Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFT |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11612/2263 |
Resumo: | Este trabalho discorre sobre a vida do rapper Sabotage, bem como sua trajetória no meio musical e no cinema em um contexto temporal da década de 1990, período no qual os rappers brasileiros não tinham muita visibilidade nas emissoras de televisão, pouco menos nas telas de cinema. O objetivo é analisar a vida de Sabotage a partir do documentário, dirigido por Ivan Vale Ferreira, da Produtora 13 produções (13p): “Sabotage: Maestro do Canão” (2015) e outras leituras complementares, a saber: Camargos (2018), Geertz (1981), Félix (2018) e Toni (2014). Tendo como relevância o fato de ser uma produção acadêmica inédita que retrata a vida pessoal e profissional de Sabotage, sua influência e importância como homem negro, sobretudo por apresentar uma perspectiva inovadora associando rap ao cinema. O método científico utilizado nesta pesquisa parte da perspectiva da Antropologia Audiovisual, onde se intenciona caminhar pela etnografia fílmica, ao qual entende o filme como um texto a ser interpretado e passível de reflexão para pesquisa. |
id |
UFT_995c8f580c6c496e9a43cc017584b74b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uft.edu.br:11612/2263 |
network_acronym_str |
UFT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFT |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Elvo AraújoFélix, João Batista de Jesus2021-02-25T11:35:29Z2021-02-25T11:35:29Z2020-12-17Sousa, Elvo Araujo. Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social. 2020. 62 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Ciências Sociais - Campus Universitário de Tocantinópolis TO.http://hdl.handle.net/11612/2263Este trabalho discorre sobre a vida do rapper Sabotage, bem como sua trajetória no meio musical e no cinema em um contexto temporal da década de 1990, período no qual os rappers brasileiros não tinham muita visibilidade nas emissoras de televisão, pouco menos nas telas de cinema. O objetivo é analisar a vida de Sabotage a partir do documentário, dirigido por Ivan Vale Ferreira, da Produtora 13 produções (13p): “Sabotage: Maestro do Canão” (2015) e outras leituras complementares, a saber: Camargos (2018), Geertz (1981), Félix (2018) e Toni (2014). Tendo como relevância o fato de ser uma produção acadêmica inédita que retrata a vida pessoal e profissional de Sabotage, sua influência e importância como homem negro, sobretudo por apresentar uma perspectiva inovadora associando rap ao cinema. O método científico utilizado nesta pesquisa parte da perspectiva da Antropologia Audiovisual, onde se intenciona caminhar pela etnografia fílmica, ao qual entende o filme como um texto a ser interpretado e passível de reflexão para pesquisa.This work studies the life of rapper Sabotage, his career in the musical and cinema environment in 1990s, a period in which Brazilian rappers did not have much visibility on television, nor on cinema screens. The objective is to analyze the life of Sabotage starting from the documentary, directed by Ivan Vale Ferreira, from Produtora 13 productions (13p): “Sabotage: Maestro do Canão” (2015) and complementary readings, namely: Camargos (2018), Geertz (1981), Félix (2018) and Toni (2014). It is an unpublished academic production that portrays the personal and professional life of Sabotage, his influence and significance as a black man, especially for show an innovative perspective associating rap and cinema. The scientific method used in this research starts from the perspective of Audiovisual Anthropology, and it is seek to walk through film ethnography, which see the movie as a text to be interpreted and likely to reflection for research.Universidade Federal do TocantinsTocantinópolisCURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::CIÊNCIAS SOCIAISTocantinópolisGraduaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANARapCinemaSabotageRapCinemaSabotageSabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALMonografia.pdfMonografia.pdfapplication/pdf2050791http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2263/1/Monografia.pdf2da85e2aadc2ee328e677b29b4d50118MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2263/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTMonografia.pdf.txtMonografia.pdf.txtExtracted texttext/plain120916http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2263/3/Monografia.pdf.txt7b4293ad8590160bbce5a9236c3c1b92MD53THUMBNAILMonografia.pdf.jpgMonografia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2263/4/Monografia.pdf.jpgf36469b304c01ed18e4a4a1cd9c7f987MD5411612/22632021-02-26 03:01:21.272oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2021-02-26T06:01:21Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social. |
title |
Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social. |
spellingShingle |
Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social. Sousa, Elvo Araújo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA Rap Cinema Sabotage Rap Cinema Sabotage |
title_short |
Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social. |
title_full |
Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social. |
title_fullStr |
Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social. |
title_full_unstemmed |
Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social. |
title_sort |
Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social. |
author |
Sousa, Elvo Araújo |
author_facet |
Sousa, Elvo Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Elvo Araújo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Félix, João Batista de Jesus |
contributor_str_mv |
Félix, João Batista de Jesus |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA Rap Cinema Sabotage Rap Cinema Sabotage |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rap Cinema Sabotage Rap Cinema Sabotage |
description |
Este trabalho discorre sobre a vida do rapper Sabotage, bem como sua trajetória no meio musical e no cinema em um contexto temporal da década de 1990, período no qual os rappers brasileiros não tinham muita visibilidade nas emissoras de televisão, pouco menos nas telas de cinema. O objetivo é analisar a vida de Sabotage a partir do documentário, dirigido por Ivan Vale Ferreira, da Produtora 13 produções (13p): “Sabotage: Maestro do Canão” (2015) e outras leituras complementares, a saber: Camargos (2018), Geertz (1981), Félix (2018) e Toni (2014). Tendo como relevância o fato de ser uma produção acadêmica inédita que retrata a vida pessoal e profissional de Sabotage, sua influência e importância como homem negro, sobretudo por apresentar uma perspectiva inovadora associando rap ao cinema. O método científico utilizado nesta pesquisa parte da perspectiva da Antropologia Audiovisual, onde se intenciona caminhar pela etnografia fílmica, ao qual entende o filme como um texto a ser interpretado e passível de reflexão para pesquisa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-25T11:35:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-02-25T11:35:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Sousa, Elvo Araujo. Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social. 2020. 62 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Ciências Sociais - Campus Universitário de Tocantinópolis TO. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11612/2263 |
identifier_str_mv |
Sousa, Elvo Araujo. Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social. 2020. 62 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Ciências Sociais - Campus Universitário de Tocantinópolis TO. |
url |
http://hdl.handle.net/11612/2263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::CIÊNCIAS SOCIAIS Tocantinópolis Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Tocantinópolis CURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::CIÊNCIAS SOCIAIS Tocantinópolis Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFT instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFT |
collection |
Repositório Institucional da UFT |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2263/1/Monografia.pdf http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2263/2/license.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2263/3/Monografia.pdf.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2263/4/Monografia.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2da85e2aadc2ee328e677b29b4d50118 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 7b4293ad8590160bbce5a9236c3c1b92 f36469b304c01ed18e4a4a1cd9c7f987 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br |
_version_ |
1802111586679128064 |