TRABALHAR, EDUCAR, ACOLHER EM ABRIGO INSTITUCIONAL: PERCURSOS DE UMA CARTOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37217 |
Resumo: | Este artigo trata da pesquisa que desenvolvemos investigando a respeito da experiência do trabalhador-educador de Abrigo Institucional para crianças e adolescentes. Pensa-se a experiência do trabalho em uma inflexão pela concepção de experiência histórica foucaultiana e a experiência no campo das Clínicas do Trabalho, a qual implica considerar o que se processa por entre as microgestões realizadas pelos trabalhadores para gerirem a distância entre o Trabalho Prescrito e o Trabalho Real. Inicialmente aborda-se o trabalho em Abrigos-Institucionais, passando por aspectos do percurso de pesquisa e, ao final, apresenta-se o material gerado nas análises realizadas junto aos educadores. |
id |
UFU-11_1b4c128244e6cd09741cce70a1f5fe6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37217 |
network_acronym_str |
UFU-11 |
network_name_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TRABALHAR, EDUCAR, ACOLHER EM ABRIGO INSTITUCIONAL: PERCURSOS DE UMA CARTOGRAFIAPsicologiaPsicologia do TrabalhoPsicologia Institucional.Este artigo trata da pesquisa que desenvolvemos investigando a respeito da experiência do trabalhador-educador de Abrigo Institucional para crianças e adolescentes. Pensa-se a experiência do trabalho em uma inflexão pela concepção de experiência histórica foucaultiana e a experiência no campo das Clínicas do Trabalho, a qual implica considerar o que se processa por entre as microgestões realizadas pelos trabalhadores para gerirem a distância entre o Trabalho Prescrito e o Trabalho Real. Inicialmente aborda-se o trabalho em Abrigos-Institucionais, passando por aspectos do percurso de pesquisa e, ao final, apresenta-se o material gerado nas análises realizadas junto aos educadores.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2017-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa.application/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/3721710.14393/PPv20n2a2016-06Perspectivas em Psicologia; v. 20 n. 2 (2016): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37217/19665Copyright (c) 2017 Perspectivas em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGirotto, Willian MellaAmador, Fernanda Spanier2018-04-04T12:54:01Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37217Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2018-04-04T12:54:01Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRABALHAR, EDUCAR, ACOLHER EM ABRIGO INSTITUCIONAL: PERCURSOS DE UMA CARTOGRAFIA |
title |
TRABALHAR, EDUCAR, ACOLHER EM ABRIGO INSTITUCIONAL: PERCURSOS DE UMA CARTOGRAFIA |
spellingShingle |
TRABALHAR, EDUCAR, ACOLHER EM ABRIGO INSTITUCIONAL: PERCURSOS DE UMA CARTOGRAFIA Girotto, Willian Mella Psicologia Psicologia do Trabalho Psicologia Institucional. |
title_short |
TRABALHAR, EDUCAR, ACOLHER EM ABRIGO INSTITUCIONAL: PERCURSOS DE UMA CARTOGRAFIA |
title_full |
TRABALHAR, EDUCAR, ACOLHER EM ABRIGO INSTITUCIONAL: PERCURSOS DE UMA CARTOGRAFIA |
title_fullStr |
TRABALHAR, EDUCAR, ACOLHER EM ABRIGO INSTITUCIONAL: PERCURSOS DE UMA CARTOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
TRABALHAR, EDUCAR, ACOLHER EM ABRIGO INSTITUCIONAL: PERCURSOS DE UMA CARTOGRAFIA |
title_sort |
TRABALHAR, EDUCAR, ACOLHER EM ABRIGO INSTITUCIONAL: PERCURSOS DE UMA CARTOGRAFIA |
author |
Girotto, Willian Mella |
author_facet |
Girotto, Willian Mella Amador, Fernanda Spanier |
author_role |
author |
author2 |
Amador, Fernanda Spanier |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girotto, Willian Mella Amador, Fernanda Spanier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Psicologia do Trabalho Psicologia Institucional. |
topic |
Psicologia Psicologia do Trabalho Psicologia Institucional. |
description |
Este artigo trata da pesquisa que desenvolvemos investigando a respeito da experiência do trabalhador-educador de Abrigo Institucional para crianças e adolescentes. Pensa-se a experiência do trabalho em uma inflexão pela concepção de experiência histórica foucaultiana e a experiência no campo das Clínicas do Trabalho, a qual implica considerar o que se processa por entre as microgestões realizadas pelos trabalhadores para gerirem a distância entre o Trabalho Prescrito e o Trabalho Real. Inicialmente aborda-se o trabalho em Abrigos-Institucionais, passando por aspectos do percurso de pesquisa e, ao final, apresenta-se o material gerado nas análises realizadas junto aos educadores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37217 10.14393/PPv20n2a2016-06 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37217 |
identifier_str_mv |
10.14393/PPv20n2a2016-06 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37217/19665 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Perspectivas em Psicologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Perspectivas em Psicologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Psicologia; v. 20 n. 2 (2016): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA 2237-6917 reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
collection |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||moisesflemos@yahoo.com.br |
_version_ |
1798042280495415296 |