CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Núbia Inocêncio de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lucchese, Roselma, Vera, Ivania, Fernandes, Carla Natalina da Silva, Fernandes, Inaína Lara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28081
Resumo: O curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás Campus Catalão (CAC/UFG) foi criado mediante ao processo de expansão das universidades públicas nacionais. Objetivando contextualizar esse processo de implantação, foi realizada uma pesquisa participante, com abordagem qualitativa, por meio do discurso de 9 gestores do CAC/UFG e atas das reuniões do Conselho Diretor. Dados analisados pela técnica de análise de conteúdo, modalidade temática, emergindo três categorias 'Ponderando a criação e implantação do Curso de Enfermagem; 'Determinantes para a escolha e implantação do Curso de Enfermagem ' e 'Concepção dos gestores sobre a Enfermagem'. A criação do Curso de Enfermagem faz parte do processo histórico do ensino publico superior, mantendo desafios para sua consolidação diante dos limites que o programa apresenta.
id UFU-11_275ae51bde1cf80661097e89d246328b
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28081
network_acronym_str UFU-11
network_name_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAISEnfermagemEducação em enfermagemInstituições de ensino superior.O curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás Campus Catalão (CAC/UFG) foi criado mediante ao processo de expansão das universidades públicas nacionais. Objetivando contextualizar esse processo de implantação, foi realizada uma pesquisa participante, com abordagem qualitativa, por meio do discurso de 9 gestores do CAC/UFG e atas das reuniões do Conselho Diretor. Dados analisados pela técnica de análise de conteúdo, modalidade temática, emergindo três categorias 'Ponderando a criação e implantação do Curso de Enfermagem; 'Determinantes para a escolha e implantação do Curso de Enfermagem ' e 'Concepção dos gestores sobre a Enfermagem'. A criação do Curso de Enfermagem faz parte do processo histórico do ensino publico superior, mantendo desafios para sua consolidação diante dos limites que o programa apresenta.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28081Perspectivas em Psicologia; v. 17 n. 2 (2013): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28081/15472Paula, Núbia Inocêncio deLucchese, RoselmaVera, IvaniaFernandes, Carla Natalina da SilvaFernandes, Inaína Larainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-18T21:46:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28081Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2014-12-18T21:46:35Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
title CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
spellingShingle CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
Paula, Núbia Inocêncio de
Enfermagem
Educação em enfermagem
Instituições de ensino superior.
title_short CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
title_full CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
title_fullStr CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
title_full_unstemmed CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
title_sort CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
author Paula, Núbia Inocêncio de
author_facet Paula, Núbia Inocêncio de
Lucchese, Roselma
Vera, Ivania
Fernandes, Carla Natalina da Silva
Fernandes, Inaína Lara
author_role author
author2 Lucchese, Roselma
Vera, Ivania
Fernandes, Carla Natalina da Silva
Fernandes, Inaína Lara
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Núbia Inocêncio de
Lucchese, Roselma
Vera, Ivania
Fernandes, Carla Natalina da Silva
Fernandes, Inaína Lara
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em enfermagem
Instituições de ensino superior.
topic Enfermagem
Educação em enfermagem
Instituições de ensino superior.
description O curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás Campus Catalão (CAC/UFG) foi criado mediante ao processo de expansão das universidades públicas nacionais. Objetivando contextualizar esse processo de implantação, foi realizada uma pesquisa participante, com abordagem qualitativa, por meio do discurso de 9 gestores do CAC/UFG e atas das reuniões do Conselho Diretor. Dados analisados pela técnica de análise de conteúdo, modalidade temática, emergindo três categorias 'Ponderando a criação e implantação do Curso de Enfermagem; 'Determinantes para a escolha e implantação do Curso de Enfermagem ' e 'Concepção dos gestores sobre a Enfermagem'. A criação do Curso de Enfermagem faz parte do processo histórico do ensino publico superior, mantendo desafios para sua consolidação diante dos limites que o programa apresenta.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28081
url https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28081/15472
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Psicologia; v. 17 n. 2 (2013): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA
2237-6917
reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
collection Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||moisesflemos@yahoo.com.br
_version_ 1798042280108490752