Gestão Do Relacionamento Com O Cliente: Um Estudo Aplicado Em Academias Do Município De Palmas - TO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felix, Luis Felipe de Noronha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFT
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11612/3644
Resumo: Com a crescente disputa entre empresas para se conseguir a excelência no mercado, o desenvolvimento de técnicas para a conquista e retenção dos consumidores vem cada vez mais se desenvolvendo. Assim, é notável o esforço das empresas na busca de sobreviver no mercado ou até mesmo de se sobressair diante da concorrência, com foco na retenção dos clientes. Para tanto, a gestão do relacionamento com o cliente surge como uma maneira de focalizar nos seus clientes, para conhece-los e fornecê-los um serviço ou produto que os deixará satisfeitos e os reterão na empresa. Nesse sentido, esse estudo procurou identificar a percepção da gestão relacionamento com o cliente nas academias de Palmas -TO, por ser um ramo bem concorrido na cidade. A pesquisa foi do tipo descritiva e exploratória, com abordagem de estudo de cunho quantitativo. Utilizou-se de um questionário já pré-aprovado, mas com itens adaptados à realidade das academias do município sede da pesquisa. Questionário esse, dividido em duas partes, a primeira com alternativas de resposta dispostas em escala Likert de 7 pontos, já a segunda parte verificou por meio de 3 perguntas os itens considerados essenciais para os alunos das academias. Com base na pesquisa, pôde-se concluir que as academias analisadas apresentam uma boa gestão do relacionamento com o cliente, pelo fato de, segundo os alunos, se encontrar com certa facilidade os itens que os geram satisfação nas academias. Em relação aos itens de relevância e essenciais para os clientes destacaram-se itens como atendimento e infraestrutura e comprometimento com os clientes. Serviços agregadores de valor manuseados por meio do up-selling e cross-selling dividiram opiniões, o quesito preço foi um item atrativo com os subitens formas de pagamento e promoções e os itens voltados para tecnologia se demonstraram ser pouco relevantes ou não essenciais para a retenção dos alunos.
id UFT_5da8772e09fdddeae56c2bd6adaabd30
oai_identifier_str oai:repositorio.uft.edu.br:11612/3644
network_acronym_str UFT
network_name_str Repositório Institucional da UFT
repository_id_str
spelling Felix, Luis Felipe de NoronhaSilva, André Pugliese da2022-02-23T21:22:56Z2022-02-23T21:22:56Z2019FELIX, Luis Felipe de Noronha. Gestão Do Relacionamento Com O Cliente: Um Estudo Aplicado Em Academias Do Município De Palmas - TO. 84Fl. Monografia. Curso de Administração. Universidade Federal do Tocantins. Campus de Palmas. 2019.http://hdl.handle.net/11612/3644Com a crescente disputa entre empresas para se conseguir a excelência no mercado, o desenvolvimento de técnicas para a conquista e retenção dos consumidores vem cada vez mais se desenvolvendo. Assim, é notável o esforço das empresas na busca de sobreviver no mercado ou até mesmo de se sobressair diante da concorrência, com foco na retenção dos clientes. Para tanto, a gestão do relacionamento com o cliente surge como uma maneira de focalizar nos seus clientes, para conhece-los e fornecê-los um serviço ou produto que os deixará satisfeitos e os reterão na empresa. Nesse sentido, esse estudo procurou identificar a percepção da gestão relacionamento com o cliente nas academias de Palmas -TO, por ser um ramo bem concorrido na cidade. A pesquisa foi do tipo descritiva e exploratória, com abordagem de estudo de cunho quantitativo. Utilizou-se de um questionário já pré-aprovado, mas com itens adaptados à realidade das academias do município sede da pesquisa. Questionário esse, dividido em duas partes, a primeira com alternativas de resposta dispostas em escala Likert de 7 pontos, já a segunda parte verificou por meio de 3 perguntas os itens considerados essenciais para os alunos das academias. Com base na pesquisa, pôde-se concluir que as academias analisadas apresentam uma boa gestão do relacionamento com o cliente, pelo fato de, segundo os alunos, se encontrar com certa facilidade os itens que os geram satisfação nas academias. Em relação aos itens de relevância e essenciais para os clientes destacaram-se itens como atendimento e infraestrutura e comprometimento com os clientes. Serviços agregadores de valor manuseados por meio do up-selling e cross-selling dividiram opiniões, o quesito preço foi um item atrativo com os subitens formas de pagamento e promoções e os itens voltados para tecnologia se demonstraram ser pouco relevantes ou não essenciais para a retenção dos alunos.With the growing competition between companies for excellence in the market, the development of techniques for conquering and retaining consumers is increasingly developing. Thus, it is noteworthy the companies' efforts to survive in the market or even to stand out against the competition, focusing on customer retention. To this end, customer relationship management comes as a way of focusing on your customers, getting to know them and providing them with a service or product that will make them happy and retain them in the company. In this sense, this study sought to identify the perception of customer relationship management in the academies of Palmas -TO, as it is a well-attended branch in the city. The research was descriptive and exploratory, with a quantitative study approach. It was used a preapproved questionnaire, but with items adapted to the reality of the gyms of the municipality where the research was conducted. This questionnaire, divided into two parts, the first with 7- point Likert scale response alternatives, and the second, through 3 questions, checked the items considered essential for academy students. Based on the research, it could be concluded that the analyzed academies have a good customer relationship management, because, according to the students, the items that generate them satisfaction in the academies are easily found. Regarding the items of relevance and essential for customers, the highlights were services and infrastructure and commitment to customers. Value-adding services handled through up-selling and cross-selling shared opinions, price was an attractive item with sub-forms of payment and promotions, and technology-driven items proved to be of little relevance or not essential for retention. from the students.Universidade Federal do TocantinsPalmasAdministraçãoPalmasGraduaçãoAcesso Livre.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASMarketingGestão do relacionamento com o cliente (CRM)AcademiasGestão Do Relacionamento Com O Cliente: Um Estudo Aplicado Em Academias Do Município De Palmas - TOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALLuis Felipe de Noronha Felix- TCC.pdfLuis Felipe de Noronha Felix- TCC.pdfapplication/pdf1328982http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/3644/1/Luis%20Felipe%20de%20Noronha%20Felix-%20TCC.pdfd79c9b83b57d7bf65cb878acd40f999aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/3644/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTLuis Felipe de Noronha Felix- TCC.pdf.txtLuis Felipe de Noronha Felix- TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain157983http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/3644/3/Luis%20Felipe%20de%20Noronha%20Felix-%20TCC.pdf.txtfb5d6cce7ea73d173c3733b5b6ff3c72MD53THUMBNAILLuis Felipe de Noronha Felix- TCC.pdf.jpgLuis Felipe de Noronha Felix- TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1244http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/3644/4/Luis%20Felipe%20de%20Noronha%20Felix-%20TCC.pdf.jpgbc27b0cb9c9ac686ee4edd6704bce81aMD5411612/36442022-02-24 03:01:07.986oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2022-02-24T06:01:07Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão Do Relacionamento Com O Cliente: Um Estudo Aplicado Em Academias Do Município De Palmas - TO
title Gestão Do Relacionamento Com O Cliente: Um Estudo Aplicado Em Academias Do Município De Palmas - TO
spellingShingle Gestão Do Relacionamento Com O Cliente: Um Estudo Aplicado Em Academias Do Município De Palmas - TO
Felix, Luis Felipe de Noronha
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Marketing
Gestão do relacionamento com o cliente (CRM)
Academias
title_short Gestão Do Relacionamento Com O Cliente: Um Estudo Aplicado Em Academias Do Município De Palmas - TO
title_full Gestão Do Relacionamento Com O Cliente: Um Estudo Aplicado Em Academias Do Município De Palmas - TO
title_fullStr Gestão Do Relacionamento Com O Cliente: Um Estudo Aplicado Em Academias Do Município De Palmas - TO
title_full_unstemmed Gestão Do Relacionamento Com O Cliente: Um Estudo Aplicado Em Academias Do Município De Palmas - TO
title_sort Gestão Do Relacionamento Com O Cliente: Um Estudo Aplicado Em Academias Do Município De Palmas - TO
author Felix, Luis Felipe de Noronha
author_facet Felix, Luis Felipe de Noronha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felix, Luis Felipe de Noronha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, André Pugliese da
contributor_str_mv Silva, André Pugliese da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Marketing
Gestão do relacionamento com o cliente (CRM)
Academias
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Gestão do relacionamento com o cliente (CRM)
Academias
description Com a crescente disputa entre empresas para se conseguir a excelência no mercado, o desenvolvimento de técnicas para a conquista e retenção dos consumidores vem cada vez mais se desenvolvendo. Assim, é notável o esforço das empresas na busca de sobreviver no mercado ou até mesmo de se sobressair diante da concorrência, com foco na retenção dos clientes. Para tanto, a gestão do relacionamento com o cliente surge como uma maneira de focalizar nos seus clientes, para conhece-los e fornecê-los um serviço ou produto que os deixará satisfeitos e os reterão na empresa. Nesse sentido, esse estudo procurou identificar a percepção da gestão relacionamento com o cliente nas academias de Palmas -TO, por ser um ramo bem concorrido na cidade. A pesquisa foi do tipo descritiva e exploratória, com abordagem de estudo de cunho quantitativo. Utilizou-se de um questionário já pré-aprovado, mas com itens adaptados à realidade das academias do município sede da pesquisa. Questionário esse, dividido em duas partes, a primeira com alternativas de resposta dispostas em escala Likert de 7 pontos, já a segunda parte verificou por meio de 3 perguntas os itens considerados essenciais para os alunos das academias. Com base na pesquisa, pôde-se concluir que as academias analisadas apresentam uma boa gestão do relacionamento com o cliente, pelo fato de, segundo os alunos, se encontrar com certa facilidade os itens que os geram satisfação nas academias. Em relação aos itens de relevância e essenciais para os clientes destacaram-se itens como atendimento e infraestrutura e comprometimento com os clientes. Serviços agregadores de valor manuseados por meio do up-selling e cross-selling dividiram opiniões, o quesito preço foi um item atrativo com os subitens formas de pagamento e promoções e os itens voltados para tecnologia se demonstraram ser pouco relevantes ou não essenciais para a retenção dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-23T21:22:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-23T21:22:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FELIX, Luis Felipe de Noronha. Gestão Do Relacionamento Com O Cliente: Um Estudo Aplicado Em Academias Do Município De Palmas - TO. 84Fl. Monografia. Curso de Administração. Universidade Federal do Tocantins. Campus de Palmas. 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11612/3644
identifier_str_mv FELIX, Luis Felipe de Noronha. Gestão Do Relacionamento Com O Cliente: Um Estudo Aplicado Em Academias Do Município De Palmas - TO. 84Fl. Monografia. Curso de Administração. Universidade Federal do Tocantins. Campus de Palmas. 2019.
url http://hdl.handle.net/11612/3644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso Livre.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso Livre.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Palmas
Administração
Palmas
Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Palmas
Administração
Palmas
Graduação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFT
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Repositório Institucional da UFT
collection Repositório Institucional da UFT
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/3644/1/Luis%20Felipe%20de%20Noronha%20Felix-%20TCC.pdf
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/3644/2/license.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/3644/3/Luis%20Felipe%20de%20Noronha%20Felix-%20TCC.pdf.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/3644/4/Luis%20Felipe%20de%20Noronha%20Felix-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d79c9b83b57d7bf65cb878acd40f999a
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
fb5d6cce7ea73d173c3733b5b6ff3c72
bc27b0cb9c9ac686ee4edd6704bce81a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br
_version_ 1802111589920276480