Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFT |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11612/513 |
Resumo: | A tese aborda a noção de presença cênica, ao relacioná-la à prática de jogos no processo criativo, com ênfase nas construções poética do ator, no qual são levantadas questões autoetnográficas acerca do objeto. Trata-se de um estudo sobre as proximidades entre a presença cênica e o jogo na articulação das relações que o ator estabelece em cena. Para chegar a esse propósito, o estudo parte do reconhecimento da presença cênica nas poéticas de três pedagogos teatrais: Stanislavski, Brecht e Eugenio Barba, que se dedicaram a discutir diferentes concepções das relações entre ator e espectador na criação cênica. A partir disso, experimenta-se uma aproximação com a teoria do jogo, especialmente no que converge ao processo criativo, o qual se traduz em um reconhecimento do ator em sua natureza como jogador. Partindo dessa ideia, aproxima-se da metodologia desenvolvida por Alexandre del Perugia, para estabelecer aproximações entre a presença cênica e o jogo. A tese se conclui com a reflexão pessoal sobre as tensões e aproximações autoetnográficas que permitiram convergir essas noções como elementos fundamentais para uma poética como ator, na qual o seu autor encontra-se implicado. Finalmente, o estudo aponta possíveis caminhos a se pensar numa prática voltada para a presença cênica. |
id |
UFT_b42341f0185a41e3847695590b1d547d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uft.edu.br:11612/513 |
network_acronym_str |
UFT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFT |
repository_id_str |
|
spelling |
Schimith, MateusMarfuz, Luiz César AlvesIcle, Gilberto2017-09-18T18:53:36Z2017-09-18T18:53:36Z2017-03-31SCHIMITH, Mateus. Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator.2017.146f. Tese (Doutorado em Arte Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Arte Cênicas, Salvador, 2017.http://hdl.handle.net/11612/513A tese aborda a noção de presença cênica, ao relacioná-la à prática de jogos no processo criativo, com ênfase nas construções poética do ator, no qual são levantadas questões autoetnográficas acerca do objeto. Trata-se de um estudo sobre as proximidades entre a presença cênica e o jogo na articulação das relações que o ator estabelece em cena. Para chegar a esse propósito, o estudo parte do reconhecimento da presença cênica nas poéticas de três pedagogos teatrais: Stanislavski, Brecht e Eugenio Barba, que se dedicaram a discutir diferentes concepções das relações entre ator e espectador na criação cênica. A partir disso, experimenta-se uma aproximação com a teoria do jogo, especialmente no que converge ao processo criativo, o qual se traduz em um reconhecimento do ator em sua natureza como jogador. Partindo dessa ideia, aproxima-se da metodologia desenvolvida por Alexandre del Perugia, para estabelecer aproximações entre a presença cênica e o jogo. A tese se conclui com a reflexão pessoal sobre as tensões e aproximações autoetnográficas que permitiram convergir essas noções como elementos fundamentais para uma poética como ator, na qual o seu autor encontra-se implicado. Finalmente, o estudo aponta possíveis caminhos a se pensar numa prática voltada para a presença cênica.Cette thèse aborde la notion de présence scénique dans son rapport à la pratique du jeu au sein du processus créatif. Elle met l'accent sur les constructions poétiques de l'acteur qui soulèvent des questions auto-ethnographiques sur cet objet. Il s'agit d'une étude des points de rapprochement entre la présence scénique et le jeu, dans l'articulation des relations que l'acteur établit sur scène. Pour ce faire, nous partons de l'observation de la présence scénique dans la poétique de trois pédagogues du théâtre : Stanislavski, Brecht et Eugenio Barba, qui se sont attachés à l'étude de différentes conceptions des relations entre l'acteur et le spectateur dans la création scénique. A partir de là, nous tentons d'effectuer un rapprochement avec la théorie du jeu, notamment en ce qui touche au processus de création, se traduisant par une reconnaissance chez l'acteur de sa nature de joueur. De cette idée émane une mise en rapport avec la méthodologie développée par Alexandre del Perugia, dans la recherche d'éléments de conjonction entre la présence scénique et le jeu. La thèse se conclut par une réflexion personnelle sur les tensions et rapprochements auto-ethnographiques ; celle-ci nous a en effet permis de faire converger ces notions en tant qu'éléments fondamentaux à l'élaboration d'une poétique de l'acteur, dans laquelle nous sommes engagé. Enfin, cette étude indique de possibles chemins à explorer en vue d'une pédagogie du théâtre tournée vers la présence scénique.Universidade Federal da BahiaSalvadorPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasBrasilAcesso livre!info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESAtorPresença cênicaJogoRelaçãoPoéticaActorStage presenceGameRelationshipPoeticsPresença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como atorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTTEXTMateus Schimith - Tese.pdf.txtMateus Schimith - Tese.pdf.txtExtracted texttext/plain392361http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/513/3/Mateus%20Schimith%20-%20Tese.pdf.txt1d873371aba5f973e7fb4425c5372151MD53THUMBNAILMateus Schimith - Tese.pdf.jpgMateus Schimith - Tese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1193http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/513/4/Mateus%20Schimith%20-%20Tese.pdf.jpg5f9bc7dc4d0c3a75975de2304d75f90dMD54ORIGINALMateus Schimith - Tese.pdfMateus Schimith - Tese.pdfapplication/pdf1913217http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/513/1/Mateus%20Schimith%20-%20Tese.pdf5d72ce4dca4dfe944b9998b2aa48527cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/513/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211612/5132019-05-25 03:12:54.076oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2019-05-25T06:12:54Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator |
title |
Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator |
spellingShingle |
Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator Schimith, Mateus CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Ator Presença cênica Jogo Relação Poética Actor Stage presence Game Relationship Poetics |
title_short |
Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator |
title_full |
Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator |
title_fullStr |
Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator |
title_full_unstemmed |
Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator |
title_sort |
Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator |
author |
Schimith, Mateus |
author_facet |
Schimith, Mateus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schimith, Mateus |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marfuz, Luiz César Alves |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Icle, Gilberto |
contributor_str_mv |
Marfuz, Luiz César Alves Icle, Gilberto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Ator Presença cênica Jogo Relação Poética Actor Stage presence Game Relationship Poetics |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ator Presença cênica Jogo Relação Poética Actor Stage presence Game Relationship Poetics |
description |
A tese aborda a noção de presença cênica, ao relacioná-la à prática de jogos no processo criativo, com ênfase nas construções poética do ator, no qual são levantadas questões autoetnográficas acerca do objeto. Trata-se de um estudo sobre as proximidades entre a presença cênica e o jogo na articulação das relações que o ator estabelece em cena. Para chegar a esse propósito, o estudo parte do reconhecimento da presença cênica nas poéticas de três pedagogos teatrais: Stanislavski, Brecht e Eugenio Barba, que se dedicaram a discutir diferentes concepções das relações entre ator e espectador na criação cênica. A partir disso, experimenta-se uma aproximação com a teoria do jogo, especialmente no que converge ao processo criativo, o qual se traduz em um reconhecimento do ator em sua natureza como jogador. Partindo dessa ideia, aproxima-se da metodologia desenvolvida por Alexandre del Perugia, para estabelecer aproximações entre a presença cênica e o jogo. A tese se conclui com a reflexão pessoal sobre as tensões e aproximações autoetnográficas que permitiram convergir essas noções como elementos fundamentais para uma poética como ator, na qual o seu autor encontra-se implicado. Finalmente, o estudo aponta possíveis caminhos a se pensar numa prática voltada para a presença cênica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-18T18:53:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-18T18:53:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-03-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SCHIMITH, Mateus. Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator.2017.146f. Tese (Doutorado em Arte Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Arte Cênicas, Salvador, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11612/513 |
identifier_str_mv |
SCHIMITH, Mateus. Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator.2017.146f. Tese (Doutorado em Arte Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Arte Cênicas, Salvador, 2017. |
url |
http://hdl.handle.net/11612/513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Acesso livre! info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Acesso livre! |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia Salvador |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia Salvador |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFT instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFT |
collection |
Repositório Institucional da UFT |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/513/3/Mateus%20Schimith%20-%20Tese.pdf.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/513/4/Mateus%20Schimith%20-%20Tese.pdf.jpg http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/513/1/Mateus%20Schimith%20-%20Tese.pdf http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/513/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1d873371aba5f973e7fb4425c5372151 5f9bc7dc4d0c3a75975de2304d75f90d 5d72ce4dca4dfe944b9998b2aa48527c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br |
_version_ |
1802111559033421824 |