PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/29654 |
Resumo: | Considerando a possibilidade de contribuir com a ampliação de novas práticas e contextos na área de Psicologia Educacional foi desenvolvido um estágio cujo principal objetivo foi identificar, junto aos educadores de uma ONG, as principais questões relacionadas à sua experiência profissional e implementar um trabalho de escuta e de intervenção psico-educacional-social. Foi utilizado o Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp (ISSL) para avaliação dos grupos e, em seguida foram realizados encontros quinzenais com dinâmicas e vivências grupais construídas em conjunto criando um espaço de acolhimento e reflexão. O espaço do grupo passou a ser valorizado entre os educadores, e houve ampliação do autoconhecimento e conhecimento do outro contribuindo para fortalecimento das relações de equipe. |
id |
UFU-11_60f4c68839f416b651fa9304dd828b2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29654 |
network_acronym_str |
UFU-11 |
network_name_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORESPsicologia EducacionalGruposEducadores.Considerando a possibilidade de contribuir com a ampliação de novas práticas e contextos na área de Psicologia Educacional foi desenvolvido um estágio cujo principal objetivo foi identificar, junto aos educadores de uma ONG, as principais questões relacionadas à sua experiência profissional e implementar um trabalho de escuta e de intervenção psico-educacional-social. Foi utilizado o Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp (ISSL) para avaliação dos grupos e, em seguida foram realizados encontros quinzenais com dinâmicas e vivências grupais construídas em conjunto criando um espaço de acolhimento e reflexão. O espaço do grupo passou a ser valorizado entre os educadores, e houve ampliação do autoconhecimento e conhecimento do outro contribuindo para fortalecimento das relações de equipe.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/29654Perspectivas em Psicologia; v. 18 n. 2 (2014): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA2237-6917reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/29654/16353Espote, RobertaCorreia, Fernanda PavãoSivieri-Pereira, Helena de Ornellasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-30T19:15:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29654Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/oai||moisesflemos@yahoo.com.br2237-69172237-6917opendoar:2015-04-30T19:15:12Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORES |
title |
PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORES |
spellingShingle |
PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORES Espote, Roberta Psicologia Educacional Grupos Educadores. |
title_short |
PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORES |
title_full |
PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORES |
title_fullStr |
PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORES |
title_full_unstemmed |
PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORES |
title_sort |
PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORES |
author |
Espote, Roberta |
author_facet |
Espote, Roberta Correia, Fernanda Pavão Sivieri-Pereira, Helena de Ornellas |
author_role |
author |
author2 |
Correia, Fernanda Pavão Sivieri-Pereira, Helena de Ornellas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espote, Roberta Correia, Fernanda Pavão Sivieri-Pereira, Helena de Ornellas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Educacional Grupos Educadores. |
topic |
Psicologia Educacional Grupos Educadores. |
description |
Considerando a possibilidade de contribuir com a ampliação de novas práticas e contextos na área de Psicologia Educacional foi desenvolvido um estágio cujo principal objetivo foi identificar, junto aos educadores de uma ONG, as principais questões relacionadas à sua experiência profissional e implementar um trabalho de escuta e de intervenção psico-educacional-social. Foi utilizado o Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp (ISSL) para avaliação dos grupos e, em seguida foram realizados encontros quinzenais com dinâmicas e vivências grupais construídas em conjunto criando um espaço de acolhimento e reflexão. O espaço do grupo passou a ser valorizado entre os educadores, e houve ampliação do autoconhecimento e conhecimento do outro contribuindo para fortalecimento das relações de equipe. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/29654 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/29654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/29654/16353 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Psicologia; v. 18 n. 2 (2014): PERSPECTIVAS EM PSICOLOGIA 2237-6917 reponame:Revista Perspectivas em Psicologia (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
collection |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Perspectivas em Psicologia (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||moisesflemos@yahoo.com.br |
_version_ |
1798042280418869248 |