O Papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a queixa escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/43018 |
Resumo: | A queixa escolar é um fenômeno central nos estudos acerca do ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa foi compreender como profissionais de escolas públicas municipais percebem o papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a casos de queixa escolar. Os participantes entrevistados foram professores do ensino fundamental, diretores e assistentes técnico-pedagógicos de três escolas públicas municipais de uma cidade da região da Grande Florianópolis. Os relatos indicam que a formação do professor segue sendo alvo de críticas, e a realidade profissional é considerada precária, com número excessivo de estudantes, baixa remuneração e condições de trabalho inadequadas, o que traz prejuízos no atendimento individualizado aos estudantes. |
id |
UFU-11_553ff784b1965b2ec0ec2085c64f756f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/43018 |
network_acronym_str |
UFU-11 |
network_name_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a queixa escolarQueixa EscolarRelação professor-alunoCondições de Trabalho.A queixa escolar é um fenômeno central nos estudos acerca do ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa foi compreender como profissionais de escolas públicas municipais percebem o papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a casos de queixa escolar. Os participantes entrevistados foram professores do ensino fundamental, diretores e assistentes técnico-pedagógicos de três escolas públicas municipais de uma cidade da região da Grande Florianópolis. Os relatos indicam que a formação do professor segue sendo alvo de críticas, e a realidade profissional é considerada precária, com número excessivo de estudantes, baixa remuneração e condições de trabalho inadequadas, o que traz prejuízos no atendimento individualizado aos estudantes.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2018-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa.application/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/4301810.14393/PPv22n1a2018-07Perspectivas em Psicologia; v. 22 n. 1 (2018): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/43018/22475Copyright (c) 2018 Perspectivas em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSchweitzer, LucasSouza, Simone Vieira de2020-09-02T00:21:57Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/43018Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2020-09-02T00:21:57Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a queixa escolar |
title |
O Papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a queixa escolar |
spellingShingle |
O Papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a queixa escolar Schweitzer, Lucas Queixa Escolar Relação professor-aluno Condições de Trabalho. |
title_short |
O Papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a queixa escolar |
title_full |
O Papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a queixa escolar |
title_fullStr |
O Papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a queixa escolar |
title_full_unstemmed |
O Papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a queixa escolar |
title_sort |
O Papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a queixa escolar |
author |
Schweitzer, Lucas |
author_facet |
Schweitzer, Lucas Souza, Simone Vieira de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Simone Vieira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schweitzer, Lucas Souza, Simone Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Queixa Escolar Relação professor-aluno Condições de Trabalho. |
topic |
Queixa Escolar Relação professor-aluno Condições de Trabalho. |
description |
A queixa escolar é um fenômeno central nos estudos acerca do ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa foi compreender como profissionais de escolas públicas municipais percebem o papel da formação e da realidade profissional do professor no atendimento a casos de queixa escolar. Os participantes entrevistados foram professores do ensino fundamental, diretores e assistentes técnico-pedagógicos de três escolas públicas municipais de uma cidade da região da Grande Florianópolis. Os relatos indicam que a formação do professor segue sendo alvo de críticas, e a realidade profissional é considerada precária, com número excessivo de estudantes, baixa remuneração e condições de trabalho inadequadas, o que traz prejuízos no atendimento individualizado aos estudantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/43018 10.14393/PPv22n1a2018-07 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/43018 |
identifier_str_mv |
10.14393/PPv22n1a2018-07 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/43018/22475 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Perspectivas em Psicologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Perspectivas em Psicologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Psicologia; v. 22 n. 1 (2018): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA 2237-6917 reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
collection |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||moisesflemos@yahoo.com.br |
_version_ |
1798042280784822272 |