Análise semiótica do programa projovem urbano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ionara Miranda da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFT
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11612/4553
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso relatamos uma pesquisa que se estruturou a partir do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem Urbano e sua atuação em uma comunidade carente da cidade de Araguaína – TO. A perspectiva teórica que norteou este estudo foi a semiótica francesa. Com base em seus pressupostos foram interpretadas as falas de cinco beneficiadas pelo projeto na comunidade Costa Esmeralda. Como metodologia, foi utilizada a técnica de entrevista para investigar o que o Projovem mudou nas suas vidas. A partir de seus relatos, foi possível perceber como esse programa foi importante para seus participantes. Nesse sentido, o programa pode ser considerado um divisor de águas em suas vidas. Segundo informaram, antes se sentiam excluídas da sociedade, com baixa autoestima, sem perspectiva de uma vida melhor. Após o Projovem, porém, sentiram fazer parte do mundo. O programa representou, portanto, importante ação social de apoio educacional a mães de famílias carentes, considerando-se que maior parte de seu público é composto por mulheres e são elas as maiores excluídas das oportunidades em nossa sociedade. Além disso, tornaram-se autoconfiantes e passaram a vislumbrar possibilidades antes jamais pensadas para suas vidas, como a inserção no mercado de trabalho, a conclusão de seus estudos e o ingresso em um curso superior, com o objetivo de oportunizar melhores condições para seus familiares.
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Nesse sentido, o programa pode ser considerado um divisor de águas em suas vidas. Segundo informaram, antes se sentiam excluídas da sociedade, com baixa autoestima, sem perspectiva de uma vida melhor. Após o Projovem, porém, sentiram fazer parte do mundo. O programa representou, portanto, importante ação social de apoio educacional a mães de famílias carentes, considerando-se que maior parte de seu público é composto por mulheres e são elas as maiores excluídas das oportunidades em nossa sociedade. 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