GEOGRAPHY "OUT" THE CLASSROOM: importance of fieldwork for Agrarian Geography
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Campo - Território |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/17356 |
Resumo: | Refletir acerca das questões metodológicas que perpassam o ensino de geografia é fundamental para superar os equívocos que permeiam as práticas pedagógicas nessa disciplina. Não se trata, de um exercício mecânico e sem razão de ser, já que as aulas de geografia têm sido invadidas por um "burocratismo" que emperra a formação de sujeitos capazes de ler e interpretar criticamente o mundo que os cercam. Chama-se à atenção para a forma geralmente descontextualizada com que é trabalhada a disciplina de geografia, fato esse causador de sérios problemas para o processo de ensino e aprendizagem e para a formação de sujeitos capazes de ler criticamente o espaço geográfico. Como proposta metodológica para dinamizar o trabalho nessa área do conhecimento, defende-se a utilização do trabalho de campo, por assim entender que o mesmo possibilita a aproximação entre a teoria e a empiria. Há a preocupação ao longo do texto, em evidenciar a necessidade de adotar alguns critérios para a realização do trabalho de campo, para que o mesmo não seja utilizado para preencher "brechas" decorrentes da falta de um planejamento da disciplina, superando desta forma, compreensões equivocadas que consideram essa atividade apenas como "recreação". |
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GEOGRAPHY "OUT" THE CLASSROOM: importance of fieldwork for Agrarian GeographyGeografia “fora” da sala de aula: importância do trabalho de campo para a Geografia AgráriaEnsino de geografiaTrabalho de campo Práticas pedagógicasPlanejamentoGeografia AgráriaRefletir acerca das questões metodológicas que perpassam o ensino de geografia é fundamental para superar os equívocos que permeiam as práticas pedagógicas nessa disciplina. Não se trata, de um exercício mecânico e sem razão de ser, já que as aulas de geografia têm sido invadidas por um "burocratismo" que emperra a formação de sujeitos capazes de ler e interpretar criticamente o mundo que os cercam. Chama-se à atenção para a forma geralmente descontextualizada com que é trabalhada a disciplina de geografia, fato esse causador de sérios problemas para o processo de ensino e aprendizagem e para a formação de sujeitos capazes de ler criticamente o espaço geográfico. Como proposta metodológica para dinamizar o trabalho nessa área do conhecimento, defende-se a utilização do trabalho de campo, por assim entender que o mesmo possibilita a aproximação entre a teoria e a empiria. Há a preocupação ao longo do texto, em evidenciar a necessidade de adotar alguns critérios para a realização do trabalho de campo, para que o mesmo não seja utilizado para preencher "brechas" decorrentes da falta de um planejamento da disciplina, superando desta forma, compreensões equivocadas que consideram essa atividade apenas como "recreação". EDUFU2013-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/1735610.14393/RCT81517356Revista Campo-Território; v. 8 n. 15 Fev. (2013)1809-6271reponame:Campo - Territórioinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/17356/12104Copyright (c) 2022 Revista Campo-Territóriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDourado, José Aparecido Lima2022-12-06T14:39:00Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17356Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorioPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/oaijcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br1809-62711809-6271opendoar:2022-12-06T14:39Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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