A relação entre as crenças verbalizadas e depreendidas das ações do professor de Língua Inglesa no que tange ao ensino mediado pelas novas tecnologias
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/18289 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é investigar a relação entre o dizer e o fazer do professor, no que tange à influência das novas tecnologias no ensino e aprendizagem de língua inglesa, bem como identificar os fatores que se articulam para o estabelecimento dessa relação. Para tanto, fazemos o confronto entre as crenças manifestadas no dizer do professor e as crenças depreendidas de seu fazer. Inserida numa perspectiva predominantemente qualitativa de cunho interpretativista, a pesquisa adota uma abordagem contextual de investigação de crenças de professores. O trabalho é fundamentado teoricamente em estudos que abordam as crenças de professores, o papel das novas tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem de língua estrangeria, e a relação entre o professor reflexivo e a utilização das novas tecnologias. Os principais resultados encontrados apontam predominantemente para uma relação de dissonância entre o dizer e o fazer dos professores, e os fatores articuladores dessa relação se enquadram em quatro classes, a saber: fatores contextuais, experienciais, cognitivos e afetivos. |
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A relação entre as crenças verbalizadas e depreendidas das ações do professor de Língua Inglesa no que tange ao ensino mediado pelas novas tecnologiasEnsino de línguasCrençasNovas Tecnologias.O objetivo deste trabalho é investigar a relação entre o dizer e o fazer do professor, no que tange à influência das novas tecnologias no ensino e aprendizagem de língua inglesa, bem como identificar os fatores que se articulam para o estabelecimento dessa relação. Para tanto, fazemos o confronto entre as crenças manifestadas no dizer do professor e as crenças depreendidas de seu fazer. Inserida numa perspectiva predominantemente qualitativa de cunho interpretativista, a pesquisa adota uma abordagem contextual de investigação de crenças de professores. O trabalho é fundamentado teoricamente em estudos que abordam as crenças de professores, o papel das novas tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem de língua estrangeria, e a relação entre o professor reflexivo e a utilização das novas tecnologias. Os principais resultados encontrados apontam predominantemente para uma relação de dissonância entre o dizer e o fazer dos professores, e os fatores articuladores dessa relação se enquadram em quatro classes, a saber: fatores contextuais, experienciais, cognitivos e afetivos. PP/UFU2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1828910.14393/DL13-v6n2a2012-4Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 No. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 41-71Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 Núm. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 41-71Domínios de Lingu@gem; v. 6 n. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 41-711980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/18289/11136Copyright (c) 2012 Kássia Gonçalves Arantesinfo:eu-repo/semantics/openAccessArantes, Kássia Gonçalves2017-02-21T13:31:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/18289Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2017-02-21T13:31:35Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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