Gestão das micro e pequenas empresas: um estudo de caso no município de Cascavel - PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFT |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11612/2602 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar os fatores que influenciam o grau de importância e satisfação dos gestores das micro e pequenas empresas, no Município de Cascavel-PR, com relação aos serviços de contabilidade oferecidos pelos seus respectivos contadores. Adotou-se como metodologia a pesquisa de campo, com entrevistas realizadas no Banco Bradesco entre agosto e dezembro de 2012. A amostra foi composta por 64 (sessenta e quatro) gestores de um universo de 922 (novecentos e vinte e dois). O questionário foi estruturado com perguntas fechadas e escala de avaliação (pontuada de um a nove), que medem o grau de importância e de satisfação dos serviços prestados, utilizando a matriz “importância-satisfação”, desenvolvida por Slack et al (2008). Os principais resultados indicaram que os empresários consideram os fatores pesquisados como sendo importantes na hora da escolha do profissional contábil. A média geral de importância foi de 7,55 pontos. Destacam-se: “Orientação sobre melhor opção tributária para a empresa”, com 7,85 pontos; “Competência técnica: experiência, qualificação e eficiência”, com 7,81 pontos. Quanto ao grau de satisfação a média geral foi de 6,03 pontos. De forma geral, os micros e pequenos empresários de Cascavel estão satisfeitos com os serviços oferecidos pelos profissionais contábeis. |
id |
UFT_4c14dcada17ac76a7f0964667fbfa204 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uft.edu.br:11612/2602 |
network_acronym_str |
UFT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFT |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Nilton Marques deStrassburg, UdoDebiazi, ClaudiomirGarcia, Elias2021-04-082021-04-08T18:06:25Z2021-04-082021-04-08T18:06:25Z2014-11-04OLIVEIRA, Nilton Marques de; STRASSBURG, Udo; DEBIAZI, Claudiomir; GARCIA, Elias. Gestão das micro e pequenas empresas: um estudo de caso no município de Cascavel - PR. Revista de Administração da Ueg, Goiânia, v. 5, n. 3, p. 50-69, dez. 2014.2236 1197http://hdl.handle.net/11612/2602O objetivo deste estudo foi analisar os fatores que influenciam o grau de importância e satisfação dos gestores das micro e pequenas empresas, no Município de Cascavel-PR, com relação aos serviços de contabilidade oferecidos pelos seus respectivos contadores. Adotou-se como metodologia a pesquisa de campo, com entrevistas realizadas no Banco Bradesco entre agosto e dezembro de 2012. A amostra foi composta por 64 (sessenta e quatro) gestores de um universo de 922 (novecentos e vinte e dois). O questionário foi estruturado com perguntas fechadas e escala de avaliação (pontuada de um a nove), que medem o grau de importância e de satisfação dos serviços prestados, utilizando a matriz “importância-satisfação”, desenvolvida por Slack et al (2008). Os principais resultados indicaram que os empresários consideram os fatores pesquisados como sendo importantes na hora da escolha do profissional contábil. A média geral de importância foi de 7,55 pontos. Destacam-se: “Orientação sobre melhor opção tributária para a empresa”, com 7,85 pontos; “Competência técnica: experiência, qualificação e eficiência”, com 7,81 pontos. Quanto ao grau de satisfação a média geral foi de 6,03 pontos. De forma geral, os micros e pequenos empresários de Cascavel estão satisfeitos com os serviços oferecidos pelos profissionais contábeis.This study aimed to analyze the factors that affect the importance degree and managers satisfaction of micro and small companies, in Cascavel City, Paraná State-PR, Bra zil, with respect to bookkeeping services offered by their accountants. The adopted methodol ogy was field research with interviews held in Bradesco Bank, from August to December, 2012. The sample consisted of 64 (sixty four) managers from a universe of 922 (nine hundred twenty-two) people. The questionnaire was structured with closed questions and rating scale (scored from one to nine) measuring the importance degree and services satisfaction, using the "importance-satisfaction" matrix developed by Slack et al. (2008). Results indicated that entrepreneurs consider the studied factors important when choosing the accounting profes sional. The overall meaning value was 7.55 points. The highlights are "Guidance on best tax option for the company" with 7.85 points and "Technical competence - experience, qualifica tions, and efficiency" - with 7.81 points. Regarding the satisfaction degree, the overall aver age was 6.03. In general, the micro and small companies of Cascavel City are satisfied with the services offered by accounting professionals.Revista de Administração da UEGCreative Commonsinfo:eu-repo/semantics/openAccessInformação; Satisfação; Serviços Contábeis; Information; Satisfaction; Accounting ServicesGestão das micro e pequenas empresas: um estudo de caso no município de Cascavel - PRinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2602/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALArtigo de Periódico - Gestão das micro e pequenas empresas um estudo de caso no município de Cascavel - PR.pdfArtigo de Periódico - Gestão das micro e pequenas empresas um estudo de caso no município de Cascavel - PR.pdfapplication/pdf548243http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2602/1/Artigo%20de%20Peri%c3%b3dico%20-%20Gest%c3%a3o%20das%20micro%20e%20pequenas%20empresas%20um%20estudo%20de%20caso%20no%20munic%c3%adpio%20de%20Cascavel%20-%20PR.pdfa3296d12bcfdfc5b35d120f43ff7969aMD51TEXTArtigo de Periódico - Gestão das micro e pequenas empresas um estudo de caso no município de Cascavel - PR.pdf.txtArtigo de Periódico - Gestão das micro e pequenas empresas um estudo de caso no município de Cascavel - PR.pdf.txtExtracted texttext/plain48951http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2602/3/Artigo%20de%20Peri%c3%b3dico%20-%20Gest%c3%a3o%20das%20micro%20e%20pequenas%20empresas%20um%20estudo%20de%20caso%20no%20munic%c3%adpio%20de%20Cascavel%20-%20PR.pdf.txte8168d3fed7ef57950c574b4aad478a4MD53THUMBNAILArtigo de Periódico - Gestão das micro e pequenas empresas um estudo de caso no município de Cascavel - PR.pdf.jpgArtigo de Periódico - Gestão das micro e pequenas empresas um estudo de caso no município de Cascavel - PR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1570http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2602/4/Artigo%20de%20Peri%c3%b3dico%20-%20Gest%c3%a3o%20das%20micro%20e%20pequenas%20empresas%20um%20estudo%20de%20caso%20no%20munic%c3%adpio%20de%20Cascavel%20-%20PR.pdf.jpg1b7e2b4f1fa46d2f1e4b89e283b464e9MD5411612/26022021-04-09 03:01:47.757oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2021-04-09T06:01:47Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão das micro e pequenas empresas: um estudo de caso no município de Cascavel - PR |
title |
Gestão das micro e pequenas empresas: um estudo de caso no município de Cascavel - PR |
spellingShingle |
Gestão das micro e pequenas empresas: um estudo de caso no município de Cascavel - PR Oliveira, Nilton Marques de Informação; Satisfação; Serviços Contábeis; Information; Satisfaction; Accounting Services |
title_short |
Gestão das micro e pequenas empresas: um estudo de caso no município de Cascavel - PR |
title_full |
Gestão das micro e pequenas empresas: um estudo de caso no município de Cascavel - PR |
title_fullStr |
Gestão das micro e pequenas empresas: um estudo de caso no município de Cascavel - PR |
title_full_unstemmed |
Gestão das micro e pequenas empresas: um estudo de caso no município de Cascavel - PR |
title_sort |
Gestão das micro e pequenas empresas: um estudo de caso no município de Cascavel - PR |
author |
Oliveira, Nilton Marques de |
author_facet |
Oliveira, Nilton Marques de Strassburg, Udo Debiazi, Claudiomir Garcia, Elias |
author_role |
author |
author2 |
Strassburg, Udo Debiazi, Claudiomir Garcia, Elias |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Nilton Marques de Strassburg, Udo Debiazi, Claudiomir Garcia, Elias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informação; Satisfação; Serviços Contábeis; Information; Satisfaction; Accounting Services |
topic |
Informação; Satisfação; Serviços Contábeis; Information; Satisfaction; Accounting Services |
description |
O objetivo deste estudo foi analisar os fatores que influenciam o grau de importância e satisfação dos gestores das micro e pequenas empresas, no Município de Cascavel-PR, com relação aos serviços de contabilidade oferecidos pelos seus respectivos contadores. Adotou-se como metodologia a pesquisa de campo, com entrevistas realizadas no Banco Bradesco entre agosto e dezembro de 2012. A amostra foi composta por 64 (sessenta e quatro) gestores de um universo de 922 (novecentos e vinte e dois). O questionário foi estruturado com perguntas fechadas e escala de avaliação (pontuada de um a nove), que medem o grau de importância e de satisfação dos serviços prestados, utilizando a matriz “importância-satisfação”, desenvolvida por Slack et al (2008). Os principais resultados indicaram que os empresários consideram os fatores pesquisados como sendo importantes na hora da escolha do profissional contábil. A média geral de importância foi de 7,55 pontos. Destacam-se: “Orientação sobre melhor opção tributária para a empresa”, com 7,85 pontos; “Competência técnica: experiência, qualificação e eficiência”, com 7,81 pontos. Quanto ao grau de satisfação a média geral foi de 6,03 pontos. De forma geral, os micros e pequenos empresários de Cascavel estão satisfeitos com os serviços oferecidos pelos profissionais contábeis. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-11-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-08 2021-04-08T18:06:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-08 2021-04-08T18:06:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Nilton Marques de; STRASSBURG, Udo; DEBIAZI, Claudiomir; GARCIA, Elias. Gestão das micro e pequenas empresas: um estudo de caso no município de Cascavel - PR. Revista de Administração da Ueg, Goiânia, v. 5, n. 3, p. 50-69, dez. 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11612/2602 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2236 1197 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Nilton Marques de; STRASSBURG, Udo; DEBIAZI, Claudiomir; GARCIA, Elias. Gestão das micro e pequenas empresas: um estudo de caso no município de Cascavel - PR. Revista de Administração da Ueg, Goiânia, v. 5, n. 3, p. 50-69, dez. 2014. 2236 1197 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/2602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de Administração da UEG |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Creative Commons info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Creative Commons |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFT instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFT |
collection |
Repositório Institucional da UFT |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2602/2/license.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2602/1/Artigo%20de%20Peri%c3%b3dico%20-%20Gest%c3%a3o%20das%20micro%20e%20pequenas%20empresas%20um%20estudo%20de%20caso%20no%20munic%c3%adpio%20de%20Cascavel%20-%20PR.pdf http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2602/3/Artigo%20de%20Peri%c3%b3dico%20-%20Gest%c3%a3o%20das%20micro%20e%20pequenas%20empresas%20um%20estudo%20de%20caso%20no%20munic%c3%adpio%20de%20Cascavel%20-%20PR.pdf.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2602/4/Artigo%20de%20Peri%c3%b3dico%20-%20Gest%c3%a3o%20das%20micro%20e%20pequenas%20empresas%20um%20estudo%20de%20caso%20no%20munic%c3%adpio%20de%20Cascavel%20-%20PR.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 a3296d12bcfdfc5b35d120f43ff7969a e8168d3fed7ef57950c574b4aad478a4 1b7e2b4f1fa46d2f1e4b89e283b464e9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br |
_version_ |
1813912815022374912 |