O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFT |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11612/4524 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo o estudo dos efeitos do ceticismo do consumidor e provar a hipótese de que se um dado anúncio contiver em seu conteúdo algum artifício que gere sentimento de culpa, o mesmo terá efeito anulador do ceticismo contido no consumidor. Para provar tal hipótese, fora realizado um experimento científico onde os participantes tiveram acesso a um link que os direcionaram para um de dois destinos possíveis, o primeiro a um anúncio com conotação de culpa e o outro a um anúncio sem conotação de culpa. Depois os mesmos foram submetidos a um questionário que serviu de base para elaboração deste estudo. Após a coleta e interpretação dos dados, foi comprovado que mensagens com conotação de culpa foram melhor aceitas por participantes com alto nível de ceticismo. |
id |
UFT_568d288c20d7923f80655ece48fbd4a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uft.edu.br:11612/4524 |
network_acronym_str |
UFT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFT |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Jairo LeiteSouza, Warton da Silva2023-01-25T18:48:58Z2023-01-25T18:48:58Z2023-01-25NASCIMENTO, Jairo Leite. O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor. 2016. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.http://hdl.handle.net/11612/4524Este artigo tem como objetivo o estudo dos efeitos do ceticismo do consumidor e provar a hipótese de que se um dado anúncio contiver em seu conteúdo algum artifício que gere sentimento de culpa, o mesmo terá efeito anulador do ceticismo contido no consumidor. Para provar tal hipótese, fora realizado um experimento científico onde os participantes tiveram acesso a um link que os direcionaram para um de dois destinos possíveis, o primeiro a um anúncio com conotação de culpa e o outro a um anúncio sem conotação de culpa. Depois os mesmos foram submetidos a um questionário que serviu de base para elaboração deste estudo. Após a coleta e interpretação dos dados, foi comprovado que mensagens com conotação de culpa foram melhor aceitas por participantes com alto nível de ceticismo.This article aims to study consumer skepticism effects and prove the hypothesis that if a given ad contains some content on your device that generates guilt, it will have canceller effect of skepticism contained in the consumer. To prove this hypothesis, we carried out a scientific experiment where participants had access to a link that directed to one of two possible destinations, the first to an ad with guilt connotation and the other to an ad without connotation of guilt. After they were submitted to a questionnaire that formed the basis for preparation of this study. After the collection and interpretation of data, it was confirmed that messages connotation of guilt was better accepted by participants with a high level of skepticism.Universidade Federal do TocantinsAraguaínaCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICAAraguaínaGraduaçãoAcesso livre.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::OUTROSCulpaCeticismoConsumidorGuiltSkepticismConsumer.O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALJAIRO LEITE NASCIMENTO - TCC - LOGÍSTICA.pdfJAIRO LEITE NASCIMENTO - TCC - LOGÍSTICA.pdfapplication/pdf705051http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4524/1/JAIRO%20LEITE%20NASCIMENTO%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdfbc6287c00c05364cbbd017b857704317MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4524/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTJAIRO LEITE NASCIMENTO - TCC - LOGÍSTICA.pdf.txtJAIRO LEITE NASCIMENTO - TCC - LOGÍSTICA.pdf.txtExtracted texttext/plain39049http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4524/3/JAIRO%20LEITE%20NASCIMENTO%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.txt6aeda6aec041b03be7471bbde5bc3f94MD53THUMBNAILJAIRO LEITE NASCIMENTO - TCC - LOGÍSTICA.pdf.jpgJAIRO LEITE NASCIMENTO - TCC - LOGÍSTICA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1149http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4524/4/JAIRO%20LEITE%20NASCIMENTO%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.jpg91ddffef8549e3a261029cd648f1089eMD5411612/45242023-01-31 16:59:54.82oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2023-01-31T19:59:54Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor. |
title |
O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor. |
spellingShingle |
O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor. Nascimento, Jairo Leite CNPQ::OUTROS Culpa Ceticismo Consumidor Guilt Skepticism Consumer. |
title_short |
O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor. |
title_full |
O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor. |
title_fullStr |
O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor. |
title_full_unstemmed |
O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor. |
title_sort |
O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor. |
author |
Nascimento, Jairo Leite |
author_facet |
Nascimento, Jairo Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Jairo Leite |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Warton da Silva |
contributor_str_mv |
Souza, Warton da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS |
topic |
CNPQ::OUTROS Culpa Ceticismo Consumidor Guilt Skepticism Consumer. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Culpa Ceticismo Consumidor Guilt Skepticism Consumer. |
description |
Este artigo tem como objetivo o estudo dos efeitos do ceticismo do consumidor e provar a hipótese de que se um dado anúncio contiver em seu conteúdo algum artifício que gere sentimento de culpa, o mesmo terá efeito anulador do ceticismo contido no consumidor. Para provar tal hipótese, fora realizado um experimento científico onde os participantes tiveram acesso a um link que os direcionaram para um de dois destinos possíveis, o primeiro a um anúncio com conotação de culpa e o outro a um anúncio sem conotação de culpa. Depois os mesmos foram submetidos a um questionário que serviu de base para elaboração deste estudo. Após a coleta e interpretação dos dados, foi comprovado que mensagens com conotação de culpa foram melhor aceitas por participantes com alto nível de ceticismo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-25T18:48:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-25T18:48:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Jairo Leite. O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor. 2016. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11612/4524 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Jairo Leite. O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor. 2016. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11612/4524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Acesso livre. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Acesso livre. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Araguaína Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Araguaína Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFT instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFT |
collection |
Repositório Institucional da UFT |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4524/1/JAIRO%20LEITE%20NASCIMENTO%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4524/2/license.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4524/3/JAIRO%20LEITE%20NASCIMENTO%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4524/4/JAIRO%20LEITE%20NASCIMENTO%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bc6287c00c05364cbbd017b857704317 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 6aeda6aec041b03be7471bbde5bc3f94 91ddffef8549e3a261029cd648f1089e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br |
_version_ |
1813912800137838592 |