Dynamics of agricultural activities and land use in the mesoregion of Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba(MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chelotti, Marcelo Cervo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rosolen, Vania
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Campo - Território
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/26935
Resumo: O Cerrado é um bioma brasileiro com imensa relevância socioambiental. Destaca-se pela biodiversidade e por ser reconhecidamente área de expansão agrícola. A mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (MG) pode ser usada como um exemplo que reflete os resultados das políticas agrícolas e ambientais no Cerrado. A análise da dinâmica agrícola na mesorregião avaliada pelos Censos Agropecuários de 1995/96 e de 2006 mostra que os cultivos permanentes tradicionais como o café e a pecuária perdem área para o cultivo temporário, especialmente nas duas microrregiões de maior dinamismo econômico (Uberlândia e Uberaba). A evidente tendência de transformação no uso das terras reflete forte heterogeneidade regional. A expansão da atividade sucroalcooleira e o plantio da soja que substituíram antigas pastagens também são mais evidentes nas microrregiões Uberlândia e Uberaba. Apesar das transformações, com exceção da microrregião de Uberaba, a pastagem ainda é a atividade que domina o uso da terra. As pastagens plantadas com boas condições (manejadas) ocupam área entre 28% e 53% da mesorregião. As áreas com lavouras permanentes são pouco extensas e o sistema soja-milho parece dominar as novas áreas de conversão, e o número de estabelecimentos com cultivo convencional supera sensivelmente àqueles manejados com cultivo mínimo ou cultivo na palha, mesmo nas microrregiões de Uberlândia e Uberaba. Situação similar de não adoção de práticas de manejo mais conservacionistas foi determinada nas pastagens, nas quais os teores de carbono dos solos refletem susceptibidade à degradação, com futura redução da produtividade e da biodiversidade.
id UFU-10_8346755ff6c4303c39041bda17b633fd
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26935
network_acronym_str UFU-10
network_name_str Campo - Território
repository_id_str
spelling Dynamics of agricultural activities and land use in the mesoregion of Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba(MG)Dinâmica da agropecuária e uso da terra na mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (MG) CerradoTriângulo Mineiro/Alto ParanaíbaDinâmica AgrícolaDegradação do SoloBrazilian SavannahTriângulo Mineiro/Alto ParanaíbaAgricultural DynamicsSoil DegradationO Cerrado é um bioma brasileiro com imensa relevância socioambiental. Destaca-se pela biodiversidade e por ser reconhecidamente área de expansão agrícola. A mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (MG) pode ser usada como um exemplo que reflete os resultados das políticas agrícolas e ambientais no Cerrado. A análise da dinâmica agrícola na mesorregião avaliada pelos Censos Agropecuários de 1995/96 e de 2006 mostra que os cultivos permanentes tradicionais como o café e a pecuária perdem área para o cultivo temporário, especialmente nas duas microrregiões de maior dinamismo econômico (Uberlândia e Uberaba). A evidente tendência de transformação no uso das terras reflete forte heterogeneidade regional. A expansão da atividade sucroalcooleira e o plantio da soja que substituíram antigas pastagens também são mais evidentes nas microrregiões Uberlândia e Uberaba. Apesar das transformações, com exceção da microrregião de Uberaba, a pastagem ainda é a atividade que domina o uso da terra. As pastagens plantadas com boas condições (manejadas) ocupam área entre 28% e 53% da mesorregião. As áreas com lavouras permanentes são pouco extensas e o sistema soja-milho parece dominar as novas áreas de conversão, e o número de estabelecimentos com cultivo convencional supera sensivelmente àqueles manejados com cultivo mínimo ou cultivo na palha, mesmo nas microrregiões de Uberlândia e Uberaba. Situação similar de não adoção de práticas de manejo mais conservacionistas foi determinada nas pastagens, nas quais os teores de carbono dos solos refletem susceptibidade à degradação, com futura redução da produtividade e da biodiversidade.EDUFU2014-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/2693510.14393/RCT91826935Revista Campo-Território; v. 9 n. 18 Jun. (2014)1809-6271reponame:Campo - Territórioinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/26935/14627Copyright (c) 2022 Revista Campo-Territóriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChelotti, Marcelo CervoRosolen, Vania2022-12-08T19:15:15Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26935Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorioPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/oaijcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br1809-62711809-6271opendoar:2022-12-08T19:15:15Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Dynamics of agricultural activities and land use in the mesoregion of Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba(MG)
Dinâmica da agropecuária e uso da terra na mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (MG)
title Dynamics of agricultural activities and land use in the mesoregion of Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba(MG)
spellingShingle Dynamics of agricultural activities and land use in the mesoregion of Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba(MG)
Chelotti, Marcelo Cervo
Cerrado
Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba
Dinâmica Agrícola
Degradação do Solo
Brazilian Savannah
Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba
Agricultural Dynamics
Soil Degradation
title_short Dynamics of agricultural activities and land use in the mesoregion of Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba(MG)
title_full Dynamics of agricultural activities and land use in the mesoregion of Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba(MG)
title_fullStr Dynamics of agricultural activities and land use in the mesoregion of Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba(MG)
title_full_unstemmed Dynamics of agricultural activities and land use in the mesoregion of Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba(MG)
title_sort Dynamics of agricultural activities and land use in the mesoregion of Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba(MG)
author Chelotti, Marcelo Cervo
author_facet Chelotti, Marcelo Cervo
Rosolen, Vania
author_role author
author2 Rosolen, Vania
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chelotti, Marcelo Cervo
Rosolen, Vania
dc.subject.por.fl_str_mv Cerrado
Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba
Dinâmica Agrícola
Degradação do Solo
Brazilian Savannah
Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba
Agricultural Dynamics
Soil Degradation
topic Cerrado
Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba
Dinâmica Agrícola
Degradação do Solo
Brazilian Savannah
Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba
Agricultural Dynamics
Soil Degradation
description O Cerrado é um bioma brasileiro com imensa relevância socioambiental. Destaca-se pela biodiversidade e por ser reconhecidamente área de expansão agrícola. A mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (MG) pode ser usada como um exemplo que reflete os resultados das políticas agrícolas e ambientais no Cerrado. A análise da dinâmica agrícola na mesorregião avaliada pelos Censos Agropecuários de 1995/96 e de 2006 mostra que os cultivos permanentes tradicionais como o café e a pecuária perdem área para o cultivo temporário, especialmente nas duas microrregiões de maior dinamismo econômico (Uberlândia e Uberaba). A evidente tendência de transformação no uso das terras reflete forte heterogeneidade regional. A expansão da atividade sucroalcooleira e o plantio da soja que substituíram antigas pastagens também são mais evidentes nas microrregiões Uberlândia e Uberaba. Apesar das transformações, com exceção da microrregião de Uberaba, a pastagem ainda é a atividade que domina o uso da terra. As pastagens plantadas com boas condições (manejadas) ocupam área entre 28% e 53% da mesorregião. As áreas com lavouras permanentes são pouco extensas e o sistema soja-milho parece dominar as novas áreas de conversão, e o número de estabelecimentos com cultivo convencional supera sensivelmente àqueles manejados com cultivo mínimo ou cultivo na palha, mesmo nas microrregiões de Uberlândia e Uberaba. Situação similar de não adoção de práticas de manejo mais conservacionistas foi determinada nas pastagens, nas quais os teores de carbono dos solos refletem susceptibidade à degradação, com futura redução da produtividade e da biodiversidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/26935
10.14393/RCT91826935
url https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/26935
identifier_str_mv 10.14393/RCT91826935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/26935/14627
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Campo-Território; v. 9 n. 18 Jun. (2014)
1809-6271
reponame:Campo - Território
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Campo - Território
collection Campo - Território
repository.name.fl_str_mv Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv jcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br
_version_ 1798315121013948416