Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação Linguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Waldivia Maria de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11529
Resumo: Este artigo propõe refletir acerca de dados coletados em pesquisa realizada com professores de língua materna, da educação básica, da Rede Pública de Ensino, da cidade de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado a um grupo selecionado de 60 professores. Os dados dessa pesquisa revelaram que 45 dos 60 professores consultados têm dificuldade para orientar os educandos nas atividades de textualização de informações, na “estrutura esquemática” argumentativa, de maneira interacionalmente satisfatória. As reflexões sobre o tema se ancoram em teorias linguísticas, de base sócio-interacionista, e na ciência da educação. A análise dos dados se realizou de modo simultâneo à indicação de pistas metodológicas, que apontaram para a orientação do ensino da escrita a partir situações-problema.
id UFU-12_168b9e3286ba5a921d00400ed0e912b6
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11529
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação LinguísticaOrganização textualuso da linguageminteração socialEste artigo propõe refletir acerca de dados coletados em pesquisa realizada com professores de língua materna, da educação básica, da Rede Pública de Ensino, da cidade de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado a um grupo selecionado de 60 professores. Os dados dessa pesquisa revelaram que 45 dos 60 professores consultados têm dificuldade para orientar os educandos nas atividades de textualização de informações, na “estrutura esquemática” argumentativa, de maneira interacionalmente satisfatória. As reflexões sobre o tema se ancoram em teorias linguísticas, de base sócio-interacionista, e na ciência da educação. A análise dos dados se realizou de modo simultâneo à indicação de pistas metodológicas, que apontaram para a orientação do ensino da escrita a partir situações-problema. PP/UFU2011-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1152910.14393/DL7-v4n1a2010-11Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 No. 1 (2010): Número atemático.; 175-192Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 Núm. 1 (2010): Número atemático.; 175-192Domínios de Lingu@gem; v. 4 n. 1 (2010): Número atemático.; 175-1921980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11529/6809Copyright (c) 2011 Waldivia Maria de Jesushttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Waldivia Maria de2022-09-15T17:22:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11529Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2022-09-15T17:22:49Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação Linguística
title Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação Linguística
spellingShingle Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação Linguística
Jesus, Waldivia Maria de
Organização textual
uso da linguagem
interação social
title_short Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação Linguística
title_full Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação Linguística
title_fullStr Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação Linguística
title_full_unstemmed Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação Linguística
title_sort Interação pela linguagem escrita na perspectiva da Educação Linguística
author Jesus, Waldivia Maria de
author_facet Jesus, Waldivia Maria de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Waldivia Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Organização textual
uso da linguagem
interação social
topic Organização textual
uso da linguagem
interação social
description Este artigo propõe refletir acerca de dados coletados em pesquisa realizada com professores de língua materna, da educação básica, da Rede Pública de Ensino, da cidade de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado a um grupo selecionado de 60 professores. Os dados dessa pesquisa revelaram que 45 dos 60 professores consultados têm dificuldade para orientar os educandos nas atividades de textualização de informações, na “estrutura esquemática” argumentativa, de maneira interacionalmente satisfatória. As reflexões sobre o tema se ancoram em teorias linguísticas, de base sócio-interacionista, e na ciência da educação. A análise dos dados se realizou de modo simultâneo à indicação de pistas metodológicas, que apontaram para a orientação do ensino da escrita a partir situações-problema.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11529
10.14393/DL7-v4n1a2010-11
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11529
identifier_str_mv 10.14393/DL7-v4n1a2010-11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11529/6809
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Waldivia Maria de Jesus
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Waldivia Maria de Jesus
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 No. 1 (2010): Número atemático.; 175-192
Domínios de Lingu@gem; Vol. 4 Núm. 1 (2010): Número atemático.; 175-192
Domínios de Lingu@gem; v. 4 n. 1 (2010): Número atemático.; 175-192
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067713143635968