SMALL AND DEPRESSED TOWNS IN SOUTH-WEST PART OF GOIÁS STATE: "THE HYPOCRITE PEOPLE STEAL THE SCENE"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Michel Rezende da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Barreira, Celene Cunha Monteiro Antunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Campo - Território
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/13758
Resumo: O objetivo desse artigo é discorrer sobre o tema municípios pequenos e deprimidos no Estado de Goiás, utilizando como objeto de estudo a região de planejamento Sudoeste Goiano. A tese central é que a interveniência do Estado na geração de mecanismos de regionalização e construção de políticas públicas mascara a realidade quando descreve, por exemplo, o sudoeste goiano como a região mais rica de Goiás, sem colocar em pauta as profundas diferenças entre os municípios que a compõem. Assim, afirma-se que "os hipócritas roubam a cena", sendo representados pelos atores - locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais - que usufruem das benesses da região, divulgando a riqueza e prosperidade do sudoeste e acobertando a drenagem de capital dos municípios pequenos - por meio da utilização de seu solo altamente produtivo e valorizado. Tal fato deixa a população e a administração pública com os mesmos problemas verificados na região norte de Goiás. Por isso, propomos que o pensar das regionalizações deixe de se concentrar em regiões e passe a ser considerado a partir dos municípios que centralizam os serviços ou, nas palavras de Chaveiro (2010), aquelas cidades que polarizam os pequenos municípios de seu entorno como se formassem, junto a eles, aureolas manchada de pequenos pontos por meio da oferta de serviços.
id UFU-10_1f68a4128840d8fef33731bbd126315a
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13758
network_acronym_str UFU-10
network_name_str Campo - Território
repository_id_str
spelling SMALL AND DEPRESSED TOWNS IN SOUTH-WEST PART OF GOIÁS STATE: "THE HYPOCRITE PEOPLE STEAL THE SCENE"Municípios pequenos e deprimidos no Sudoeste Goiano: “os hipócritas roubam a cena” Municípios pequenosRegionalização e Políticas PúblicasRegião Sudoeste do Estado de GoiásO objetivo desse artigo é discorrer sobre o tema municípios pequenos e deprimidos no Estado de Goiás, utilizando como objeto de estudo a região de planejamento Sudoeste Goiano. A tese central é que a interveniência do Estado na geração de mecanismos de regionalização e construção de políticas públicas mascara a realidade quando descreve, por exemplo, o sudoeste goiano como a região mais rica de Goiás, sem colocar em pauta as profundas diferenças entre os municípios que a compõem. Assim, afirma-se que "os hipócritas roubam a cena", sendo representados pelos atores - locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais - que usufruem das benesses da região, divulgando a riqueza e prosperidade do sudoeste e acobertando a drenagem de capital dos municípios pequenos - por meio da utilização de seu solo altamente produtivo e valorizado. Tal fato deixa a população e a administração pública com os mesmos problemas verificados na região norte de Goiás. Por isso, propomos que o pensar das regionalizações deixe de se concentrar em regiões e passe a ser considerado a partir dos municípios que centralizam os serviços ou, nas palavras de Chaveiro (2010), aquelas cidades que polarizam os pequenos municípios de seu entorno como se formassem, junto a eles, aureolas manchada de pequenos pontos por meio da oferta de serviços.EDUFU2012-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/1375810.14393/RCT71313758Revista Campo-Território; v. 7 n. 13 Fev. (2012); 169-1871809-6271reponame:Campo - Territórioinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/13758/8219Copyright (c) 2022 Revista Campo-Territóriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Michel Rezende daBarreira, Celene Cunha Monteiro Antunes2022-12-09T18:28:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13758Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorioPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/oaijcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br1809-62711809-6271opendoar:2022-12-09T18:28:49Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv SMALL AND DEPRESSED TOWNS IN SOUTH-WEST PART OF GOIÁS STATE: "THE HYPOCRITE PEOPLE STEAL THE SCENE"
Municípios pequenos e deprimidos no Sudoeste Goiano: “os hipócritas roubam a cena”
title SMALL AND DEPRESSED TOWNS IN SOUTH-WEST PART OF GOIÁS STATE: "THE HYPOCRITE PEOPLE STEAL THE SCENE"
spellingShingle SMALL AND DEPRESSED TOWNS IN SOUTH-WEST PART OF GOIÁS STATE: "THE HYPOCRITE PEOPLE STEAL THE SCENE"
Silveira, Michel Rezende da
Municípios pequenos
Regionalização e Políticas Públicas
Região Sudoeste do Estado de Goiás
title_short SMALL AND DEPRESSED TOWNS IN SOUTH-WEST PART OF GOIÁS STATE: "THE HYPOCRITE PEOPLE STEAL THE SCENE"
title_full SMALL AND DEPRESSED TOWNS IN SOUTH-WEST PART OF GOIÁS STATE: "THE HYPOCRITE PEOPLE STEAL THE SCENE"
title_fullStr SMALL AND DEPRESSED TOWNS IN SOUTH-WEST PART OF GOIÁS STATE: "THE HYPOCRITE PEOPLE STEAL THE SCENE"
title_full_unstemmed SMALL AND DEPRESSED TOWNS IN SOUTH-WEST PART OF GOIÁS STATE: "THE HYPOCRITE PEOPLE STEAL THE SCENE"
title_sort SMALL AND DEPRESSED TOWNS IN SOUTH-WEST PART OF GOIÁS STATE: "THE HYPOCRITE PEOPLE STEAL THE SCENE"
author Silveira, Michel Rezende da
author_facet Silveira, Michel Rezende da
Barreira, Celene Cunha Monteiro Antunes
author_role author
author2 Barreira, Celene Cunha Monteiro Antunes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Michel Rezende da
Barreira, Celene Cunha Monteiro Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Municípios pequenos
Regionalização e Políticas Públicas
Região Sudoeste do Estado de Goiás
topic Municípios pequenos
Regionalização e Políticas Públicas
Região Sudoeste do Estado de Goiás
description O objetivo desse artigo é discorrer sobre o tema municípios pequenos e deprimidos no Estado de Goiás, utilizando como objeto de estudo a região de planejamento Sudoeste Goiano. A tese central é que a interveniência do Estado na geração de mecanismos de regionalização e construção de políticas públicas mascara a realidade quando descreve, por exemplo, o sudoeste goiano como a região mais rica de Goiás, sem colocar em pauta as profundas diferenças entre os municípios que a compõem. Assim, afirma-se que "os hipócritas roubam a cena", sendo representados pelos atores - locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais - que usufruem das benesses da região, divulgando a riqueza e prosperidade do sudoeste e acobertando a drenagem de capital dos municípios pequenos - por meio da utilização de seu solo altamente produtivo e valorizado. Tal fato deixa a população e a administração pública com os mesmos problemas verificados na região norte de Goiás. Por isso, propomos que o pensar das regionalizações deixe de se concentrar em regiões e passe a ser considerado a partir dos municípios que centralizam os serviços ou, nas palavras de Chaveiro (2010), aquelas cidades que polarizam os pequenos municípios de seu entorno como se formassem, junto a eles, aureolas manchada de pequenos pontos por meio da oferta de serviços.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/13758
10.14393/RCT71313758
url https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/13758
identifier_str_mv 10.14393/RCT71313758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/13758/8219
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Campo-Território; v. 7 n. 13 Fev. (2012); 169-187
1809-6271
reponame:Campo - Território
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Campo - Território
collection Campo - Território
repository.name.fl_str_mv Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv jcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br
_version_ 1798315120506437632