um domínio específico das evidências, torna-se um princípio de conexão entre heterogêneos (pessoas, animais, plantas, coisas, divindades, valores, simbolizações e etc). O resultado das experiências e dos saberes quilombolas consideram o universo em sua totalidade uma complexa rede de relações que envolvem os seres, naturais e sobrenaturais, integrando-os para uma coletividade. O artesanato produzido com o capim dourado, demonstra o uso da biodiversidade por comunidades tradicionais, e suas peças confeccionadas na região do Jalapão (TO) apresentam valor estético e cultural, reflexo da sensibilidade da população local e de sua relação com a natureza. O estudo busca compreender as relações de rede, as práticas comerciais, os modos de saber-fazer, as cosmologias e a política desta prática artesanal secular. A pesquisa ocorreu no contexto sociocultural da Pandemia da Covid-19, especificamente na Associação de Artesãos, no município de Porto Nacional (TO). O objetivo principal é apresentar as cosmopolíticas artesanais da confecção do artesanato de capim dourado entre os quilombolas e não quilombolas, e levar-nos a refletir os vínculos de arte e artesanato, elaborado por esses artistas. A pesquisa-etnográfica lança o desafio de dar credibilidade aos saberes tradicionais e as habilidades peculiares que compõem a cosmopolítica artesanal do capim dourado. |
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Carvalho, Jessica CardosoChaves, Suiá Omim Arruda de Castro2022-05-11T16:11:53Z2022-05-11T16:11:53Z2022-05-11CARVALHO, Jéssica Cardoso. Capim dourado: artes do cerrado e as cosmopolíticas quilombolas. 2021. 97 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.http://hdl.handle.net/11612/3874Esta monografia aborda as cosmopolíticas quilombolas, bem como as artes do cerrado que são produzidos com a planta nativa, capim dourado no Jalapão (TO). A cosmopolítica quilombola tem como proposição, a respeito de um alargamento ontológico da política, como propõe Stengers (1997), fundando a possibilidade da luta por direitos e coexistir com realidades múltiplas. Mais do que um domínio específico das evidências, torna-se um princípio de conexão entre heterogêneos (pessoas, animais, plantas, coisas, divindades, valores, simbolizações e etc). O resultado das experiências e dos saberes quilombolas consideram o universo em sua totalidade uma complexa rede de relações que envolvem os seres, naturais e sobrenaturais, integrando-os para uma coletividade. O artesanato produzido com o capim dourado, demonstra o uso da biodiversidade por comunidades tradicionais, e suas peças confeccionadas na região do Jalapão (TO) apresentam valor estético e cultural, reflexo da sensibilidade da população local e de sua relação com a natureza. O estudo busca compreender as relações de rede, as práticas comerciais, os modos de saber-fazer, as cosmologias e a política desta prática artesanal secular. A pesquisa ocorreu no contexto sociocultural da Pandemia da Covid-19, especificamente na Associação de Artesãos, no município de Porto Nacional (TO). O objetivo principal é apresentar as cosmopolíticas artesanais da confecção do artesanato de capim dourado entre os quilombolas e não quilombolas, e levar-nos a refletir os vínculos de arte e artesanato, elaborado por esses artistas. A pesquisa-etnográfica lança o desafio de dar credibilidade aos saberes tradicionais e as habilidades peculiares que compõem a cosmopolítica artesanal do capim dourado.This monograph addresses the quilombola cosmopolitics, as well as the arts of the cerrado that are produced with the native plant, golden grass in Jalapão (TO). The quilombola cosmopolitics proposes an ontological expansion of politics, as proposed by Stengers (1997), founding the possibility of the struggle for rights and coexisting with multiple realities. More than a specific domain of evidence, it becomes a connection principle between heterogeneous people (people, animals, plants, things, deities, values, symbolizations, etc.). The result of Quilombola experiences and knowledge considers the universe in its entirety to be a complex network of relationships that involve beings, natural and supernatural, integrating them into a collectivity. The handicraft produced with golden grass demonstrates the use of biodiversity by traditional communities, and its pieces made in the region of Jalapão (TO) have aesthetic and cultural value, reflecting the sensitivity of the local population and their relationship with nature. The study seeks to understand the network relationships, commercial practices, ways of know-how, cosmologies and politics of this secular artisanal practice. The research took place in the sociocultural context of the Covid-19 Pandemic, specifically in the Association of Artisans, in the city of Porto Nacional (TO). The main objective is to present the artisanal cosmopolitics of making golden grass handicrafts among quilombolas and non-quilombolas, and lead us to reflect on the links between art and handicraft elaborated by these artists. Ethnographic research poses the challenge of giving credibility to traditional knowledge and the peculiar abilities that make up the artisanal cosmopolitics of capim dourado.Universidade Federal do TocantinsPorto NacionalCiências SociaisPorto NacionalGraduaçãoAcesso livre.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISCapim DouradoArtesanatoCosmopolíticas QuilombolasGolden GrassCraftsMaroon CosmopoliticsCapim dourado: artes do cerrado e as cosmopolíticas quilombolasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALJessica Cardoso Carvalho - Monografia.pdfJessica Cardoso Carvalho - Monografia.pdfapplication/pdf1245548http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/3874/1/Jessica%20Cardoso%20Carvalho%20-%20Monografia.pdf57f2a2b5e88c3b5e5f64a4ab6a76a3f9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/3874/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTJessica Cardoso Carvalho - Monografia.pdf.txtJessica Cardoso Carvalho - Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain229604http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/3874/3/Jessica%20Cardoso%20Carvalho%20-%20Monografia.pdf.txtbb5410a558889349aa82821ce07d7bb7MD53THUMBNAILJessica Cardoso Carvalho - Monografia.pdf.jpgJessica Cardoso Carvalho - Monografia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1270http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/3874/4/Jessica%20Cardoso%20Carvalho%20-%20Monografia.pdf.jpg63e95bd8175b2169b0a04cbf4391ff65MD5411612/38742022-05-12 15:51:56.499oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2022-05-12T18:51:56Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
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