Desafios e experiências do Pibid de letras em uma Escola Estadual em Porto Nacional- TO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Tatiane da Silva Nascimento
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFT
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11612/6269
Resumo: O trabalho relata a experiência de um grupo de acadêmicos do PIBID (Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência), no Colégio Estadual Doutor Pedro Ludovico Teixeira. A instituição possui histórico de trabalho com o PIBID em outras áreas, o que facilitou a interdisciplinaridade, promovendo envolvimento de vários profissionais da escola. Partindo dos documentos reguladores do ensino básico no Brasil (LDBN, 2017; PCNs, 1998; BNCC, 2018) realizaram-se trabalhos com gênero discursivos através de sequências didáticas (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) com aporte da pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2020; ROJO, 2012). O projeto foi relevante para a formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - da Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, ao promover a prática à docência para a qualificação profissional dos futuros professores ao desafiá-los a aplicar teorias e desenvolver estratégias para o ensino da língua precocemente. Os resultados evidenciam que o PIBID permite aos licenciandos o aprendizado prático, baseado na diversidade de atividades aplicadas, nas reflexões sobre a importância da língua, nas leituras e no uso de competências e habilidades para estimular as competências leitora e escritora dos alunos da escola básica partindo da oralidade e de seu conhecimento prévio.