TRABALHAR, EDUCAR, ACOLHER EM ABRIGO INSTITUCIONAL: PERCURSOS DE UMA CARTOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girotto, Willian Mella
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Amador, Fernanda Spanier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37217
Resumo: Este artigo trata da pesquisa que desenvolvemos investigando a respeito da experiência do trabalhador-educador de Abrigo Institucional para crianças e adolescentes. Pensa-se a experiência do trabalho em uma inflexão pela concepção de experiência histórica foucaultiana e a experiência no campo das Clínicas do Trabalho, a qual implica considerar o que se processa por entre as microgestões realizadas pelos trabalhadores para gerirem a distância entre o Trabalho Prescrito e o Trabalho Real. Inicialmente aborda-se o trabalho em Abrigos-Institucionais, passando por aspectos do percurso de pesquisa e, ao final, apresenta-se o material gerado nas análises realizadas junto aos educadores.
id UFU-11_1b4c128244e6cd09741cce70a1f5fe6f
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37217
network_acronym_str UFU-11
network_name_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository_id_str
spelling TRABALHAR, EDUCAR, ACOLHER EM ABRIGO INSTITUCIONAL: PERCURSOS DE UMA CARTOGRAFIAPsicologiaPsicologia do TrabalhoPsicologia Institucional.Este artigo trata da pesquisa que desenvolvemos investigando a respeito da experiência do trabalhador-educador de Abrigo Institucional para crianças e adolescentes. Pensa-se a experiência do trabalho em uma inflexão pela concepção de experiência histórica foucaultiana e a experiência no campo das Clínicas do Trabalho, a qual implica considerar o que se processa por entre as microgestões realizadas pelos trabalhadores para gerirem a distância entre o Trabalho Prescrito e o Trabalho Real. Inicialmente aborda-se o trabalho em Abrigos-Institucionais, passando por aspectos do percurso de pesquisa e, ao final, apresenta-se o material gerado nas análises realizadas junto aos educadores.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2017-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa.application/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/3721710.14393/PPv20n2a2016-06Perspectivas em Psicologia; v. 20 n. 2 (2016): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37217/19665Copyright (c) 2017 Perspectivas em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGirotto, Willian MellaAmador, Fernanda Spanier2018-04-04T12:54:01Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37217Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2018-04-04T12:54:01Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv TRABALHAR, EDUCAR, ACOLHER EM ABRIGO INSTITUCIONAL: PERCURSOS DE UMA CARTOGRAFIA
title TRABALHAR, EDUCAR, ACOLHER EM ABRIGO INSTITUCIONAL: PERCURSOS DE UMA CARTOGRAFIA
spellingShingle TRABALHAR, EDUCAR, ACOLHER EM ABRIGO INSTITUCIONAL: PERCURSOS DE UMA CARTOGRAFIA
Girotto, Willian Mella
Psicologia
Psicologia do Trabalho
Psicologia Institucional.
title_short TRABALHAR, EDUCAR, ACOLHER EM ABRIGO INSTITUCIONAL: PERCURSOS DE UMA CARTOGRAFIA
title_full TRABALHAR, EDUCAR, ACOLHER EM ABRIGO INSTITUCIONAL: PERCURSOS DE UMA CARTOGRAFIA
title_fullStr TRABALHAR, EDUCAR, ACOLHER EM ABRIGO INSTITUCIONAL: PERCURSOS DE UMA CARTOGRAFIA
title_full_unstemmed TRABALHAR, EDUCAR, ACOLHER EM ABRIGO INSTITUCIONAL: PERCURSOS DE UMA CARTOGRAFIA
title_sort TRABALHAR, EDUCAR, ACOLHER EM ABRIGO INSTITUCIONAL: PERCURSOS DE UMA CARTOGRAFIA
author Girotto, Willian Mella
author_facet Girotto, Willian Mella
Amador, Fernanda Spanier
author_role author
author2 Amador, Fernanda Spanier
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Girotto, Willian Mella
Amador, Fernanda Spanier
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia do Trabalho
Psicologia Institucional.
topic Psicologia
Psicologia do Trabalho
Psicologia Institucional.
description Este artigo trata da pesquisa que desenvolvemos investigando a respeito da experiência do trabalhador-educador de Abrigo Institucional para crianças e adolescentes. Pensa-se a experiência do trabalho em uma inflexão pela concepção de experiência histórica foucaultiana e a experiência no campo das Clínicas do Trabalho, a qual implica considerar o que se processa por entre as microgestões realizadas pelos trabalhadores para gerirem a distância entre o Trabalho Prescrito e o Trabalho Real. Inicialmente aborda-se o trabalho em Abrigos-Institucionais, passando por aspectos do percurso de pesquisa e, ao final, apresenta-se o material gerado nas análises realizadas junto aos educadores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37217
10.14393/PPv20n2a2016-06
url https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37217
identifier_str_mv 10.14393/PPv20n2a2016-06
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/37217/19665
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Perspectivas em Psicologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Perspectivas em Psicologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Psicologia; v. 20 n. 2 (2016): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA
2237-6917
reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
collection Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||moisesflemos@yahoo.com.br
_version_ 1798042280495415296