Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Elvo Araújo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFT
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11612/2263
Resumo: Este trabalho discorre sobre a vida do rapper Sabotage, bem como sua trajetória no meio musical e no cinema em um contexto temporal da década de 1990, período no qual os rappers brasileiros não tinham muita visibilidade nas emissoras de televisão, pouco menos nas telas de cinema. O objetivo é analisar a vida de Sabotage a partir do documentário, dirigido por Ivan Vale Ferreira, da Produtora 13 produções (13p): “Sabotage: Maestro do Canão” (2015) e outras leituras complementares, a saber: Camargos (2018), Geertz (1981), Félix (2018) e Toni (2014). Tendo como relevância o fato de ser uma produção acadêmica inédita que retrata a vida pessoal e profissional de Sabotage, sua influência e importância como homem negro, sobretudo por apresentar uma perspectiva inovadora associando rap ao cinema. O método científico utilizado nesta pesquisa parte da perspectiva da Antropologia Audiovisual, onde se intenciona caminhar pela etnografia fílmica, ao qual entende o filme como um texto a ser interpretado e passível de reflexão para pesquisa.
id UFT_995c8f580c6c496e9a43cc017584b74b
oai_identifier_str oai:repositorio.uft.edu.br:11612/2263
network_acronym_str UFT
network_name_str Repositório Institucional da UFT
repository_id_str
spelling Sousa, Elvo AraújoFélix, João Batista de Jesus2021-02-25T11:35:29Z2021-02-25T11:35:29Z2020-12-17Sousa, Elvo Araujo. Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social. 2020. 62 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Ciências Sociais - Campus Universitário de Tocantinópolis TO.http://hdl.handle.net/11612/2263Este trabalho discorre sobre a vida do rapper Sabotage, bem como sua trajetória no meio musical e no cinema em um contexto temporal da década de 1990, período no qual os rappers brasileiros não tinham muita visibilidade nas emissoras de televisão, pouco menos nas telas de cinema. O objetivo é analisar a vida de Sabotage a partir do documentário, dirigido por Ivan Vale Ferreira, da Produtora 13 produções (13p): “Sabotage: Maestro do Canão” (2015) e outras leituras complementares, a saber: Camargos (2018), Geertz (1981), Félix (2018) e Toni (2014). Tendo como relevância o fato de ser uma produção acadêmica inédita que retrata a vida pessoal e profissional de Sabotage, sua influência e importância como homem negro, sobretudo por apresentar uma perspectiva inovadora associando rap ao cinema. O método científico utilizado nesta pesquisa parte da perspectiva da Antropologia Audiovisual, onde se intenciona caminhar pela etnografia fílmica, ao qual entende o filme como um texto a ser interpretado e passível de reflexão para pesquisa.This work studies the life of rapper Sabotage, his career in the musical and cinema environment in 1990s, a period in which Brazilian rappers did not have much visibility on television, nor on cinema screens. The objective is to analyze the life of Sabotage starting from the documentary, directed by Ivan Vale Ferreira, from Produtora 13 productions (13p): “Sabotage: Maestro do Canão” (2015) and complementary readings, namely: Camargos (2018), Geertz (1981), Félix (2018) and Toni (2014). It is an unpublished academic production that portrays the personal and professional life of Sabotage, his influence and significance as a black man, especially for show an innovative perspective associating rap and cinema. The scientific method used in this research starts from the perspective of Audiovisual Anthropology, and it is seek to walk through film ethnography, which see the movie as a text to be interpreted and likely to reflection for research.Universidade Federal do TocantinsTocantinópolisCURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::CIÊNCIAS SOCIAISTocantinópolisGraduaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANARapCinemaSabotageRapCinemaSabotageSabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALMonografia.pdfMonografia.pdfapplication/pdf2050791http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2263/1/Monografia.pdf2da85e2aadc2ee328e677b29b4d50118MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2263/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTMonografia.pdf.txtMonografia.pdf.txtExtracted texttext/plain120916http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2263/3/Monografia.pdf.txt7b4293ad8590160bbce5a9236c3c1b92MD53THUMBNAILMonografia.pdf.jpgMonografia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2263/4/Monografia.pdf.jpgf36469b304c01ed18e4a4a1cd9c7f987MD5411612/22632021-02-26 03:01:21.272oai:repositorio.uft.edu.br:11612/2263Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2021-02-26T06:01:21Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social.
title Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social.
spellingShingle Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social.
Sousa, Elvo Araújo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA
Rap
Cinema
Sabotage
Rap
Cinema
Sabotage
title_short Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social.
title_full Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social.
title_fullStr Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social.
title_full_unstemmed Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social.
title_sort Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social.
author Sousa, Elvo Araújo
author_facet Sousa, Elvo Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Elvo Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Félix, João Batista de Jesus
contributor_str_mv Félix, João Batista de Jesus
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA
Rap
Cinema
Sabotage
Rap
Cinema
Sabotage
dc.subject.por.fl_str_mv Rap
Cinema
Sabotage
Rap
Cinema
Sabotage
description Este trabalho discorre sobre a vida do rapper Sabotage, bem como sua trajetória no meio musical e no cinema em um contexto temporal da década de 1990, período no qual os rappers brasileiros não tinham muita visibilidade nas emissoras de televisão, pouco menos nas telas de cinema. O objetivo é analisar a vida de Sabotage a partir do documentário, dirigido por Ivan Vale Ferreira, da Produtora 13 produções (13p): “Sabotage: Maestro do Canão” (2015) e outras leituras complementares, a saber: Camargos (2018), Geertz (1981), Félix (2018) e Toni (2014). Tendo como relevância o fato de ser uma produção acadêmica inédita que retrata a vida pessoal e profissional de Sabotage, sua influência e importância como homem negro, sobretudo por apresentar uma perspectiva inovadora associando rap ao cinema. O método científico utilizado nesta pesquisa parte da perspectiva da Antropologia Audiovisual, onde se intenciona caminhar pela etnografia fílmica, ao qual entende o filme como um texto a ser interpretado e passível de reflexão para pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-25T11:35:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-25T11:35:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Sousa, Elvo Araujo. Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social. 2020. 62 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Ciências Sociais - Campus Universitário de Tocantinópolis TO.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11612/2263
identifier_str_mv Sousa, Elvo Araujo. Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social. 2020. 62 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Ciências Sociais - Campus Universitário de Tocantinópolis TO.
url http://hdl.handle.net/11612/2263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Tocantinópolis
CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::CIÊNCIAS SOCIAIS
Tocantinópolis
Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins
Tocantinópolis
CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::CIÊNCIAS SOCIAIS
Tocantinópolis
Graduação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFT
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Repositório Institucional da UFT
collection Repositório Institucional da UFT
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2263/1/Monografia.pdf
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2263/2/license.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2263/3/Monografia.pdf.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2263/4/Monografia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2da85e2aadc2ee328e677b29b4d50118
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
7b4293ad8590160bbce5a9236c3c1b92
f36469b304c01ed18e4a4a1cd9c7f987
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br
_version_ 1802111586679128064