Análise de contos literários à luz da semiótica e perspectiva de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Tiana Andreza Melo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Marcato, Janaína Tonsica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/15161
Resumo: Este trabalho destina-se a analisar o gênero discursivo “conto”, a partir da linha teórica da semiótica francesa, sobretudo com as obras de Fiorin (2011), Barros (2008) e Gomes e Mancini (2007). O objetivo é utilizar o nível mais concreto do percurso gerativo de sentido para discorrer sobre os contos eleitos, o que permite uma leitura mais detalhada de tais textos literários, não realizada segundo a subjetividade, mas de acordo com um caminho metodológico que serve não somente aos textos verbais, tais como o escolhido, porém a quaisquer produções discursivas. Utiliza-se, especificamente, as autoras Lygia Fagundes Telles e Marina Colasanti, para comparar dois contos de temática similar e, assim, com a base tradicional da semiótica greimasiana, evidenciar as semelhanças e distinções a respeito das figuras e temas trabalhados. Quando se pensa na questão do ensino, nota-se que as atividades voltadas ao sujeito da enunciação e à semântica discursiva já permitem aos alunos uma leitura mais acurada de qualquer gênero discursivo, mas, em se tratando dos contos literários, permite observar novas formas de abordar temas diversos, inclusive os do cotidiano, como é o caso da família - tema escolhido para seleção dos contos. Conclui-se que as análises empreendidas fornecem caminhos de leitura que se abrem para possíveis atividades didáticas e que igualmente permitem entender e escapar da ideia  de que os textos podem ter infinitas interpretações, já que, pela via da imanência, as leituras já estão inscritas no próprio texto. Para além disso, a manutenção temático-figurativa permite elucidar como uma dada cultura aborda determinados assuntos ideologicamente. 
id UTFPR-10_d94b34e22630d7b976275091c472c0db
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/15161
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling Análise de contos literários à luz da semiótica e perspectiva de ensinoLinguística, Letras e ArtesSemiótica francesa; Contos; Ensino.Este trabalho destina-se a analisar o gênero discursivo “conto”, a partir da linha teórica da semiótica francesa, sobretudo com as obras de Fiorin (2011), Barros (2008) e Gomes e Mancini (2007). O objetivo é utilizar o nível mais concreto do percurso gerativo de sentido para discorrer sobre os contos eleitos, o que permite uma leitura mais detalhada de tais textos literários, não realizada segundo a subjetividade, mas de acordo com um caminho metodológico que serve não somente aos textos verbais, tais como o escolhido, porém a quaisquer produções discursivas. Utiliza-se, especificamente, as autoras Lygia Fagundes Telles e Marina Colasanti, para comparar dois contos de temática similar e, assim, com a base tradicional da semiótica greimasiana, evidenciar as semelhanças e distinções a respeito das figuras e temas trabalhados. Quando se pensa na questão do ensino, nota-se que as atividades voltadas ao sujeito da enunciação e à semântica discursiva já permitem aos alunos uma leitura mais acurada de qualquer gênero discursivo, mas, em se tratando dos contos literários, permite observar novas formas de abordar temas diversos, inclusive os do cotidiano, como é o caso da família - tema escolhido para seleção dos contos. Conclui-se que as análises empreendidas fornecem caminhos de leitura que se abrem para possíveis atividades didáticas e que igualmente permitem entender e escapar da ideia  de que os textos podem ter infinitas interpretações, já que, pela via da imanência, as leituras já estão inscritas no próprio texto. Para além disso, a manutenção temático-figurativa permite elucidar como uma dada cultura aborda determinados assuntos ideologicamente. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Federal de Mato Grosso do SulAntunes, Tiana Andreza MeloMarcato, Janaína Tonsica2023-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1516110.3895/rl.v25n47.15161Revista de Letras; v. 25, n. 47 (2023)2179-52820104-999210.3895/rl.v25n47reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/15161/9943Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T22:27:27Zoai:periodicos.utfpr:article/15161Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2024-04-30T22:27:27Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de contos literários à luz da semiótica e perspectiva de ensino
title Análise de contos literários à luz da semiótica e perspectiva de ensino
spellingShingle Análise de contos literários à luz da semiótica e perspectiva de ensino
Antunes, Tiana Andreza Melo
Linguística, Letras e Artes
Semiótica francesa; Contos; Ensino.
title_short Análise de contos literários à luz da semiótica e perspectiva de ensino
title_full Análise de contos literários à luz da semiótica e perspectiva de ensino
title_fullStr Análise de contos literários à luz da semiótica e perspectiva de ensino
title_full_unstemmed Análise de contos literários à luz da semiótica e perspectiva de ensino
title_sort Análise de contos literários à luz da semiótica e perspectiva de ensino
author Antunes, Tiana Andreza Melo
author_facet Antunes, Tiana Andreza Melo
Marcato, Janaína Tonsica
author_role author
author2 Marcato, Janaína Tonsica
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Tiana Andreza Melo
Marcato, Janaína Tonsica
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística, Letras e Artes
Semiótica francesa; Contos; Ensino.
topic Linguística, Letras e Artes
Semiótica francesa; Contos; Ensino.
description Este trabalho destina-se a analisar o gênero discursivo “conto”, a partir da linha teórica da semiótica francesa, sobretudo com as obras de Fiorin (2011), Barros (2008) e Gomes e Mancini (2007). O objetivo é utilizar o nível mais concreto do percurso gerativo de sentido para discorrer sobre os contos eleitos, o que permite uma leitura mais detalhada de tais textos literários, não realizada segundo a subjetividade, mas de acordo com um caminho metodológico que serve não somente aos textos verbais, tais como o escolhido, porém a quaisquer produções discursivas. Utiliza-se, especificamente, as autoras Lygia Fagundes Telles e Marina Colasanti, para comparar dois contos de temática similar e, assim, com a base tradicional da semiótica greimasiana, evidenciar as semelhanças e distinções a respeito das figuras e temas trabalhados. Quando se pensa na questão do ensino, nota-se que as atividades voltadas ao sujeito da enunciação e à semântica discursiva já permitem aos alunos uma leitura mais acurada de qualquer gênero discursivo, mas, em se tratando dos contos literários, permite observar novas formas de abordar temas diversos, inclusive os do cotidiano, como é o caso da família - tema escolhido para seleção dos contos. Conclui-se que as análises empreendidas fornecem caminhos de leitura que se abrem para possíveis atividades didáticas e que igualmente permitem entender e escapar da ideia  de que os textos podem ter infinitas interpretações, já que, pela via da imanência, as leituras já estão inscritas no próprio texto. Para além disso, a manutenção temático-figurativa permite elucidar como uma dada cultura aborda determinados assuntos ideologicamente. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/15161
10.3895/rl.v25n47.15161
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/15161
identifier_str_mv 10.3895/rl.v25n47.15161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/15161/9943
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 25, n. 47 (2023)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v25n47
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732060499148800