Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Thayanne da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFT
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11612/6494
Resumo: O artigo aborda o marketing digital relacionado a utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras de Araguaína-TO, com o objetivo geral de analisar de que maneira as mídias sociais podem contribuir para as pequenas empresas identificando as melhores práticas e estratégias utilizadas por elas. Os objetivos específicos consistem em identificar as principais mídias sociais utilizadas, investigar os seus benefícios e verificar os desafios e dificuldades enfrentados pelas pequenas empresas. A pesquisa possui abordagem quantitativa, com análise de dados coletados por meio de questionário on-line. Foram analisados o perfil das respondentes e como o uso de mídias sociais pode ser útil para pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO, no contexto do marketing digital. Observa que as mídias sociais contribuem de uma forma significativa para as pequenas empresas, pois mesmo com todos os desafios enfrentados, essas mulheres aplicam o marketing digital em seu negócio o que contribui para o conhecimento da marca, aumento das vendas e resultados positivos.
id UFT_121d2eaf1f0ab1094b7d729278fcc1ad
oai_identifier_str oai:repositorio.uft.edu.br:11612/6494
network_acronym_str UFT
network_name_str Repositório Institucional da UFT
repository_id_str
spelling Gomes, Thayanne da SilvaMatos, Mariana Ribeiro de2024-02-05T19:55:23Z2024-02-05T19:55:23Z2024-01-05GOMES,Thayanne da Silva. Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO 37f. Trabalho de Conclusão de Curso( Tecnólogo em Logistica ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.http://hdl.handle.net/11612/6494O artigo aborda o marketing digital relacionado a utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras de Araguaína-TO, com o objetivo geral de analisar de que maneira as mídias sociais podem contribuir para as pequenas empresas identificando as melhores práticas e estratégias utilizadas por elas. Os objetivos específicos consistem em identificar as principais mídias sociais utilizadas, investigar os seus benefícios e verificar os desafios e dificuldades enfrentados pelas pequenas empresas. A pesquisa possui abordagem quantitativa, com análise de dados coletados por meio de questionário on-line. Foram analisados o perfil das respondentes e como o uso de mídias sociais pode ser útil para pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO, no contexto do marketing digital. Observa que as mídias sociais contribuem de uma forma significativa para as pequenas empresas, pois mesmo com todos os desafios enfrentados, essas mulheres aplicam o marketing digital em seu negócio o que contribui para o conhecimento da marca, aumento das vendas e resultados positivos.The article addresses digital marketing related to the use of social media as allies of small businesses managed by women entrepreneurs from Araguaína-TO, with the general objective of analyzing how social media can contribute to small businesses by identifying best practices and strategies used by them. The specific objectives consist of identifying the main social media, investigating their benefits, and verifying the challenges and difficulties faced by small companies. The research has a quantitative approach, with analysis of data collected through online conversation. The profile of the interviewees was analyzed and how the use of social media can be useful for small companies managed by women entrepreneurs in the city of Araguaína-TO, in the context of digital marketing. It notes that social media contribute significantly to small businesses, because even with all the challenges faced, these women apply digital marketing in their business, which contributes to brand awareness, increased sales and positive results.Universidade Federal do TocantinsAraguaínaCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICAAraguaínaGraduaçãoThayanne da Silva Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASMarketing digital.Mídias sociais.Empreendedorismo feminino.Pequenas Empresas.Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALTHAYANNE DA SILVA GOMES-TCC-LOGISTICA.pdfTHAYANNE DA SILVA GOMES-TCC-LOGISTICA.pdfapplication/pdf485007http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6494/1/THAYANNE%20DA%20SILVA%20GOMES-TCC-LOGISTICA.pdff400102e2fbefe171da78addda49e7f1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6494/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTTHAYANNE DA SILVA GOMES-TCC-LOGISTICA.pdf.txtTHAYANNE DA SILVA GOMES-TCC-LOGISTICA.pdf.txtExtracted texttext/plain65620http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6494/3/THAYANNE%20DA%20SILVA%20GOMES-TCC-LOGISTICA.pdf.txt0e6ef6e329684eb26a6fb43ae956af5bMD53THUMBNAILTHAYANNE DA SILVA GOMES-TCC-LOGISTICA.pdf.jpgTHAYANNE DA SILVA GOMES-TCC-LOGISTICA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6494/4/THAYANNE%20DA%20SILVA%20GOMES-TCC-LOGISTICA.pdf.jpgeec78ba84a58e75b24c7c6008e111a7fMD5411612/64942024-04-01 03:12:01.436oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2024-04-01T06:12:01Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO
title Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO
spellingShingle Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO
Gomes, Thayanne da Silva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Marketing digital.
Mídias sociais.
Empreendedorismo feminino.
Pequenas Empresas.
title_short Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO
title_full Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO
title_fullStr Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO
title_full_unstemmed Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO
title_sort Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO
author Gomes, Thayanne da Silva
author_facet Gomes, Thayanne da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Thayanne da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matos, Mariana Ribeiro de
contributor_str_mv Matos, Mariana Ribeiro de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Marketing digital.
Mídias sociais.
Empreendedorismo feminino.
Pequenas Empresas.
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing digital.
Mídias sociais.
Empreendedorismo feminino.
Pequenas Empresas.
description O artigo aborda o marketing digital relacionado a utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras de Araguaína-TO, com o objetivo geral de analisar de que maneira as mídias sociais podem contribuir para as pequenas empresas identificando as melhores práticas e estratégias utilizadas por elas. Os objetivos específicos consistem em identificar as principais mídias sociais utilizadas, investigar os seus benefícios e verificar os desafios e dificuldades enfrentados pelas pequenas empresas. A pesquisa possui abordagem quantitativa, com análise de dados coletados por meio de questionário on-line. Foram analisados o perfil das respondentes e como o uso de mídias sociais pode ser útil para pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO, no contexto do marketing digital. Observa que as mídias sociais contribuem de uma forma significativa para as pequenas empresas, pois mesmo com todos os desafios enfrentados, essas mulheres aplicam o marketing digital em seu negócio o que contribui para o conhecimento da marca, aumento das vendas e resultados positivos.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-05T19:55:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-05T19:55:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-01-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES,Thayanne da Silva. Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO 37f. Trabalho de Conclusão de Curso( Tecnólogo em Logistica ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11612/6494
identifier_str_mv GOMES,Thayanne da Silva. Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO 37f. Trabalho de Conclusão de Curso( Tecnólogo em Logistica ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.
url http://hdl.handle.net/11612/6494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Thayanne da Silva Gomes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Thayanne da Silva Gomes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Araguaína
CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Araguaína
Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Araguaína
CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Araguaína
Graduação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFT
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Repositório Institucional da UFT
collection Repositório Institucional da UFT
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6494/1/THAYANNE%20DA%20SILVA%20GOMES-TCC-LOGISTICA.pdf
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6494/2/license.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6494/3/THAYANNE%20DA%20SILVA%20GOMES-TCC-LOGISTICA.pdf.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6494/4/THAYANNE%20DA%20SILVA%20GOMES-TCC-LOGISTICA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f400102e2fbefe171da78addda49e7f1
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
0e6ef6e329684eb26a6fb43ae956af5b
eec78ba84a58e75b24c7c6008e111a7f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br
_version_ 1802111548158640128