O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Jairo Leite
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFT
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11612/4524
Resumo: Este artigo tem como objetivo o estudo dos efeitos do ceticismo do consumidor e provar a hipótese de que se um dado anúncio contiver em seu conteúdo algum artifício que gere sentimento de culpa, o mesmo terá efeito anulador do ceticismo contido no consumidor. Para provar tal hipótese, fora realizado um experimento científico onde os participantes tiveram acesso a um link que os direcionaram para um de dois destinos possíveis, o primeiro a um anúncio com conotação de culpa e o outro a um anúncio sem conotação de culpa. Depois os mesmos foram submetidos a um questionário que serviu de base para elaboração deste estudo. Após a coleta e interpretação dos dados, foi comprovado que mensagens com conotação de culpa foram melhor aceitas por participantes com alto nível de ceticismo.
id UFT_568d288c20d7923f80655ece48fbd4a4
oai_identifier_str oai:repositorio.uft.edu.br:11612/4524
network_acronym_str UFT
network_name_str Repositório Institucional da UFT
repository_id_str
spelling Nascimento, Jairo LeiteSouza, Warton da Silva2023-01-25T18:48:58Z2023-01-25T18:48:58Z2023-01-25NASCIMENTO, Jairo Leite. O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor. 2016. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.http://hdl.handle.net/11612/4524Este artigo tem como objetivo o estudo dos efeitos do ceticismo do consumidor e provar a hipótese de que se um dado anúncio contiver em seu conteúdo algum artifício que gere sentimento de culpa, o mesmo terá efeito anulador do ceticismo contido no consumidor. Para provar tal hipótese, fora realizado um experimento científico onde os participantes tiveram acesso a um link que os direcionaram para um de dois destinos possíveis, o primeiro a um anúncio com conotação de culpa e o outro a um anúncio sem conotação de culpa. Depois os mesmos foram submetidos a um questionário que serviu de base para elaboração deste estudo. Após a coleta e interpretação dos dados, foi comprovado que mensagens com conotação de culpa foram melhor aceitas por participantes com alto nível de ceticismo.This article aims to study consumer skepticism effects and prove the hypothesis that if a given ad contains some content on your device that generates guilt, it will have canceller effect of skepticism contained in the consumer. To prove this hypothesis, we carried out a scientific experiment where participants had access to a link that directed to one of two possible destinations, the first to an ad with guilt connotation and the other to an ad without connotation of guilt. After they were submitted to a questionnaire that formed the basis for preparation of this study. After the collection and interpretation of data, it was confirmed that messages connotation of guilt was better accepted by participants with a high level of skepticism.Universidade Federal do TocantinsAraguaínaCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICAAraguaínaGraduaçãoAcesso livre.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::OUTROSCulpaCeticismoConsumidorGuiltSkepticismConsumer.O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALJAIRO LEITE NASCIMENTO - TCC - LOGÍSTICA.pdfJAIRO LEITE NASCIMENTO - TCC - LOGÍSTICA.pdfapplication/pdf705051http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4524/1/JAIRO%20LEITE%20NASCIMENTO%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdfbc6287c00c05364cbbd017b857704317MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4524/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTJAIRO LEITE NASCIMENTO - TCC - LOGÍSTICA.pdf.txtJAIRO LEITE NASCIMENTO - TCC - LOGÍSTICA.pdf.txtExtracted texttext/plain39049http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4524/3/JAIRO%20LEITE%20NASCIMENTO%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.txt6aeda6aec041b03be7471bbde5bc3f94MD53THUMBNAILJAIRO LEITE NASCIMENTO - TCC - LOGÍSTICA.pdf.jpgJAIRO LEITE NASCIMENTO - TCC - LOGÍSTICA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1149http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4524/4/JAIRO%20LEITE%20NASCIMENTO%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.jpg91ddffef8549e3a261029cd648f1089eMD5411612/45242023-01-31 16:59:54.82oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2023-01-31T19:59:54Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor.
title O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor.
spellingShingle O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor.
Nascimento, Jairo Leite
CNPQ::OUTROS
Culpa
Ceticismo
Consumidor
Guilt
Skepticism
Consumer.
title_short O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor.
title_full O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor.
title_fullStr O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor.
title_full_unstemmed O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor.
title_sort O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor.
author Nascimento, Jairo Leite
author_facet Nascimento, Jairo Leite
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Jairo Leite
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Warton da Silva
contributor_str_mv Souza, Warton da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS
topic CNPQ::OUTROS
Culpa
Ceticismo
Consumidor
Guilt
Skepticism
Consumer.
dc.subject.por.fl_str_mv Culpa
Ceticismo
Consumidor
Guilt
Skepticism
Consumer.
description Este artigo tem como objetivo o estudo dos efeitos do ceticismo do consumidor e provar a hipótese de que se um dado anúncio contiver em seu conteúdo algum artifício que gere sentimento de culpa, o mesmo terá efeito anulador do ceticismo contido no consumidor. Para provar tal hipótese, fora realizado um experimento científico onde os participantes tiveram acesso a um link que os direcionaram para um de dois destinos possíveis, o primeiro a um anúncio com conotação de culpa e o outro a um anúncio sem conotação de culpa. Depois os mesmos foram submetidos a um questionário que serviu de base para elaboração deste estudo. Após a coleta e interpretação dos dados, foi comprovado que mensagens com conotação de culpa foram melhor aceitas por participantes com alto nível de ceticismo.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-25T18:48:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-25T18:48:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Jairo Leite. O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor. 2016. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11612/4524
identifier_str_mv NASCIMENTO, Jairo Leite. O efeito moderador da culpa no ceticismo do consumidor. 2016. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
url http://hdl.handle.net/11612/4524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso livre.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso livre.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Araguaína
CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Araguaína
Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Araguaína
CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Araguaína
Graduação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFT
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Repositório Institucional da UFT
collection Repositório Institucional da UFT
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4524/1/JAIRO%20LEITE%20NASCIMENTO%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4524/2/license.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4524/3/JAIRO%20LEITE%20NASCIMENTO%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4524/4/JAIRO%20LEITE%20NASCIMENTO%20-%20TCC%20-%20LOG%c3%8dSTICA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bc6287c00c05364cbbd017b857704317
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
6aeda6aec041b03be7471bbde5bc3f94
91ddffef8549e3a261029cd648f1089e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br
_version_ 1813912800137838592