Representações da cultura quilombola nas narrativas de vida da matriarca Dona Juscelina e dos anciões de Muricilândia.
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFT |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11612/4859 |
Resumo: | Considerando que a temática dessa pesquisa foi escolhida através da necessidade de observar e registrar as narrativas do povo quilombola Dona Juscelina. Analisando como os valores e ensinamentos aprendidos e transmitidos pela matriarca e os demais anciões deste quilombo estão sendo seguidos pela comunidade vigente, e intentamos por questionar: de que forma as narrativas de vida da matriarca dona Juscelina influencia e representam os sujeitos quilombolas do município de Muricilândia? Dessa maneira, analisamos as formas de representações sociais de quilombo elegidas ao longo dos processos narrativos das histórias de vida da matriarca e dos anciões coletados mediante a técnica e metodologia da História Oral (THOMPSON, 1992). Observamos que os sujeitos quilombolas seguem os ensinamentos de dona Juscelina na prática contínua, ocorrendo através dos eventos, das danças, das músicas, do festejo da abolição e mediante as rodas de conversas dos anciões narrando suas histórias. É plausível dizer que na memória de muitos colaboradores interpelados acerca do tema, dona Juscelina é a representação significativa de ser quilombola, de transpor as marcas da resistência e da luta de seus antepassados materializado nos festejos, nas reuniões e nas ações diárias -aconselhamentos -, projetando nas pessoas desse município valores de pertencimento de ser/estar (no) quilombo. O conhecimento acadêmico da universidade junto a comunidade criam laços de emancipação, sem hierarquizar ou eleger conhecimento científico ou o cultural da comunidade quilombola. |
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Santos, Kamila Ferreira dosGalvão, Naiana Siqueira2023-02-23T22:26:01Z2023-02-23T22:26:01Z2023-02-23SANTOS, Kamila Ferreira dos. Representações da cultura quilombola nas narrativas de vida da matriarca Dona Juscelina e dos anciões de Muricilândia. 2017. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.http://hdl.handle.net/11612/4859Considerando que a temática dessa pesquisa foi escolhida através da necessidade de observar e registrar as narrativas do povo quilombola Dona Juscelina. Analisando como os valores e ensinamentos aprendidos e transmitidos pela matriarca e os demais anciões deste quilombo estão sendo seguidos pela comunidade vigente, e intentamos por questionar: de que forma as narrativas de vida da matriarca dona Juscelina influencia e representam os sujeitos quilombolas do município de Muricilândia? Dessa maneira, analisamos as formas de representações sociais de quilombo elegidas ao longo dos processos narrativos das histórias de vida da matriarca e dos anciões coletados mediante a técnica e metodologia da História Oral (THOMPSON, 1992). Observamos que os sujeitos quilombolas seguem os ensinamentos de dona Juscelina na prática contínua, ocorrendo através dos eventos, das danças, das músicas, do festejo da abolição e mediante as rodas de conversas dos anciões narrando suas histórias. É plausível dizer que na memória de muitos colaboradores interpelados acerca do tema, dona Juscelina é a representação significativa de ser quilombola, de transpor as marcas da resistência e da luta de seus antepassados materializado nos festejos, nas reuniões e nas ações diárias -aconselhamentos -, projetando nas pessoas desse município valores de pertencimento de ser/estar (no) quilombo. O conhecimento acadêmico da universidade junto a comunidade criam laços de emancipação, sem hierarquizar ou eleger conhecimento científico ou o cultural da comunidade quilombola.Considering that the theme of this research was chosen through the need to observe and record the narratives of the people Quilombola Dona Juscelina. Analyzing how the values and teachings learned and transmitted by the matriarch and the other elders of this quilombo are being followed by the current community, we question: in what way the life narratives of the matriarch Dona Juscelina influence and represent the quilombola subjects of the municipality of Muricilândia? In this way, we analyze the forms of social representations of quilombo chosen throughout the narrative processes of the matriarch's life histories and the elders collected through the technique and methodology of Oral History (THOMPSON, 1992). We observe that the quilombola subjects follow the teachings of Dona Juscelina in continuous practice, occurring through events, dances, songs, the celebration of the abolition and through the wheels of conversations of the elders narrating their stories. It is plausible to say that in the memory of many collaborators on the subject, Dona Juscelina is the significant representation of being a quilombola, of transposing the marks of resistance and struggle of her ancestors materialized in the celebrations, meetings and daily actions - projecting in the people of this municipality values of belonging to be/be (in the) quilombo. The academic knowledge of the university with the community creates bonds of emancipation, without hierarchizing or electing scientific or cultural knowledge of the community quilombola.Universidade Federal do TocantinsAraguaínaCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURASAraguaínaGraduaçãoAcesso livre.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESQuilomboDona JuscelinaRepresentação SocialNarrativas de vidaSocial RepresentationNarratives of life.Representações da cultura quilombola nas narrativas de vida da matriarca Dona Juscelina e dos anciões de Muricilândia.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFTinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTTEXTKAMILA FERREIRA DOS SANTOS - TCC - LETRAS.pdf.txtKAMILA FERREIRA DOS SANTOS - TCC - LETRAS.pdf.txtExtracted texttext/plain128287http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4859/3/KAMILA%20FERREIRA%20DOS%20SANTOS%20-%20TCC%20-%20LETRAS.pdf.txtf42ab0c02bc2ad6c5d133defda3d7ae9MD53THUMBNAILKAMILA FERREIRA DOS SANTOS - TCC - LETRAS.pdf.jpgKAMILA FERREIRA DOS SANTOS - TCC - LETRAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4859/4/KAMILA%20FERREIRA%20DOS%20SANTOS%20-%20TCC%20-%20LETRAS.pdf.jpg08980054b21133c9166875ec24e7ece3MD54ORIGINALKAMILA FERREIRA DOS SANTOS - TCC - LETRAS.pdfKAMILA FERREIRA DOS SANTOS - TCC - LETRAS.pdfapplication/pdf725143http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4859/1/KAMILA%20FERREIRA%20DOS%20SANTOS%20-%20TCC%20-%20LETRAS.pdfb40a575ec549f044ee96595bd6e1d090MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4859/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211612/48592023-02-24 03:01:34.905oai:repositorio.uft.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uft.edu.br/oai/requestbiblioarraias@uft.edu.br || bibliogpi@uft.edu.br || bibliomira@uft.edu.br || bibliopalmas@uft.edu.br || biblioporto@uft.edu.br || biblioarag@uft.edu.br || dirbib@ufnt.edu.br || bibliocca@uft.edu.br || bibliotoc@uft.edu.bropendoar:2023-02-24T06:01:34Repositório Institucional da UFT - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
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