Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schimith, Mateus
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21834
Resumo: A tese aborda a noção de presença cênica, ao relacioná-la à prática de jogos no processo criativo, com ênfase nas construções poética do ator, no qual são levantadas questões autoetnográficas acerca do objeto. Trata-se de um estudo sobre as proximidades entre a presença cênica e o jogo na articulação das relações que o ator estabelece em cena. Para chegar a esse propósito, o estudo parte do reconhecimento da presença cênica nas poéticas de três pedagogos teatrais: Stanislavski, Brecht e Eugenio Barba, que se dedicaram a discutir diferentes concepções das relações entre ator e espectador na criação cênica. A partir disso, experimenta-se uma aproximação com a teoria do jogo, especialmente no que converge ao processo criativo, o qual se traduz em um reconhecimento do ator em sua natureza como jogador. Partindo dessa ideia, aproxima-se da metodologia desenvolvida por Alexandre del Perugia, para estabelecer aproximações entre a presença cênica e o jogo. A tese se conclui com a reflexão pessoal sobre as tensões e aproximações autoetnográficas que permitiram convergir essas noções como elementos fundamentais para uma poética como ator, na qual o seu autor encontra-se implicado. Finalmente, o estudo aponta possíveis caminhos a se pensar numa prática voltada para a presença cênica.
id UFBA-2_ac45620f582b1b8ee963ceccf4a5c15f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/21834
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Schimith, MateusMarfuz, LuizIcle, GilbertoRangel, SôniaAlcântara, Paulo Henrique CorreiaPorteiro, Tiago2017-04-10T11:39:39Z2017-04-10T11:39:39Z2017-04-102017-03-31http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21834A tese aborda a noção de presença cênica, ao relacioná-la à prática de jogos no processo criativo, com ênfase nas construções poética do ator, no qual são levantadas questões autoetnográficas acerca do objeto. Trata-se de um estudo sobre as proximidades entre a presença cênica e o jogo na articulação das relações que o ator estabelece em cena. Para chegar a esse propósito, o estudo parte do reconhecimento da presença cênica nas poéticas de três pedagogos teatrais: Stanislavski, Brecht e Eugenio Barba, que se dedicaram a discutir diferentes concepções das relações entre ator e espectador na criação cênica. A partir disso, experimenta-se uma aproximação com a teoria do jogo, especialmente no que converge ao processo criativo, o qual se traduz em um reconhecimento do ator em sua natureza como jogador. Partindo dessa ideia, aproxima-se da metodologia desenvolvida por Alexandre del Perugia, para estabelecer aproximações entre a presença cênica e o jogo. A tese se conclui com a reflexão pessoal sobre as tensões e aproximações autoetnográficas que permitiram convergir essas noções como elementos fundamentais para uma poética como ator, na qual o seu autor encontra-se implicado. Finalmente, o estudo aponta possíveis caminhos a se pensar numa prática voltada para a presença cênica.Submitted by Mateus Schimith (mateus.sba@gmail.com) on 2017-04-06T17:47:47Z No. of bitstreams: 1 SCHIMITH, Mateus (TESE).pdf: 1473732 bytes, checksum: e878c444d5ca2c3348a75e5dea9249fa (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2017-04-10T11:39:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHIMITH, Mateus (TESE).pdf: 1473732 bytes, checksum: e878c444d5ca2c3348a75e5dea9249fa (MD5)Made available in DSpace on 2017-04-10T11:39:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHIMITH, Mateus (TESE).pdf: 1473732 bytes, checksum: e878c444d5ca2c3348a75e5dea9249fa (MD5)CAPESInterpretação TeatralPresença cênicajogoatorrelaçãopoéticaPresença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como atorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas e DançaPPGACBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALSCHIMITH, Mateus (TESE).pdfSCHIMITH, Mateus (TESE).pdfapplication/pdf1473732https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21834/1/SCHIMITH%2c%20Mateus%20%28TESE%29.pdfe878c444d5ca2c3348a75e5dea9249faMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21834/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTSCHIMITH, Mateus (TESE).pdf.txtSCHIMITH, Mateus (TESE).pdf.txtExtracted texttext/plain396055https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21834/3/SCHIMITH%2c%20Mateus%20%28TESE%29.pdf.txtdced43e263e7ed3ad9f2ac7337971f00MD53ri/218342022-02-21 00:42:17.75oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T03:42:17Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator
title Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator
spellingShingle Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator
Schimith, Mateus
Interpretação Teatral
Presença cênica
jogo
ator
relação
poética
title_short Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator
title_full Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator
title_fullStr Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator
title_full_unstemmed Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator
title_sort Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator
author Schimith, Mateus
author_facet Schimith, Mateus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schimith, Mateus
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marfuz, Luiz
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Icle, Gilberto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rangel, Sônia
Alcântara, Paulo Henrique Correia
Porteiro, Tiago
contributor_str_mv Marfuz, Luiz
Icle, Gilberto
Rangel, Sônia
Alcântara, Paulo Henrique Correia
Porteiro, Tiago
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Interpretação Teatral
topic Interpretação Teatral
Presença cênica
jogo
ator
relação
poética
dc.subject.por.fl_str_mv Presença cênica
jogo
ator
relação
poética
description A tese aborda a noção de presença cênica, ao relacioná-la à prática de jogos no processo criativo, com ênfase nas construções poética do ator, no qual são levantadas questões autoetnográficas acerca do objeto. Trata-se de um estudo sobre as proximidades entre a presença cênica e o jogo na articulação das relações que o ator estabelece em cena. Para chegar a esse propósito, o estudo parte do reconhecimento da presença cênica nas poéticas de três pedagogos teatrais: Stanislavski, Brecht e Eugenio Barba, que se dedicaram a discutir diferentes concepções das relações entre ator e espectador na criação cênica. A partir disso, experimenta-se uma aproximação com a teoria do jogo, especialmente no que converge ao processo criativo, o qual se traduz em um reconhecimento do ator em sua natureza como jogador. Partindo dessa ideia, aproxima-se da metodologia desenvolvida por Alexandre del Perugia, para estabelecer aproximações entre a presença cênica e o jogo. A tese se conclui com a reflexão pessoal sobre as tensões e aproximações autoetnográficas que permitiram convergir essas noções como elementos fundamentais para uma poética como ator, na qual o seu autor encontra-se implicado. Finalmente, o estudo aponta possíveis caminhos a se pensar numa prática voltada para a presença cênica.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-10T11:39:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-04-10T11:39:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21834
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Dança
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGAC
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21834/1/SCHIMITH%2c%20Mateus%20%28TESE%29.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21834/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21834/3/SCHIMITH%2c%20Mateus%20%28TESE%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e878c444d5ca2c3348a75e5dea9249fa
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
dced43e263e7ed3ad9f2ac7337971f00
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459534463664128