O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARREIRO, Sevérina Bandeira de Sousa.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15285
Resumo: Diante da globalização e a concorrência a qual as organizações estão inseridas, o grande desafio dos prestadores de serviço e atender as expectativas de seus clientes. Para isso faz-se necessário, oferecer serviços de qualidade. Assim este trabalho teve por objetivo investigar como os empresários das micros e pequenas empresas da cidade de Pombal, percebem os serviços prestados pelos contadores. Foi feita uma analise sobre os aspectos relevantes dos serviços contábeis no contexto da qualidade com ênfase na confiabilidade e desempenho no atendimento aos seus clientes. O método utilizado no desenvolvimento desta pesquisa foi o método quantitativo. Foi executada pesquisa descritiva por meio da aplicação de questionários, direcionado aos micros e pequenos empresários da cidade de Pombal - PB. O questionário foi construído com questões objetivas sobre a temática, de forma a facilitar a investigação. O trabalho concluiu que os empresários das micros e pequenas empresas da cidade de Pombal - PB, tem uma percepção contraditória em relação aos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade daquela cidade, uma vez que em algumas circunstancias falta uma opinião definida em relação a esses serviços. Igualmente que os contadores são vistos como profissionais que executam atividades voltadas apenas para as obrigações fiscais das empresas, o que demonstra uma falta de conhecimento dos empresários locais sobre as demais atividades destes profissionais.
id UFCG_b96511fe28fd58838b967b1208de7792
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/15285
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade.The accounting service: a study on the perception of micro and small businessmen in the city of Pombal-PB about the quality of services provided by accounting professionals.QualidadeSatisfaçãoServiçosQualitySatisfactionServicesCiências ContábeisDiante da globalização e a concorrência a qual as organizações estão inseridas, o grande desafio dos prestadores de serviço e atender as expectativas de seus clientes. Para isso faz-se necessário, oferecer serviços de qualidade. Assim este trabalho teve por objetivo investigar como os empresários das micros e pequenas empresas da cidade de Pombal, percebem os serviços prestados pelos contadores. Foi feita uma analise sobre os aspectos relevantes dos serviços contábeis no contexto da qualidade com ênfase na confiabilidade e desempenho no atendimento aos seus clientes. O método utilizado no desenvolvimento desta pesquisa foi o método quantitativo. Foi executada pesquisa descritiva por meio da aplicação de questionários, direcionado aos micros e pequenos empresários da cidade de Pombal - PB. O questionário foi construído com questões objetivas sobre a temática, de forma a facilitar a investigação. O trabalho concluiu que os empresários das micros e pequenas empresas da cidade de Pombal - PB, tem uma percepção contraditória em relação aos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade daquela cidade, uma vez que em algumas circunstancias falta uma opinião definida em relação a esses serviços. Igualmente que os contadores são vistos como profissionais que executam atividades voltadas apenas para as obrigações fiscais das empresas, o que demonstra uma falta de conhecimento dos empresários locais sobre as demais atividades destes profissionais.In the face of globalisation and competition which organizations are inserted, the great challenge of service providers is to meet the expectations of its customers. For this it is necessary, offer quality services. So this work aims to investigate how entrepreneurs of micro and small enterprises of the city of Pombal, realize the services provided by the counters. A review was made on the relevant aspects of accounting services in the context of quality with emphasis on reliability and performance in serving their customers. The method used in the development of this research was the quantitative method. Descriptive search was executed through the application of questionnaires, targeted at micro and small entrepreneurs of the city of Pombal-PB. The questionnaire was built with objective on the thematic issues to facilitate research. The work concluded that entrepreneurs of micro and small enterprises of the city of Pombal-PB, have a contradictory perception in relation to services provided by accounting professionals that city, since in some circumstances lack a set opinion in relation to those services. Also that the counters are seen as professionals who perform activities geared only to company tax obligations, which demonstrates a lack of knowledge of local entrepreneurs on the other activities of these professionals.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGRODRIGUES, Marconi Araújo.RODRIGUES, M. A.MELO, Janaina Ferreira Marques de.DELFINO, Islânia Andrade de Lira.MARREIRO, Sevérina Bandeira de Sousa.20102020-09-16T10:15:52Z2020-09-162020-09-16T10:15:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15285MARREIRO, Sevérina Bandeira de Sousa. O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade. 2010. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-04T20:18:12Zoai:localhost:riufcg/15285Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-04T20:18:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade.
The accounting service: a study on the perception of micro and small businessmen in the city of Pombal-PB about the quality of services provided by accounting professionals.
title O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade.
spellingShingle O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade.
MARREIRO, Sevérina Bandeira de Sousa.
Qualidade
Satisfação
Serviços
Quality
Satisfaction
Services
Ciências Contábeis
title_short O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade.
title_full O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade.
title_fullStr O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade.
title_full_unstemmed O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade.
title_sort O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade.
author MARREIRO, Sevérina Bandeira de Sousa.
author_facet MARREIRO, Sevérina Bandeira de Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RODRIGUES, Marconi Araújo.
RODRIGUES, M. A.
MELO, Janaina Ferreira Marques de.
DELFINO, Islânia Andrade de Lira.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARREIRO, Sevérina Bandeira de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Satisfação
Serviços
Quality
Satisfaction
Services
Ciências Contábeis
topic Qualidade
Satisfação
Serviços
Quality
Satisfaction
Services
Ciências Contábeis
description Diante da globalização e a concorrência a qual as organizações estão inseridas, o grande desafio dos prestadores de serviço e atender as expectativas de seus clientes. Para isso faz-se necessário, oferecer serviços de qualidade. Assim este trabalho teve por objetivo investigar como os empresários das micros e pequenas empresas da cidade de Pombal, percebem os serviços prestados pelos contadores. Foi feita uma analise sobre os aspectos relevantes dos serviços contábeis no contexto da qualidade com ênfase na confiabilidade e desempenho no atendimento aos seus clientes. O método utilizado no desenvolvimento desta pesquisa foi o método quantitativo. Foi executada pesquisa descritiva por meio da aplicação de questionários, direcionado aos micros e pequenos empresários da cidade de Pombal - PB. O questionário foi construído com questões objetivas sobre a temática, de forma a facilitar a investigação. O trabalho concluiu que os empresários das micros e pequenas empresas da cidade de Pombal - PB, tem uma percepção contraditória em relação aos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade daquela cidade, uma vez que em algumas circunstancias falta uma opinião definida em relação a esses serviços. Igualmente que os contadores são vistos como profissionais que executam atividades voltadas apenas para as obrigações fiscais das empresas, o que demonstra uma falta de conhecimento dos empresários locais sobre as demais atividades destes profissionais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2020-09-16T10:15:52Z
2020-09-16
2020-09-16T10:15:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15285
MARREIRO, Sevérina Bandeira de Sousa. O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade. 2010. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15285
identifier_str_mv MARREIRO, Sevérina Bandeira de Sousa. O serviço contábil: um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários da cidade de Pombal-PB acerca da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade. 2010. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744463302492160