A psicologia na constituição do campo educacional brasileiro: a defesa de uma base científica da organização escolar
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90168 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
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A psicologia na constituição do campo educacional brasileiro: a defesa de uma base científica da organização escolarEducaçãoPsicologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.A presente pesquisa analisou como as idéias de Lourenço Filho referentes à Psicologia cientifica e materializadas no Teste ABC, contribuíram na constituição do campo educacional brasileiro, especialmente em relação à formação de professores e à organização da prática escolar. Para tanto, utilizamos o conceito de campo social de Pierre Bourdieu como fundamento para a análise da constituição do campo educacional brasileiro, bem como a contribuição dos diferentes campos científicos que nele intervieram, especialmente a Psicologia. Para a discussão do campo educacional brasileiro do inicio do século XX, optamos por considerar as instituições, os agentes, as práticas e os produtos que compõem esse campo. Destacamos Lourenço Filho como um agente central na constituição deste campo e na construção do campo cientifico da Psicologia. E entre suas produções debateremos os Testes ABC Para Verificação da Maturidade Necessária à Aprendizagem da Leitura e Escrita de Lourenço Filho (1934) que foram amplamente utilizados nas escolas públicas brasileiras para selecionar e classificar as crianças quanto a maturidade para a alfabetização, tendo em vista uma questão prática da educação: o elevado nível de repetência dos estudantes nos primeiros anos. Em Santa Catarina, no inicio século XX, os Testes ABC foram a única bibliografia comum na biblioteca de duas escolas de orientações teóricas e ideológicas distintas: o Instituto de Educação de Florianópolis, reduto dos renovadores liberais que veiculavam os conhecimentos da escola nova e o Colégio Coração de Jesus, escola de orientação católica. Os Testes ABC se afirmam como um importante produto do campo educacional, aceito por educadores de diferentes perspectivas teóricas e que representa um instrumento cientifico de organização da pratica pedagógica.Florianópolis, SCCarvalho, Diana Carvalho deUniversidade Federal de Santa CatarinaSganderla, Ana Paola2012-10-23T06:48:52Z2012-10-23T06:48:52Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf247161http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90168porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T06:19:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90168Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T06:19:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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