Aportaciones al debate paragmático entre Educación rural y Educación del campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes, Mariana Santos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Chelotti, Marcelo Cervo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Campo - Território
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/27953
Resumo: O presente artigo busca elucidar a relação paradoxal entre os pressupostos teóricos que compreendem o paradigma da Educação do Campo e o paradigma da Educação Rural. Do ponto de vista metodológico optou-se por uma revisão da literatura abarcando os principais autores que discutem tais pressupostos. A partir de uma abordagem que privilegia o debate sobre qual conceito de rural o paradigma foi estruturado, espera-se compreender seus principais fundamentos. Assim, entende-se o Paradigma da Educação Rural enquanto principio de um projeto de educação correspondente aos anseios de modernização do território brasileiro. Enquanto que, o Paradigma da Educação do Campo é compreendido como um processo em construção que surge por meio do entendimento de um projeto de educação político-social mais abrangente que assegura o campo como espaço de vida digna e de legítima luta por políticas públicas específicas e por um projeto educativo próprio para seus sujeitos. Portanto, mais do que uma terminologia, o que está em questão são dois distintos projetos educacionais para o campo brasileiro, cunhados em distintos momentos históricos, e emanados por diferentes segmentos da sociedade.
id UFU-10_74a9c62a827a03484b7809f7b659f5f4
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27953
network_acronym_str UFU-10
network_name_str Campo - Território
repository_id_str
spelling Aportaciones al debate paragmático entre Educación rural y Educación del campoContribuições para o debate paradigmático entre educação rural e educação do campoEducação RuralEducação do CampoParadigmaO presente artigo busca elucidar a relação paradoxal entre os pressupostos teóricos que compreendem o paradigma da Educação do Campo e o paradigma da Educação Rural. Do ponto de vista metodológico optou-se por uma revisão da literatura abarcando os principais autores que discutem tais pressupostos. A partir de uma abordagem que privilegia o debate sobre qual conceito de rural o paradigma foi estruturado, espera-se compreender seus principais fundamentos. Assim, entende-se o Paradigma da Educação Rural enquanto principio de um projeto de educação correspondente aos anseios de modernização do território brasileiro. Enquanto que, o Paradigma da Educação do Campo é compreendido como um processo em construção que surge por meio do entendimento de um projeto de educação político-social mais abrangente que assegura o campo como espaço de vida digna e de legítima luta por políticas públicas específicas e por um projeto educativo próprio para seus sujeitos. Portanto, mais do que uma terminologia, o que está em questão são dois distintos projetos educacionais para o campo brasileiro, cunhados em distintos momentos históricos, e emanados por diferentes segmentos da sociedade.EDUFU2015-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/2795310.14393/RCT102027953Revista Campo-Território; v. 10 n. 20 Jul. (2015); 493-5111809-6271reponame:Campo - Territórioinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/27953/17033http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemes, Mariana SantosChelotti, Marcelo Cervo2022-11-25T18:55:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27953Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorioPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/oaijcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br1809-62711809-6271opendoar:2022-11-25T18:55:36Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Aportaciones al debate paragmático entre Educación rural y Educación del campo
Contribuições para o debate paradigmático entre educação rural e educação do campo
title Aportaciones al debate paragmático entre Educación rural y Educación del campo
spellingShingle Aportaciones al debate paragmático entre Educación rural y Educación del campo
Lemes, Mariana Santos
Educação Rural
Educação do Campo
Paradigma
title_short Aportaciones al debate paragmático entre Educación rural y Educación del campo
title_full Aportaciones al debate paragmático entre Educación rural y Educación del campo
title_fullStr Aportaciones al debate paragmático entre Educación rural y Educación del campo
title_full_unstemmed Aportaciones al debate paragmático entre Educación rural y Educación del campo
title_sort Aportaciones al debate paragmático entre Educación rural y Educación del campo
author Lemes, Mariana Santos
author_facet Lemes, Mariana Santos
Chelotti, Marcelo Cervo
author_role author
author2 Chelotti, Marcelo Cervo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes, Mariana Santos
Chelotti, Marcelo Cervo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Rural
Educação do Campo
Paradigma
topic Educação Rural
Educação do Campo
Paradigma
description O presente artigo busca elucidar a relação paradoxal entre os pressupostos teóricos que compreendem o paradigma da Educação do Campo e o paradigma da Educação Rural. Do ponto de vista metodológico optou-se por uma revisão da literatura abarcando os principais autores que discutem tais pressupostos. A partir de uma abordagem que privilegia o debate sobre qual conceito de rural o paradigma foi estruturado, espera-se compreender seus principais fundamentos. Assim, entende-se o Paradigma da Educação Rural enquanto principio de um projeto de educação correspondente aos anseios de modernização do território brasileiro. Enquanto que, o Paradigma da Educação do Campo é compreendido como um processo em construção que surge por meio do entendimento de um projeto de educação político-social mais abrangente que assegura o campo como espaço de vida digna e de legítima luta por políticas públicas específicas e por um projeto educativo próprio para seus sujeitos. Portanto, mais do que uma terminologia, o que está em questão são dois distintos projetos educacionais para o campo brasileiro, cunhados em distintos momentos históricos, e emanados por diferentes segmentos da sociedade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/27953
10.14393/RCT102027953
url https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/27953
identifier_str_mv 10.14393/RCT102027953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/27953/17033
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Campo-Território; v. 10 n. 20 Jul. (2015); 493-511
1809-6271
reponame:Campo - Território
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Campo - Território
collection Campo - Território
repository.name.fl_str_mv Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv jcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br
_version_ 1798315121325375488