Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação Linguística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11529 |
Resumo: | Este artigo propõe refletir acerca de dados coletados em pesquisa realizada com professores de língua materna, da educação básica, da Rede Pública de Ensino, da cidade de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado a um grupo selecionado de 60 professores. Os dados dessa pesquisa revelaram que 45 dos 60 professores consultados têm dificuldade para orientar os educandos nas atividades de textualização de informações, na “estrutura esquemática” argumentativa, de maneira interacionalmente satisfatória. As reflexões sobre o tema se ancoram em teorias linguísticas, de base sócio-interacionista, e na ciência da educação. A análise dos dados se realizou de modo simultâneo à indicação de pistas metodológicas, que apontaram para a orientação do ensino da escrita a partir situações-problema. |
id |
UFU-12_168b9e3286ba5a921d00400ed0e912b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11529 |
network_acronym_str |
UFU-12 |
network_name_str |
Domínios de Lingu@gem |
repository_id_str |
|
spelling |
Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação LinguísticaOrganização textualuso da linguageminteração socialEste artigo propõe refletir acerca de dados coletados em pesquisa realizada com professores de língua materna, da educação básica, da Rede Pública de Ensino, da cidade de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado a um grupo selecionado de 60 professores. Os dados dessa pesquisa revelaram que 45 dos 60 professores consultados têm dificuldade para orientar os educandos nas atividades de textualização de informações, na “estrutura esquemática” argumentativa, de maneira interacionalmente satisfatória. As reflexões sobre o tema se ancoram em teorias linguísticas, de base sócio-interacionista, e na ciência da educação. A análise dos dados se realizou de modo simultâneo à indicação de pistas metodológicas, que apontaram para a orientação do ensino da escrita a partir situações-problema. PP/UFU2011-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1152910.14393/DL7-v4n1a2010-11Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 No. 1 (2010): Número atemático.; 175-192Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 Núm. 1 (2010): Número atemático.; 175-192Domínios de Lingu@gem; v. 4 n. 1 (2010): Número atemático.; 175-1921980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11529/6809Copyright (c) 2011 Waldivia Maria de Jesushttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Waldivia Maria de2022-09-15T17:22:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11529Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2022-09-15T17:22:49Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação Linguística |
title |
Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação Linguística |
spellingShingle |
Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação Linguística Jesus, Waldivia Maria de Organização textual uso da linguagem interação social |
title_short |
Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação Linguística |
title_full |
Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação Linguística |
title_fullStr |
Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação Linguística |
title_full_unstemmed |
Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação Linguística |
title_sort |
Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação Linguística |
author |
Jesus, Waldivia Maria de |
author_facet |
Jesus, Waldivia Maria de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Waldivia Maria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização textual uso da linguagem interação social |
topic |
Organização textual uso da linguagem interação social |
description |
Este artigo propõe refletir acerca de dados coletados em pesquisa realizada com professores de língua materna, da educação básica, da Rede Pública de Ensino, da cidade de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado a um grupo selecionado de 60 professores. Os dados dessa pesquisa revelaram que 45 dos 60 professores consultados têm dificuldade para orientar os educandos nas atividades de textualização de informações, na “estrutura esquemática” argumentativa, de maneira interacionalmente satisfatória. As reflexões sobre o tema se ancoram em teorias linguísticas, de base sócio-interacionista, e na ciência da educação. A análise dos dados se realizou de modo simultâneo à indicação de pistas metodológicas, que apontaram para a orientação do ensino da escrita a partir situações-problema. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11529 10.14393/DL7-v4n1a2010-11 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11529 |
identifier_str_mv |
10.14393/DL7-v4n1a2010-11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11529/6809 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Waldivia Maria de Jesus http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Waldivia Maria de Jesus http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 No. 1 (2010): Número atemático.; 175-192 Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 Núm. 1 (2010): Número atemático.; 175-192 Domínios de Lingu@gem; v. 4 n. 1 (2010): Número atemático.; 175-192 1980-5799 reponame:Domínios de Lingu@gem instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Domínios de Lingu@gem |
collection |
Domínios de Lingu@gem |
repository.name.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadominios@ileel.ufu.br|| |
_version_ |
1797067713143635968 |