Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schimith, Mateus
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFT
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11612/513
Resumo: A tese aborda a noção de presença cênica, ao relacioná-la à prática de jogos no processo criativo, com ênfase nas construções poética do ator, no qual são levantadas questões autoetnográficas acerca do objeto. Trata-se de um estudo sobre as proximidades entre a presença cênica e o jogo na articulação das relações que o ator estabelece em cena. Para chegar a esse propósito, o estudo parte do reconhecimento da presença cênica nas poéticas de três pedagogos teatrais: Stanislavski, Brecht e Eugenio Barba, que se dedicaram a discutir diferentes concepções das relações entre ator e espectador na criação cênica. A partir disso, experimenta-se uma aproximação com a teoria do jogo, especialmente no que converge ao processo criativo, o qual se traduz em um reconhecimento do ator em sua natureza como jogador. Partindo dessa ideia, aproxima-se da metodologia desenvolvida por Alexandre del Perugia, para estabelecer aproximações entre a presença cênica e o jogo. A tese se conclui com a reflexão pessoal sobre as tensões e aproximações autoetnográficas que permitiram convergir essas noções como elementos fundamentais para uma poética como ator, na qual o seu autor encontra-se implicado. Finalmente, o estudo aponta possíveis caminhos a se pensar numa prática voltada para a presença cênica.
id UFT_b42341f0185a41e3847695590b1d547d
oai_identifier_str oai:repositorio.uft.edu.br:11612/513
network_acronym_str UFT
network_name_str Repositório Institucional da UFT
repository_id_str
spelling Schimith, MateusMarfuz, Luiz César AlvesIcle, Gilberto2017-09-18T18:53:36Z2017-09-18T18:53:36Z2017-03-31SCHIMITH, Mateus. Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator.2017.146f. Tese (Doutorado em Arte Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Arte Cênicas, Salvador, 2017.http://hdl.handle.net/11612/513A tese aborda a noção de presença cênica, ao relacioná-la à prática de jogos no processo criativo, com ênfase nas construções poética do ator, no qual são levantadas questões autoetnográficas acerca do objeto. Trata-se de um estudo sobre as proximidades entre a presença cênica e o jogo na articulação das relações que o ator estabelece em cena. Para chegar a esse propósito, o estudo parte do reconhecimento da presença cênica nas poéticas de três pedagogos teatrais: Stanislavski, Brecht e Eugenio Barba, que se dedicaram a discutir diferentes concepções das relações entre ator e espectador na criação cênica. A partir disso, experimenta-se uma aproximação com a teoria do jogo, especialmente no que converge ao processo criativo, o qual se traduz em um reconhecimento do ator em sua natureza como jogador. Partindo dessa ideia, aproxima-se da metodologia desenvolvida por Alexandre del Perugia, para estabelecer aproximações entre a presença cênica e o jogo. A tese se conclui com a reflexão pessoal sobre as tensões e aproximações autoetnográficas que permitiram convergir essas noções como elementos fundamentais para uma poética como ator, na qual o seu autor encontra-se implicado. Finalmente, o estudo aponta possíveis caminhos a se pensar numa prática voltada para a presença cênica.Cette thèse aborde la notion de présence scénique dans son rapport à la pratique du jeu au sein du processus créatif. Elle met l'accent sur les constructions poétiques de l'acteur qui soulèvent des questions auto-ethnographiques sur cet objet. Il s'agit d'une étude des points de rapprochement entre la présence scénique et le jeu, dans l'articulation des relations que l'acteur établit sur scène. Pour ce faire, nous partons de l'observation de la présence scénique dans la poétique de trois pédagogues du théâtre : Stanislavski, Brecht et Eugenio Barba, qui se sont attachés à l'étude de différentes conceptions des relations entre l'acteur et le spectateur dans la création scénique. A partir de là, nous tentons d'effectuer un rapprochement avec la théorie du jeu, notamment en ce qui touche au processus de création, se traduisant par une reconnaissance chez l'acteur de sa nature de joueur. De cette idée émane une mise en rapport avec la méthodologie développée par Alexandre del Perugia, dans la recherche d'éléments de conjonction entre la présence scénique et le jeu. La thèse se conclut par une réflexion personnelle sur les tensions et rapprochements auto-ethnographiques ; celle-ci nous a en effet permis de faire converger ces notions en tant qu'éléments fondamentaux à l'élaboration d'une poétique de l'acteur, dans laquelle nous sommes engagé. Enfin, cette étude indique de possibles chemins à explorer en vue d'une pédagogie du théâtre tournée vers la présence scénique.Universidade Federal da BahiaSalvadorPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasBrasilAcesso livre!info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESAtorPresença cênicaJogoRelaçãoPoéticaActorStage presenceGameRelationshipPoeticsPresença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como atorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTTEXTMateus Schimith - Tese.pdf.txtMateus Schimith - Tese.pdf.txtExtracted texttext/plain392361http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/513/3/Mateus%20Schimith%20-%20Tese.pdf.txt1d873371aba5f973e7fb4425c5372151MD53THUMBNAILMateus Schimith - Tese.pdf.jpgMateus Schimith - Tese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1193http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/513/4/Mateus%20Schimith%20-%20Tese.pdf.jpg5f9bc7dc4d0c3a75975de2304d75f90dMD54ORIGINALMateus Schimith - Tese.pdfMateus Schimith - Tese.pdfapplication/pdf1913217http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/513/1/Mateus%20Schimith%20-%20Tese.pdf5d72ce4dca4dfe944b9998b2aa48527cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/513/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211612/5132019-05-25 03:12:54.076oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2019-05-25T06:12:54Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator
title Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator
spellingShingle Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator
Schimith, Mateus
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Ator
Presença cênica
Jogo
Relação
Poética
Actor
Stage presence
Game
Relationship
Poetics
title_short Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator
title_full Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator
title_fullStr Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator
title_full_unstemmed Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator
title_sort Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator
author Schimith, Mateus
author_facet Schimith, Mateus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schimith, Mateus
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marfuz, Luiz César Alves
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Icle, Gilberto
contributor_str_mv Marfuz, Luiz César Alves
Icle, Gilberto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Ator
Presença cênica
Jogo
Relação
Poética
Actor
Stage presence
Game
Relationship
Poetics
dc.subject.por.fl_str_mv Ator
Presença cênica
Jogo
Relação
Poética
Actor
Stage presence
Game
Relationship
Poetics
description A tese aborda a noção de presença cênica, ao relacioná-la à prática de jogos no processo criativo, com ênfase nas construções poética do ator, no qual são levantadas questões autoetnográficas acerca do objeto. Trata-se de um estudo sobre as proximidades entre a presença cênica e o jogo na articulação das relações que o ator estabelece em cena. Para chegar a esse propósito, o estudo parte do reconhecimento da presença cênica nas poéticas de três pedagogos teatrais: Stanislavski, Brecht e Eugenio Barba, que se dedicaram a discutir diferentes concepções das relações entre ator e espectador na criação cênica. A partir disso, experimenta-se uma aproximação com a teoria do jogo, especialmente no que converge ao processo criativo, o qual se traduz em um reconhecimento do ator em sua natureza como jogador. Partindo dessa ideia, aproxima-se da metodologia desenvolvida por Alexandre del Perugia, para estabelecer aproximações entre a presença cênica e o jogo. A tese se conclui com a reflexão pessoal sobre as tensões e aproximações autoetnográficas que permitiram convergir essas noções como elementos fundamentais para uma poética como ator, na qual o seu autor encontra-se implicado. Finalmente, o estudo aponta possíveis caminhos a se pensar numa prática voltada para a presença cênica.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-18T18:53:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-18T18:53:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SCHIMITH, Mateus. Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator.2017.146f. Tese (Doutorado em Arte Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Arte Cênicas, Salvador, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11612/513
identifier_str_mv SCHIMITH, Mateus. Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator.2017.146f. Tese (Doutorado em Arte Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Arte Cênicas, Salvador, 2017.
url http://hdl.handle.net/11612/513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso livre!
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso livre!
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
Salvador
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
Salvador
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFT
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Repositório Institucional da UFT
collection Repositório Institucional da UFT
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/513/3/Mateus%20Schimith%20-%20Tese.pdf.txt
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/513/4/Mateus%20Schimith%20-%20Tese.pdf.jpg
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/513/1/Mateus%20Schimith%20-%20Tese.pdf
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/513/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d873371aba5f973e7fb4425c5372151
5f9bc7dc4d0c3a75975de2304d75f90d
5d72ce4dca4dfe944b9998b2aa48527c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br
_version_ 1802111559033421824