Environment and healthy eating: concepts and practices of family farmers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Busato, Maria Assunta
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Model, Danice, Esswein, Denise, Gallina, Luciara Souza, Teo, Carla Rosane Paz Arruda, Nothaft, Simone Cristine dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Campo - Território
DOI: 10.14393/RCT102128751
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/28751
Resumo: A agricultura familiar é constituída por pequenos e médios produtores, que possuem características específicas na sua organização, como a utilização de mão-de-obra familiar e a diversificação dos produtos cultivados. A racionalidade camponesa está voltada a atender demandas da família e não, de imediato, as necessidades do mercado. Esta agricultura busca restabelecer as relações harmônicas entre o homem e o meio natural em que vive, minimizando o impacto das atividades agrícolas no ambiente, e ampliando os benefícios da agricultura para além do espaço rural. Foram realizadas entrevistas com treze agricultores familiares em um município do oeste do estado de Santa Catarina, a fim de conhecer sua percepção sobre ambiente e alimentação saudável, bem como suas práticas na produção de alimentos. Os agricultores familiares estão engajados em consumir alimentos produzidos na propriedade e livres de agrotóxicos. Têm a percepção de que a alimentação saudável é o consumo de uma variedade de alimentos produzidos com manejo orgânico. Os agricultores têm grande preocupação com a contaminação do meio ambiente, haja vista suas práticas tanto na produção de alimentos como no cuidado com a preservação das fontes de água e o destino dos resíduos.
id UFU-10_b52a0da5f44468c09f5994419d200d97
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28751
network_acronym_str UFU-10
network_name_str Campo - Território
spelling Environment and healthy eating: concepts and practices of family farmersAmbiente e alimentação saudável: percepções e práticas de agricultores familiares AgriculturaResíduosProdução de AlimentosA agricultura familiar é constituída por pequenos e médios produtores, que possuem características específicas na sua organização, como a utilização de mão-de-obra familiar e a diversificação dos produtos cultivados. A racionalidade camponesa está voltada a atender demandas da família e não, de imediato, as necessidades do mercado. Esta agricultura busca restabelecer as relações harmônicas entre o homem e o meio natural em que vive, minimizando o impacto das atividades agrícolas no ambiente, e ampliando os benefícios da agricultura para além do espaço rural. Foram realizadas entrevistas com treze agricultores familiares em um município do oeste do estado de Santa Catarina, a fim de conhecer sua percepção sobre ambiente e alimentação saudável, bem como suas práticas na produção de alimentos. Os agricultores familiares estão engajados em consumir alimentos produzidos na propriedade e livres de agrotóxicos. Têm a percepção de que a alimentação saudável é o consumo de uma variedade de alimentos produzidos com manejo orgânico. Os agricultores têm grande preocupação com a contaminação do meio ambiente, haja vista suas práticas tanto na produção de alimentos como no cuidado com a preservação das fontes de água e o destino dos resíduos.EDUFU2016-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/2875110.14393/RCT102128751Revista Campo-Território; v. 10 n. 21 Ago. (2015); 142-1581809-6271reponame:Campo - Territórioinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/28751/18112http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBusato, Maria AssuntaModel, DaniceEsswein, DeniseGallina, Luciara SouzaTeo, Carla Rosane Paz ArrudaNothaft, Simone Cristine dos Santos2022-11-24T14:44:10Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28751Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorioPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/oaijcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br1809-62711809-6271opendoar:2022-11-24T14:44:10Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Environment and healthy eating: concepts and practices of family farmers
Ambiente e alimentação saudável: percepções e práticas de agricultores familiares
title Environment and healthy eating: concepts and practices of family farmers
spellingShingle Environment and healthy eating: concepts and practices of family farmers
Environment and healthy eating: concepts and practices of family farmers
Busato, Maria Assunta
Agricultura
Resíduos
Produção de Alimentos
Busato, Maria Assunta
Agricultura
Resíduos
Produção de Alimentos
title_short Environment and healthy eating: concepts and practices of family farmers
title_full Environment and healthy eating: concepts and practices of family farmers
title_fullStr Environment and healthy eating: concepts and practices of family farmers
Environment and healthy eating: concepts and practices of family farmers
title_full_unstemmed Environment and healthy eating: concepts and practices of family farmers
Environment and healthy eating: concepts and practices of family farmers
title_sort Environment and healthy eating: concepts and practices of family farmers
author Busato, Maria Assunta
author_facet Busato, Maria Assunta
Busato, Maria Assunta
Model, Danice
Esswein, Denise
Gallina, Luciara Souza
Teo, Carla Rosane Paz Arruda
Nothaft, Simone Cristine dos Santos
Model, Danice
Esswein, Denise
Gallina, Luciara Souza
Teo, Carla Rosane Paz Arruda
Nothaft, Simone Cristine dos Santos
author_role author
author2 Model, Danice
Esswein, Denise
Gallina, Luciara Souza
Teo, Carla Rosane Paz Arruda
Nothaft, Simone Cristine dos Santos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Busato, Maria Assunta
Model, Danice
Esswein, Denise
Gallina, Luciara Souza
Teo, Carla Rosane Paz Arruda
Nothaft, Simone Cristine dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura
Resíduos
Produção de Alimentos
topic Agricultura
Resíduos
Produção de Alimentos
description A agricultura familiar é constituída por pequenos e médios produtores, que possuem características específicas na sua organização, como a utilização de mão-de-obra familiar e a diversificação dos produtos cultivados. A racionalidade camponesa está voltada a atender demandas da família e não, de imediato, as necessidades do mercado. Esta agricultura busca restabelecer as relações harmônicas entre o homem e o meio natural em que vive, minimizando o impacto das atividades agrícolas no ambiente, e ampliando os benefícios da agricultura para além do espaço rural. Foram realizadas entrevistas com treze agricultores familiares em um município do oeste do estado de Santa Catarina, a fim de conhecer sua percepção sobre ambiente e alimentação saudável, bem como suas práticas na produção de alimentos. Os agricultores familiares estão engajados em consumir alimentos produzidos na propriedade e livres de agrotóxicos. Têm a percepção de que a alimentação saudável é o consumo de uma variedade de alimentos produzidos com manejo orgânico. Os agricultores têm grande preocupação com a contaminação do meio ambiente, haja vista suas práticas tanto na produção de alimentos como no cuidado com a preservação das fontes de água e o destino dos resíduos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/28751
10.14393/RCT102128751
url https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/28751
identifier_str_mv 10.14393/RCT102128751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/28751/18112
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Campo-Território; v. 10 n. 21 Ago. (2015); 142-158
1809-6271
reponame:Campo - Território
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Campo - Território
collection Campo - Território
repository.name.fl_str_mv Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv jcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br
_version_ 1822181438823333889
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14393/RCT102128751