CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28081 |
Resumo: | O curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás Campus Catalão (CAC/UFG) foi criado mediante ao processo de expansão das universidades públicas nacionais. Objetivando contextualizar esse processo de implantação, foi realizada uma pesquisa participante, com abordagem qualitativa, por meio do discurso de 9 gestores do CAC/UFG e atas das reuniões do Conselho Diretor. Dados analisados pela técnica de análise de conteúdo, modalidade temática, emergindo três categorias 'Ponderando a criação e implantação do Curso de Enfermagem; 'Determinantes para a escolha e implantação do Curso de Enfermagem ' e 'Concepção dos gestores sobre a Enfermagem'. A criação do Curso de Enfermagem faz parte do processo histórico do ensino publico superior, mantendo desafios para sua consolidação diante dos limites que o programa apresenta. |
id |
UFU-11_275ae51bde1cf80661097e89d246328b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28081 |
network_acronym_str |
UFU-11 |
network_name_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAISEnfermagemEducação em enfermagemInstituições de ensino superior.O curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás Campus Catalão (CAC/UFG) foi criado mediante ao processo de expansão das universidades públicas nacionais. Objetivando contextualizar esse processo de implantação, foi realizada uma pesquisa participante, com abordagem qualitativa, por meio do discurso de 9 gestores do CAC/UFG e atas das reuniões do Conselho Diretor. Dados analisados pela técnica de análise de conteúdo, modalidade temática, emergindo três categorias 'Ponderando a criação e implantação do Curso de Enfermagem; 'Determinantes para a escolha e implantação do Curso de Enfermagem ' e 'Concepção dos gestores sobre a Enfermagem'. A criação do Curso de Enfermagem faz parte do processo histórico do ensino publico superior, mantendo desafios para sua consolidação diante dos limites que o programa apresenta.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28081Perspectivas em Psicologia; v. 17 n. 2 (2013): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28081/15472Paula, Núbia Inocêncio deLucchese, RoselmaVera, IvaniaFernandes, Carla Natalina da SilvaFernandes, Inaína Larainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-18T21:46:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28081Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2014-12-18T21:46:35Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS |
title |
CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS |
spellingShingle |
CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS Paula, Núbia Inocêncio de Enfermagem Educação em enfermagem Instituições de ensino superior. |
title_short |
CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS |
title_full |
CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS |
title_fullStr |
CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS |
title_sort |
CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS |
author |
Paula, Núbia Inocêncio de |
author_facet |
Paula, Núbia Inocêncio de Lucchese, Roselma Vera, Ivania Fernandes, Carla Natalina da Silva Fernandes, Inaína Lara |
author_role |
author |
author2 |
Lucchese, Roselma Vera, Ivania Fernandes, Carla Natalina da Silva Fernandes, Inaína Lara |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Núbia Inocêncio de Lucchese, Roselma Vera, Ivania Fernandes, Carla Natalina da Silva Fernandes, Inaína Lara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação em enfermagem Instituições de ensino superior. |
topic |
Enfermagem Educação em enfermagem Instituições de ensino superior. |
description |
O curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás Campus Catalão (CAC/UFG) foi criado mediante ao processo de expansão das universidades públicas nacionais. Objetivando contextualizar esse processo de implantação, foi realizada uma pesquisa participante, com abordagem qualitativa, por meio do discurso de 9 gestores do CAC/UFG e atas das reuniões do Conselho Diretor. Dados analisados pela técnica de análise de conteúdo, modalidade temática, emergindo três categorias 'Ponderando a criação e implantação do Curso de Enfermagem; 'Determinantes para a escolha e implantação do Curso de Enfermagem ' e 'Concepção dos gestores sobre a Enfermagem'. A criação do Curso de Enfermagem faz parte do processo histórico do ensino publico superior, mantendo desafios para sua consolidação diante dos limites que o programa apresenta. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28081 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28081/15472 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Psicologia; v. 17 n. 2 (2013): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA 2237-6917 reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
collection |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||moisesflemos@yahoo.com.br |
_version_ |
1798042280108490752 |