Experience schook family agricultural Quixabeira in Semiarid Baiano, Brazil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Campo - Território |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/24551 |
Resumo: | No momento atual, o debate sobre Educação do Campo está ganhando visibilidade, espaço e algumas conquistas. No entanto, ainda permeia uma dicotomia entre a educação urbana e rural, sendo esta última considerada dependente da primeira, mesmo com o avanço das pesquisas em educação do campo, continuamos refém dessa problemática epistemológica e conceitual da relação campo-cidade, pedagogia rural - pedagogia urbana. O objetivo deste trabalho não é aprofundar discussões relacionada a essa problemática, mas apresentar experiências exitosas de Educação do Campo no interior da Bahia, que estabelece uma relação com campo e com práticas pedagógicas contextualizadas e locais, sem perder de vista o estabelecimento de novas relações com espaço urbano no âmbito local, regional, nacional e global. Experiências pedagógicas diferenciadas e o conhecimento produzido em espaços educativos contextualizados, em especial realizadas através das Escolas Famílias Agrícolas, são fundamental para formação de sujeito e educadores do campo, desprendidos de preconceitos, sem visões deturpadas e ingênuas do espaço rural. |
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Experience schook family agricultural Quixabeira in Semiarid Baiano, BrazilA experiência da escola família agrícola de Quixabeira, no semiárido baiano EFAPedagogia da AlternânciaEducação do Campo EFAPedagogy of Alternation Field EducationNo momento atual, o debate sobre Educação do Campo está ganhando visibilidade, espaço e algumas conquistas. No entanto, ainda permeia uma dicotomia entre a educação urbana e rural, sendo esta última considerada dependente da primeira, mesmo com o avanço das pesquisas em educação do campo, continuamos refém dessa problemática epistemológica e conceitual da relação campo-cidade, pedagogia rural - pedagogia urbana. O objetivo deste trabalho não é aprofundar discussões relacionada a essa problemática, mas apresentar experiências exitosas de Educação do Campo no interior da Bahia, que estabelece uma relação com campo e com práticas pedagógicas contextualizadas e locais, sem perder de vista o estabelecimento de novas relações com espaço urbano no âmbito local, regional, nacional e global. Experiências pedagógicas diferenciadas e o conhecimento produzido em espaços educativos contextualizados, em especial realizadas através das Escolas Famílias Agrícolas, são fundamental para formação de sujeito e educadores do campo, desprendidos de preconceitos, sem visões deturpadas e ingênuas do espaço rural.EDUFU2014-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/2455110.14393/RCT91924551Revista Campo-Território; v. 9 n. 19 Out. (2014); 531-5431809-6271reponame:Campo - Territórioinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/24551/15535Copyright (c) 2022 Revista Campo-Territóriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNovais, Marcos Paulo Souza2022-11-28T17:37:28Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24551Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorioPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/oaijcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br1809-62711809-6271opendoar:2022-11-28T17:37:28Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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