PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espote, Roberta
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Correia, Fernanda Pavão, Sivieri-Pereira, Helena de Ornellas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/29654
Resumo: Considerando a possibilidade de contribuir com a ampliação de novas práticas e contextos na área de Psicologia Educacional foi desenvolvido um estágio cujo principal objetivo foi identificar, junto aos educadores de uma ONG, as principais questões relacionadas à sua experiência profissional e implementar um trabalho de escuta e de intervenção psico-educacional-social. Foi utilizado o Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp (ISSL) para avaliação dos grupos e, em seguida foram realizados encontros quinzenais com dinâmicas e vivências grupais construídas em conjunto criando um espaço de acolhimento e reflexão. O espaço do grupo passou a ser valorizado entre os educadores, e houve ampliação do autoconhecimento e conhecimento do outro contribuindo para fortalecimento das relações de equipe.
id UFU-11_60f4c68839f416b651fa9304dd828b2c
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29654
network_acronym_str UFU-11
network_name_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository_id_str
spelling PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORESPsicologia EducacionalGruposEducadores.Considerando a possibilidade de contribuir com a ampliação de novas práticas e contextos na área de Psicologia Educacional foi desenvolvido um estágio cujo principal objetivo foi identificar, junto aos educadores de uma ONG, as principais questões relacionadas à sua experiência profissional e implementar um trabalho de escuta e de intervenção psico-educacional-social. Foi utilizado o Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp (ISSL) para avaliação dos grupos e, em seguida foram realizados encontros quinzenais com dinâmicas e vivências grupais construídas em conjunto criando um espaço de acolhimento e reflexão. O espaço do grupo passou a ser valorizado entre os educadores, e houve ampliação do autoconhecimento e conhecimento do outro contribuindo para fortalecimento das relações de equipe.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/29654Perspectivas em Psicologia; v. 18 n. 2 (2014): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/29654/16353Espote, RobertaCorreia, Fernanda PavãoSivieri-Pereira, Helena de Ornellasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-30T19:15:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29654Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2015-04-30T19:15:12Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORES
title PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORES
spellingShingle PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORES
Espote, Roberta
Psicologia Educacional
Grupos
Educadores.
title_short PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORES
title_full PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORES
title_fullStr PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORES
title_full_unstemmed PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORES
title_sort PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORES
author Espote, Roberta
author_facet Espote, Roberta
Correia, Fernanda Pavão
Sivieri-Pereira, Helena de Ornellas
author_role author
author2 Correia, Fernanda Pavão
Sivieri-Pereira, Helena de Ornellas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espote, Roberta
Correia, Fernanda Pavão
Sivieri-Pereira, Helena de Ornellas
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Educacional
Grupos
Educadores.
topic Psicologia Educacional
Grupos
Educadores.
description Considerando a possibilidade de contribuir com a ampliação de novas práticas e contextos na área de Psicologia Educacional foi desenvolvido um estágio cujo principal objetivo foi identificar, junto aos educadores de uma ONG, as principais questões relacionadas à sua experiência profissional e implementar um trabalho de escuta e de intervenção psico-educacional-social. Foi utilizado o Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp (ISSL) para avaliação dos grupos e, em seguida foram realizados encontros quinzenais com dinâmicas e vivências grupais construídas em conjunto criando um espaço de acolhimento e reflexão. O espaço do grupo passou a ser valorizado entre os educadores, e houve ampliação do autoconhecimento e conhecimento do outro contribuindo para fortalecimento das relações de equipe.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/29654
url https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/29654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/29654/16353
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Psicologia; v. 18 n. 2 (2014): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA
2237-6917
reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
collection Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||moisesflemos@yahoo.com.br
_version_ 1798042280418869248