Agrupamento de escolas rurais: alternativa para o impasse da educação rural?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/940 |
Resumo: | O agrupamento das escolas rurais em torno de novos núcleos, com o fim da multisseriação e com a oferta de melhores condições de ensino, iniciou-se em São Paulo em 1989, tendo obtido rápida adesão de grande parte dos municípios. O artigo descreve o processo de discussão e de implantação desses agrupamentos, com as suas características técnicas, dentro do contexto social, econômico e político do estado de São Paulo. Também são descritas resumidamente as experiências internacionais nesse campo, e comparadas á experiência paulista. As vantagens e desvantagens do processo são analisadas sob a ótica da oferta de ensino para a população rural, bem como dos problemas encontrados e das possíveis formas de sua superação. Conclui-se que o processo apresenta um grande potencial de melhoria das condições de ensino para a população rural, mas requer cuidados especiais sob vários aspectos. |
id |
FCC-1_c255650120435f775cc0a1697e56932b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/940 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Agrupamento de escolas rurais: alternativa para o impasse da educação rural?Políticas PúblicasEducação RuralAgrupamento de EscolasO agrupamento das escolas rurais em torno de novos núcleos, com o fim da multisseriação e com a oferta de melhores condições de ensino, iniciou-se em São Paulo em 1989, tendo obtido rápida adesão de grande parte dos municípios. O artigo descreve o processo de discussão e de implantação desses agrupamentos, com as suas características técnicas, dentro do contexto social, econômico e político do estado de São Paulo. Também são descritas resumidamente as experiências internacionais nesse campo, e comparadas á experiência paulista. As vantagens e desvantagens do processo são analisadas sob a ótica da oferta de ensino para a população rural, bem como dos problemas encontrados e das possíveis formas de sua superação. Conclui-se que o processo apresenta um grande potencial de melhoria das condições de ensino para a população rural, mas requer cuidados especiais sob vários aspectos.Fundação Carlos Chagas1993-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/940Cadernos de Pesquisa; No. 86 (1993); 65-73Cadernos de Pesquisa; Núm. 86 (1993); 65-73Cadernos de Pesquisa; No. 86 (1993); 65-73Cadernos de Pesquisa; n. 86 (1993); 65-731980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/940/945Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcellos, Eduardo Alcântara de2023-10-19T15:19:06Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/940Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-19T15:19:06Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Agrupamento de escolas rurais: alternativa para o impasse da educação rural? |
title |
Agrupamento de escolas rurais: alternativa para o impasse da educação rural? |
spellingShingle |
Agrupamento de escolas rurais: alternativa para o impasse da educação rural? Vasconcellos, Eduardo Alcântara de Políticas Públicas Educação Rural Agrupamento de Escolas |
title_short |
Agrupamento de escolas rurais: alternativa para o impasse da educação rural? |
title_full |
Agrupamento de escolas rurais: alternativa para o impasse da educação rural? |
title_fullStr |
Agrupamento de escolas rurais: alternativa para o impasse da educação rural? |
title_full_unstemmed |
Agrupamento de escolas rurais: alternativa para o impasse da educação rural? |
title_sort |
Agrupamento de escolas rurais: alternativa para o impasse da educação rural? |
author |
Vasconcellos, Eduardo Alcântara de |
author_facet |
Vasconcellos, Eduardo Alcântara de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcellos, Eduardo Alcântara de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Públicas Educação Rural Agrupamento de Escolas |
topic |
Políticas Públicas Educação Rural Agrupamento de Escolas |
description |
O agrupamento das escolas rurais em torno de novos núcleos, com o fim da multisseriação e com a oferta de melhores condições de ensino, iniciou-se em São Paulo em 1989, tendo obtido rápida adesão de grande parte dos municípios. O artigo descreve o processo de discussão e de implantação desses agrupamentos, com as suas características técnicas, dentro do contexto social, econômico e político do estado de São Paulo. Também são descritas resumidamente as experiências internacionais nesse campo, e comparadas á experiência paulista. As vantagens e desvantagens do processo são analisadas sob a ótica da oferta de ensino para a população rural, bem como dos problemas encontrados e das possíveis formas de sua superação. Conclui-se que o processo apresenta um grande potencial de melhoria das condições de ensino para a população rural, mas requer cuidados especiais sob vários aspectos. |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/940 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/940 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/940/945 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 86 (1993); 65-73 Cadernos de Pesquisa; Núm. 86 (1993); 65-73 Cadernos de Pesquisa; No. 86 (1993); 65-73 Cadernos de Pesquisa; n. 86 (1993); 65-73 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431066950402048 |