Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFT |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11612/4843 |
Resumo: | O presente estudo tem objetivo central, analisar de que forma acontece o serviço aeroportuário no Aeroporto Municipal de Araguaína-TO, norteando com isso, os seguintes objetivos específicos: a) Identificar as dimensões de qualidade nos serviços prestados no aeroporto; b) Verificar os indicadores de percepção do cliente, na escolha do serviço; c) Propor sugestões e adequações ao serviço oferecido à população. A metodologia desse artigo se classifica como uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza quanti-qualitativa, utilizando como coleta de dados, a aplicação de questionários, e demais informações coletadas no local de estudo, durante o mês de outubro de 2018. A partir da coleta de dados e dos resultados obtidos, considera-se que, as informações dessa pesquisa indicam que há necessidade de alterações e melhoramento na estrutura física do local, além da ampliação na oferta do serviço aeroportuário local, com a vinda de outras companhias aéreas, possibilitando assim, mais vôos e preços mais acessíveis à população. |
id |
UFT_c732c09e527f45efd6fdd56a0c74bdb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uft.edu.br:11612/4843 |
network_acronym_str |
UFT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFT |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Ellene SilvaLeite, Andressa Ferreira Ramalho2023-02-15T20:54:43Z2023-02-15T20:54:43Z2023-02-15MELO,Ellene Silva. Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação) – Tecnologia em Gestão de Turismo. Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.http://hdl.handle.net/11612/4843O presente estudo tem objetivo central, analisar de que forma acontece o serviço aeroportuário no Aeroporto Municipal de Araguaína-TO, norteando com isso, os seguintes objetivos específicos: a) Identificar as dimensões de qualidade nos serviços prestados no aeroporto; b) Verificar os indicadores de percepção do cliente, na escolha do serviço; c) Propor sugestões e adequações ao serviço oferecido à população. A metodologia desse artigo se classifica como uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza quanti-qualitativa, utilizando como coleta de dados, a aplicação de questionários, e demais informações coletadas no local de estudo, durante o mês de outubro de 2018. A partir da coleta de dados e dos resultados obtidos, considera-se que, as informações dessa pesquisa indicam que há necessidade de alterações e melhoramento na estrutura física do local, além da ampliação na oferta do serviço aeroportuário local, com a vinda de outras companhias aéreas, possibilitando assim, mais vôos e preços mais acessíveis à população.The present study has as main objective, to analyze how happens the airport service in the Municipal Airport of Araguaína-TO, with the following specific objectives: a) To identify the dimensions of quality in the services provided at the airport; b) Check the indicators of customer perception in the choice of service; c) Propose suggestions and adjustments to the service offered to the population. The methodology of this article is classified as an exploratory and descriptive research, of a quanti-qualitative nature, using as primordial data collection, the application of questionnaires, and other information collected at the study site, during the month of October, 2018. From data collection and results obtained, it is considered that the information from this research indicates that there is a need for changes and improvements in the physical structure of the site, besides the increase in the offer of the local airport service, with the arrival of other airlines, thus making more flights and prices more accessible to the population.Universidade Federal do TocantinsAraguaínaCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMOAraguaínaGraduaçãoAcesso livre.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASTurismo.Serviço Aeroportuário.Qualidade.Percepção.Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTORIGINALELLENE SILVA MELO - TCC - TURISMO.pdfELLENE SILVA MELO - TCC - TURISMO.pdfapplication/pdf870147http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4843/1/ELLENE%20SILVA%20MELO%20-%20TCC%20-%20TURISMO.pdf7b8d668a88ee53dba8cd4aaacdad0c76MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4843/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTELLENE SILVA MELO - TCC - TURISMO.pdf.txtELLENE SILVA MELO - TCC - TURISMO.pdf.txtExtracted texttext/plain54304http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4843/3/ELLENE%20SILVA%20MELO%20-%20TCC%20-%20TURISMO.pdf.txt64dfad3a365cb87c92b3e25d54af0b0cMD53THUMBNAILELLENE SILVA MELO - TCC - TURISMO.pdf.jpgELLENE SILVA MELO - TCC - TURISMO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4843/4/ELLENE%20SILVA%20MELO%20-%20TCC%20-%20TURISMO.pdf.jpga9f15d56d12ca1bb7623f4a6fb540b8dMD5411612/48432023-02-16 03:01:31.749oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2023-02-16T06:01:31Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins. |
title |
Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins. |
spellingShingle |
Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins. Melo, Ellene Silva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Turismo. Serviço Aeroportuário. Qualidade. Percepção. |
title_short |
Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins. |
title_full |
Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins. |
title_fullStr |
Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins. |
title_full_unstemmed |
Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins. |
title_sort |
Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins. |
author |
Melo, Ellene Silva |
author_facet |
Melo, Ellene Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Ellene Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leite, Andressa Ferreira Ramalho |
contributor_str_mv |
Leite, Andressa Ferreira Ramalho |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Turismo. Serviço Aeroportuário. Qualidade. Percepção. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo. Serviço Aeroportuário. Qualidade. Percepção. |
description |
O presente estudo tem objetivo central, analisar de que forma acontece o serviço aeroportuário no Aeroporto Municipal de Araguaína-TO, norteando com isso, os seguintes objetivos específicos: a) Identificar as dimensões de qualidade nos serviços prestados no aeroporto; b) Verificar os indicadores de percepção do cliente, na escolha do serviço; c) Propor sugestões e adequações ao serviço oferecido à população. A metodologia desse artigo se classifica como uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza quanti-qualitativa, utilizando como coleta de dados, a aplicação de questionários, e demais informações coletadas no local de estudo, durante o mês de outubro de 2018. A partir da coleta de dados e dos resultados obtidos, considera-se que, as informações dessa pesquisa indicam que há necessidade de alterações e melhoramento na estrutura física do local, além da ampliação na oferta do serviço aeroportuário local, com a vinda de outras companhias aéreas, possibilitando assim, mais vôos e preços mais acessíveis à população. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-15T20:54:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-15T20:54:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-02-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MELO,Ellene Silva. Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação) – Tecnologia em Gestão de Turismo. Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11612/4843 |
identifier_str_mv |
MELO,Ellene Silva. Qualidade dos serviços aeroportuários: uma análise no aeroporto de Araguaína – Tocantins. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação) – Tecnologia em Gestão de Turismo. Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019. |
url |
http://hdl.handle.net/11612/4843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Acesso livre. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Acesso livre. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO Araguaína Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Tocantins Araguaína CURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::TECNÓLOGO::TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO Araguaína Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFT instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFT |
collection |
Repositório Institucional da UFT |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4843/1/ELLENE%20SILVA%20MELO%20-%20TCC%20-%20TURISMO.pdf http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4843/2/license.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4843/3/ELLENE%20SILVA%20MELO%20-%20TCC%20-%20TURISMO.pdf.txt http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4843/4/ELLENE%20SILVA%20MELO%20-%20TCC%20-%20TURISMO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7b8d668a88ee53dba8cd4aaacdad0c76 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 64dfad3a365cb87c92b3e25d54af0b0c a9f15d56d12ca1bb7623f4a6fb540b8d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.br |
_version_ |
1813912798750572544 |