Crenças sobre o ensino de vocabulario em lingua estrangeira (ingles) para alunos iniciantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vechetini, Lilian Rose
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600064
Resumo: Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
id UNICAMP-30_206bcfcb756c21ce6fe682133f8aa98d
oai_identifier_str oai::340756
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Crenças sobre o ensino de vocabulario em lingua estrangeira (ingles) para alunos iniciantesCrenças sobre a aprendizagemEnsinoVocabulárioLíngua estrangeiraOrientador: Matilde Virginia Ricardi ScaramucciDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este estudo visa investigar as crenças de dois professores de inglês como LE de uma escola de idiomas com relação ao ensino de vocabulário para alunos que estão no início de seu processo de aprendizagem da língua-alvo. O objetivo é investigar as crenças desses profissionais através do seu dizer e do seu fazer. A pesquisa é de natureza qualitativa, em que foram usados os seguintes procedimentos de coleta de dados: questionário, entrevistas, observação das aulas seguidas de gravações em áudio e vídeo e anotações de campo. Os resultados revelam que os dois professores-participantes acreditam que seus alunos iniciantes apresentam dificuldades para desempenharem tanto atividades produtivas como receptivas devido ao seu baixo conhecimento lexical da língua-alvo. No entanto, a sua prática de instrução de palavras tende a ser aleatória; eles parecem acreditar que o ensino de vocabulário deve ocorrer em resposta à uma pergunta específica de um aluno. Os resultados também mostram que, embora as crenças inferidas através do seu dizer nos revelam que eles acreditam na importância de se usar técnicas explícitas de ensino do vocabulário, visando promover uma aprendizagem intencional, as crenças inferidas a partir da sua prática de instrução de palavras nos mostram que ela raramente é sistemática. Apesar de dizerem acreditar na importância do uso de estratégias de ensino/aprendizagem de vocabulário visando auxiliar o processo de aquisição de palavras de seus alunos iniciantes, a observação de suas aulas nos revela que elas são muito pouco utilizadas. O que se pode perceber através da análise dos dados é que a prática desses professores é bastante influenciada pelo material didático utilizado por elesAbstract: This study aims at investigating the beliefs of two teachers of English as a foreign language from a language school concerning the teaching of vocabulary to adults in the first stages of the learning process of the target language. The aim is to investigate the beliefs of these professionals through their what they say and what they do. This is a qualitative research in which the following procedures for data collection were used: questionnarie, interviews, class observations followed by audio-visual recording and field notes. Classes were observed during one semester of formal instruction. The results show that the teachers believe beginners face difficulties to perform either productive or receptive tasks due to their low lexical knowledge. However, they seem to believe that vocabulary instruction must occur in response to a specific question from a student. The results also show that, although the beliefs inferred through what they say reveal that they believe in the importance of using explicit techniques for the instruction of words, the beliefs inferred through their practice reveal that it is rarely systematic. In spite of believing in the importance of using vocabulary teaching and learning strategies, with the objective of supporting the lexical acquisition process of their students, the observation of their classes shows that they are not very used. What we can realize through the analysis of the data is that the practice of the participant teachers is very influenced by the book they useMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Almeida Filho, José Carlos Paes deBarcelos, Ana Maria FerreiraEl-Dash, Linda GentryUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVechetini, Lilian Rose20052005-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf161 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600064VECHETINI, Lilian Rose. Crenças sobre o ensino de vocabulario em lingua estrangeira (ingles) para alunos iniciantes. 2005. 161 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600064. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/340756porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:12:19Zoai::340756Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:12:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças sobre o ensino de vocabulario em lingua estrangeira (ingles) para alunos iniciantes
title Crenças sobre o ensino de vocabulario em lingua estrangeira (ingles) para alunos iniciantes
spellingShingle Crenças sobre o ensino de vocabulario em lingua estrangeira (ingles) para alunos iniciantes
Vechetini, Lilian Rose
Crenças sobre a aprendizagem
Ensino
Vocabulário
Língua estrangeira
title_short Crenças sobre o ensino de vocabulario em lingua estrangeira (ingles) para alunos iniciantes
title_full Crenças sobre o ensino de vocabulario em lingua estrangeira (ingles) para alunos iniciantes
title_fullStr Crenças sobre o ensino de vocabulario em lingua estrangeira (ingles) para alunos iniciantes
title_full_unstemmed Crenças sobre o ensino de vocabulario em lingua estrangeira (ingles) para alunos iniciantes
title_sort Crenças sobre o ensino de vocabulario em lingua estrangeira (ingles) para alunos iniciantes
author Vechetini, Lilian Rose
author_facet Vechetini, Lilian Rose
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Almeida Filho, José Carlos Paes de
Barcelos, Ana Maria Ferreira
El-Dash, Linda Gentry
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Vechetini, Lilian Rose
dc.subject.por.fl_str_mv Crenças sobre a aprendizagem
Ensino
Vocabulário
Língua estrangeira
topic Crenças sobre a aprendizagem
Ensino
Vocabulário
Língua estrangeira
description Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600064
VECHETINI, Lilian Rose. Crenças sobre o ensino de vocabulario em lingua estrangeira (ingles) para alunos iniciantes. 2005. 161 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600064. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
VECHETINI, Lilian Rose. Crenças sobre o ensino de vocabulario em lingua estrangeira (ingles) para alunos iniciantes. 2005. 161 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600064. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/340756
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
161 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138400178012160