Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFT |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11612/6494 |
Resumo: | O artigo aborda o marketing digital relacionado a utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras de Araguaína-TO, com o objetivo geral de analisar de que maneira as mídias sociais podem contribuir para as pequenas empresas identificando as melhores práticas e estratégias utilizadas por elas. Os objetivos específicos consistem em identificar as principais mídias sociais utilizadas, investigar os seus benefícios e verificar os desafios e dificuldades enfrentados pelas pequenas empresas. A pesquisa possui abordagem quantitativa, com análise de dados coletados por meio de questionário on-line. Foram analisados o perfil das respondentes e como o uso de mídias sociais pode ser útil para pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO, no contexto do marketing digital. Observa que as mídias sociais contribuem de uma forma significativa para as pequenas empresas, pois mesmo com todos os desafios enfrentados, essas mulheres aplicam o marketing digital em seu negócio o que contribui para o conhecimento da marca, aumento das vendas e resultados positivos. |
id |
UFT_121d2eaf1f0ab1094b7d729278fcc1ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uft.edu.br:11612/6494 |
network_acronym_str |
UFT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFT |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Thayanne da SilvaMatos, Mariana Ribeiro de2024-02-05T19:55:23Z2024-02-05T19:55:23Z2024-01-05GOMES,Thayanne da Silva. Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO 37f. Trabalho de Conclusão de Curso( Tecnólogo em Logistica ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.http://hdl.handle.net/11612/6494O artigo aborda o marketing digital relacionado a utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras de Araguaína-TO, com o objetivo geral de analisar de que maneira as mídias sociais podem contribuir para as pequenas empresas identificando as melhores práticas e estratégias utilizadas por elas. Os objetivos específicos consistem em identificar as principais mídias sociais utilizadas, investigar os seus benefícios e verificar os desafios e dificuldades enfrentados pelas pequenas empresas. A pesquisa possui abordagem quantitativa, com análise de dados coletados por meio de questionário on-line. Foram analisados o perfil das respondentes e como o uso de mídias sociais pode ser útil para pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO, no contexto do marketing digital. Observa que as mídias sociais contribuem de uma forma significativa para as pequenas empresas, pois mesmo com todos os desafios enfrentados, essas mulheres aplicam o marketing digital em seu negócio o que contribui para o conhecimento da marca, aumento das vendas e resultados positivos.The article addresses digital marketing related to the use of social media as allies of small businesses managed by women entrepreneurs from Araguaína-TO, with the general objective of analyzing how social media can contribute to small businesses by identifying best practices and strategies used by them. The specific objectives consist of identifying the main social media, investigating their benefits, and verifying the challenges and difficulties faced by small companies. The research has a quantitative approach, with analysis of data collected through online conversation. The profile of the interviewees was analyzed and how the use of social media can be useful for small companies managed by women entrepreneurs in the city of Araguaína-TO, in the context of digital marketing. It notes that social media contribute significantly to small businesses, because even with all the challenges faced, these women apply digital marketing in their business, which contributes to brand awareness, increased sales and positive results.Universidade Federal do TocantinsAraguaínaCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICAAraguaínaGraduaçãoThayanne da Silva Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASMarketing digital.Mídias sociais.Empreendedorismo feminino.Pequenas Empresas.Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALTHAYANNE DA SILVA GOMES-TCC-LOGISTICA.pdfTHAYANNE DA SILVA GOMES-TCC-LOGISTICA.pdfapplication/pdf485007http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6494/1/THAYANNE%20DA%20SILVA%20GOMES-TCC-LOGISTICA.pdff400102e2fbefe171da78addda49e7f1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6494/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTTHAYANNE DA SILVA GOMES-TCC-LOGISTICA.pdf.txtTHAYANNE DA SILVA GOMES-TCC-LOGISTICA.pdf.txtExtracted texttext/plain65620http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6494/3/THAYANNE%20DA%20SILVA%20GOMES-TCC-LOGISTICA.pdf.txt0e6ef6e329684eb26a6fb43ae956af5bMD53THUMBNAILTHAYANNE DA SILVA GOMES-TCC-LOGISTICA.pdf.jpgTHAYANNE DA SILVA GOMES-TCC-LOGISTICA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6494/4/THAYANNE%20DA%20SILVA%20GOMES-TCC-LOGISTICA.pdf.jpgeec78ba84a58e75b24c7c6008e111a7fMD5411612/64942024-04-01 03:12:01.436oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2024-04-01T06:12:01Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO |
title |
Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO |
spellingShingle |
Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO Gomes, Thayanne da Silva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Marketing digital. Mídias sociais. Empreendedorismo feminino. Pequenas Empresas. |
title_short |
Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO |
title_full |
Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO |
title_fullStr |
Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO |
title_full_unstemmed |
Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO |
title_sort |
Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO |
author |
Gomes, Thayanne da Silva |
author_facet |
Gomes, Thayanne da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Thayanne da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Matos, Mariana Ribeiro de |
contributor_str_mv |
Matos, Mariana Ribeiro de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Marketing digital. Mídias sociais. Empreendedorismo feminino. Pequenas Empresas. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing digital. Mídias sociais. Empreendedorismo feminino. Pequenas Empresas. |
description |
O artigo aborda o marketing digital relacionado a utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras de Araguaína-TO, com o objetivo geral de analisar de que maneira as mídias sociais podem contribuir para as pequenas empresas identificando as melhores práticas e estratégias utilizadas por elas. Os objetivos específicos consistem em identificar as principais mídias sociais utilizadas, investigar os seus benefícios e verificar os desafios e dificuldades enfrentados pelas pequenas empresas. A pesquisa possui abordagem quantitativa, com análise de dados coletados por meio de questionário on-line. Foram analisados o perfil das respondentes e como o uso de mídias sociais pode ser útil para pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO, no contexto do marketing digital. Observa que as mídias sociais contribuem de uma forma significativa para as pequenas empresas, pois mesmo com todos os desafios enfrentados, essas mulheres aplicam o marketing digital em seu negócio o que contribui para o conhecimento da marca, aumento das vendas e resultados positivos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-05T19:55:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-05T19:55:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-01-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOMES,Thayanne da Silva. Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO 37f. Trabalho de Conclusão de Curso( Tecnólogo em Logistica ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11612/6494 |
identifier_str_mv |
GOMES,Thayanne da Silva. Marketing digital: Utilização das mídias sociais como aliadas das pequenas empresas geridas por mulheres empreendedoras na cidade de Araguaína-TO 37f. Trabalho de Conclusão de Curso( Tecnólogo em Logistica ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023. |
url |
http://hdl.handle.net/11612/6494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Thayanne da Silva Gomes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Thayanne da Silva Gomes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Araguaína Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Araguaína Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFT instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFT |
collection |
Repositório Institucional da UFT |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6494/1/THAYANNE%20DA%20SILVA%20GOMES-TCC-LOGISTICA.pdf http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6494/2/license.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6494/3/THAYANNE%20DA%20SILVA%20GOMES-TCC-LOGISTICA.pdf.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/6494/4/THAYANNE%20DA%20SILVA%20GOMES-TCC-LOGISTICA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f400102e2fbefe171da78addda49e7f1 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 0e6ef6e329684eb26a6fb43ae956af5b eec78ba84a58e75b24c7c6008e111a7f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br |
_version_ |
1802111548158640128 |