O Papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a queixa escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schweitzer, Lucas
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Simone Vieira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/43018
Resumo: A queixa escolar é um fenômeno central nos estudos acerca do ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa foi compreender como profissionais de escolas públicas municipais percebem o papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a casos de queixa escolar. Os participantes entrevistados foram professores do ensino fundamental, diretores e assistentes técnico-pedagógicos de três escolas públicas municipais de uma cidade da região da Grande Florianópolis. Os relatos indicam que a formação do professor segue sendo alvo de críticas, e a realidade profissional é considerada precária, com número excessivo de estudantes, baixa remuneração e condições de trabalho inadequadas, o que traz prejuízos no atendimento individualizado aos estudantes.
id UFU-11_553ff784b1965b2ec0ec2085c64f756f
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/43018
network_acronym_str UFU-11
network_name_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository_id_str
spelling O Papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a queixa escolarQueixa EscolarRelação professor-alunoCondições de Trabalho.A queixa escolar é um fenômeno central nos estudos acerca do ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa foi compreender como profissionais de escolas públicas municipais percebem o papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a casos de queixa escolar. Os participantes entrevistados foram professores do ensino fundamental, diretores e assistentes técnico-pedagógicos de três escolas públicas municipais de uma cidade da região da Grande Florianópolis. Os relatos indicam que a formação do professor segue sendo alvo de críticas, e a realidade profissional é considerada precária, com número excessivo de estudantes, baixa remuneração e condições de trabalho inadequadas, o que traz prejuízos no atendimento individualizado aos estudantes.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2018-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa.application/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/4301810.14393/PPv22n1a2018-07Perspectivas em Psicologia; v. 22 n. 1 (2018): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/43018/22475Copyright (c) 2018 Perspectivas em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchweitzer, LucasSouza, Simone Vieira de2020-09-02T00:21:57Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/43018Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2020-09-02T00:21:57Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O Papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a queixa escolar
title O Papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a queixa escolar
spellingShingle O Papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a queixa escolar
Schweitzer, Lucas
Queixa Escolar
Relação professor-aluno
Condições de Trabalho.
title_short O Papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a queixa escolar
title_full O Papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a queixa escolar
title_fullStr O Papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a queixa escolar
title_full_unstemmed O Papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a queixa escolar
title_sort O Papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a queixa escolar
author Schweitzer, Lucas
author_facet Schweitzer, Lucas
Souza, Simone Vieira de
author_role author
author2 Souza, Simone Vieira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schweitzer, Lucas
Souza, Simone Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Queixa Escolar
Relação professor-aluno
Condições de Trabalho.
topic Queixa Escolar
Relação professor-aluno
Condições de Trabalho.
description A queixa escolar é um fenômeno central nos estudos acerca do ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa foi compreender como profissionais de escolas públicas municipais percebem o papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a casos de queixa escolar. Os participantes entrevistados foram professores do ensino fundamental, diretores e assistentes técnico-pedagógicos de três escolas públicas municipais de uma cidade da região da Grande Florianópolis. Os relatos indicam que a formação do professor segue sendo alvo de críticas, e a realidade profissional é considerada precária, com número excessivo de estudantes, baixa remuneração e condições de trabalho inadequadas, o que traz prejuízos no atendimento individualizado aos estudantes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/43018
10.14393/PPv22n1a2018-07
url https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/43018
identifier_str_mv 10.14393/PPv22n1a2018-07
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/43018/22475
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Perspectivas em Psicologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Perspectivas em Psicologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Psicologia; v. 22 n. 1 (2018): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA
2237-6917
reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
collection Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||moisesflemos@yahoo.com.br
_version_ 1798042280784822272