Experience schook family agricultural Quixabeira in Semiarid Baiano, Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novais, Marcos Paulo Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Campo - Território
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/24551
Resumo: No momento atual, o debate sobre Educação do Campo está ganhando visibilidade, espaço e algumas conquistas. No entanto, ainda permeia uma dicotomia entre a educação urbana e rural, sendo esta última considerada dependente da primeira, mesmo com o avanço das pesquisas em educação do campo, continuamos refém dessa problemática epistemológica e conceitual da relação campo-cidade, pedagogia rural - pedagogia urbana. O objetivo deste trabalho não é aprofundar discussões relacionada a essa problemática, mas apresentar experiências exitosas de Educação do Campo no interior da Bahia, que estabelece uma relação com campo e com práticas pedagógicas contextualizadas e locais, sem perder de vista o estabelecimento de novas relações com espaço urbano no âmbito local, regional, nacional e global. Experiências pedagógicas diferenciadas e o conhecimento produzido em espaços educativos contextualizados, em especial realizadas através das Escolas Famílias Agrícolas, são fundamental para formação de sujeito e educadores do campo, desprendidos de preconceitos, sem visões deturpadas e ingênuas do espaço rural.
id UFU-10_f54f4f26a3af081eb66a8f7032b3a782
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24551
network_acronym_str UFU-10
network_name_str Campo - Território
repository_id_str
spelling Experience schook family agricultural Quixabeira in Semiarid Baiano, BrazilA experiência da escola família agrícola de Quixabeira, no semiárido baiano EFAPedagogia da AlternânciaEducação do Campo EFAPedagogy of Alternation Field EducationNo momento atual, o debate sobre Educação do Campo está ganhando visibilidade, espaço e algumas conquistas. No entanto, ainda permeia uma dicotomia entre a educação urbana e rural, sendo esta última considerada dependente da primeira, mesmo com o avanço das pesquisas em educação do campo, continuamos refém dessa problemática epistemológica e conceitual da relação campo-cidade, pedagogia rural - pedagogia urbana. O objetivo deste trabalho não é aprofundar discussões relacionada a essa problemática, mas apresentar experiências exitosas de Educação do Campo no interior da Bahia, que estabelece uma relação com campo e com práticas pedagógicas contextualizadas e locais, sem perder de vista o estabelecimento de novas relações com espaço urbano no âmbito local, regional, nacional e global. Experiências pedagógicas diferenciadas e o conhecimento produzido em espaços educativos contextualizados, em especial realizadas através das Escolas Famílias Agrícolas, são fundamental para formação de sujeito e educadores do campo, desprendidos de preconceitos, sem visões deturpadas e ingênuas do espaço rural.EDUFU2014-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/2455110.14393/RCT91924551Revista Campo-Território; v. 9 n. 19 Out. (2014); 531-5431809-6271reponame:Campo - Territórioinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/24551/15535Copyright (c) 2022 Revista Campo-Territóriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNovais, Marcos Paulo Souza2022-11-28T17:37:28Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24551Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorioPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/oaijcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br1809-62711809-6271opendoar:2022-11-28T17:37:28Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Experience schook family agricultural Quixabeira in Semiarid Baiano, Brazil
A experiência da escola família agrícola de Quixabeira, no semiárido baiano
title Experience schook family agricultural Quixabeira in Semiarid Baiano, Brazil
spellingShingle Experience schook family agricultural Quixabeira in Semiarid Baiano, Brazil
Novais, Marcos Paulo Souza
EFA
Pedagogia da Alternância
Educação do Campo
EFA
Pedagogy of Alternation
Field Education
title_short Experience schook family agricultural Quixabeira in Semiarid Baiano, Brazil
title_full Experience schook family agricultural Quixabeira in Semiarid Baiano, Brazil
title_fullStr Experience schook family agricultural Quixabeira in Semiarid Baiano, Brazil
title_full_unstemmed Experience schook family agricultural Quixabeira in Semiarid Baiano, Brazil
title_sort Experience schook family agricultural Quixabeira in Semiarid Baiano, Brazil
author Novais, Marcos Paulo Souza
author_facet Novais, Marcos Paulo Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novais, Marcos Paulo Souza
dc.subject.por.fl_str_mv EFA
Pedagogia da Alternância
Educação do Campo
EFA
Pedagogy of Alternation
Field Education
topic EFA
Pedagogia da Alternância
Educação do Campo
EFA
Pedagogy of Alternation
Field Education
description No momento atual, o debate sobre Educação do Campo está ganhando visibilidade, espaço e algumas conquistas. No entanto, ainda permeia uma dicotomia entre a educação urbana e rural, sendo esta última considerada dependente da primeira, mesmo com o avanço das pesquisas em educação do campo, continuamos refém dessa problemática epistemológica e conceitual da relação campo-cidade, pedagogia rural - pedagogia urbana. O objetivo deste trabalho não é aprofundar discussões relacionada a essa problemática, mas apresentar experiências exitosas de Educação do Campo no interior da Bahia, que estabelece uma relação com campo e com práticas pedagógicas contextualizadas e locais, sem perder de vista o estabelecimento de novas relações com espaço urbano no âmbito local, regional, nacional e global. Experiências pedagógicas diferenciadas e o conhecimento produzido em espaços educativos contextualizados, em especial realizadas através das Escolas Famílias Agrícolas, são fundamental para formação de sujeito e educadores do campo, desprendidos de preconceitos, sem visões deturpadas e ingênuas do espaço rural.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/24551
10.14393/RCT91924551
url https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/24551
identifier_str_mv 10.14393/RCT91924551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/24551/15535
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Campo-Território; v. 9 n. 19 Out. (2014); 531-543
1809-6271
reponame:Campo - Território
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Campo - Território
collection Campo - Território
repository.name.fl_str_mv Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv jcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br
_version_ 1798315120942645248