Gramática e texto literário na gênese da disciplina escolar Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Rejane Rodrigues Almeida de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/31454
Resumo: O estabelecimento de relações entre gramática e texto literário no ensino de língua é bastante remoto, sendo observado já na Grécia Antiga, quando os autores gregos, principalmente Homero, passaram a servir de modelo de perfeição linguística. No ensino ministrado pelos jesuítas no Brasil Colônia, os textos em latim de autores clássicos greco-romanos e de alguns padres da Igreja, além de servirem como modelos de composição, eram tomados como exemplos de aplicação das regras gramaticais prescritas na gramática latina. Essa prática de ensino de língua, que relaciona gramática e texto literário, pode ser observada ainda no currículo do curso secundário brasileiro do século XIX, no qual as literaturas brasileira e portuguesa, sendo alçadas ao patamar das literaturas clássicas, figuram como exemplos de bom uso da língua portuguesa. O objetivo deste artigo é analisar as relações entre gramática e texto literário na gênese da disciplina escolar Português, bem como traçar um breve histórico da institucionalização do ensino do vernáculo, a partir da análise do Ratio studiorum, ou método pedagógico dos jesuítas, da legislação fixada no âmbito das reformas pombalinas dos estudos menores, e dos programas de ensino do século XIX do Colégio Pedro II.
id UFU-12_2999de361bd4a37e74e5baa35d8fa5de
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/31454
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling Gramática e texto literário na gênese da disciplina escolar PortuguêsGramáticatexto literáriogênese da disciplina escolar PortuguêsO estabelecimento de relações entre gramática e texto literário no ensino de língua é bastante remoto, sendo observado já na Grécia Antiga, quando os autores gregos, principalmente Homero, passaram a servir de modelo de perfeição linguística. No ensino ministrado pelos jesuítas no Brasil Colônia, os textos em latim de autores clássicos greco-romanos e de alguns padres da Igreja, além de servirem como modelos de composição, eram tomados como exemplos de aplicação das regras gramaticais prescritas na gramática latina. Essa prática de ensino de língua, que relaciona gramática e texto literário, pode ser observada ainda no currículo do curso secundário brasileiro do século XIX, no qual as literaturas brasileira e portuguesa, sendo alçadas ao patamar das literaturas clássicas, figuram como exemplos de bom uso da língua portuguesa. O objetivo deste artigo é analisar as relações entre gramática e texto literário na gênese da disciplina escolar Português, bem como traçar um breve histórico da institucionalização do ensino do vernáculo, a partir da análise do Ratio studiorum, ou método pedagógico dos jesuítas, da legislação fixada no âmbito das reformas pombalinas dos estudos menores, e dos programas de ensino do século XIX do Colégio Pedro II.PP/UFU2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/3145410.14393/DL20-v9n4a2015-2Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 14-42Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 14-42Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 14-421980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/31454/17692Copyright (c) 2015 Rejane Rodrigues Almeida de Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Rejane Rodrigues Almeida de2016-03-29T17:28:38Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/31454Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-03-29T17:28:38Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Gramática e texto literário na gênese da disciplina escolar Português
title Gramática e texto literário na gênese da disciplina escolar Português
spellingShingle Gramática e texto literário na gênese da disciplina escolar Português
Medeiros, Rejane Rodrigues Almeida de
Gramática
texto literário
gênese da disciplina escolar Português
title_short Gramática e texto literário na gênese da disciplina escolar Português
title_full Gramática e texto literário na gênese da disciplina escolar Português
title_fullStr Gramática e texto literário na gênese da disciplina escolar Português
title_full_unstemmed Gramática e texto literário na gênese da disciplina escolar Português
title_sort Gramática e texto literário na gênese da disciplina escolar Português
author Medeiros, Rejane Rodrigues Almeida de
author_facet Medeiros, Rejane Rodrigues Almeida de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Rejane Rodrigues Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática
texto literário
gênese da disciplina escolar Português
topic Gramática
texto literário
gênese da disciplina escolar Português
description O estabelecimento de relações entre gramática e texto literário no ensino de língua é bastante remoto, sendo observado já na Grécia Antiga, quando os autores gregos, principalmente Homero, passaram a servir de modelo de perfeição linguística. No ensino ministrado pelos jesuítas no Brasil Colônia, os textos em latim de autores clássicos greco-romanos e de alguns padres da Igreja, além de servirem como modelos de composição, eram tomados como exemplos de aplicação das regras gramaticais prescritas na gramática latina. Essa prática de ensino de língua, que relaciona gramática e texto literário, pode ser observada ainda no currículo do curso secundário brasileiro do século XIX, no qual as literaturas brasileira e portuguesa, sendo alçadas ao patamar das literaturas clássicas, figuram como exemplos de bom uso da língua portuguesa. O objetivo deste artigo é analisar as relações entre gramática e texto literário na gênese da disciplina escolar Português, bem como traçar um breve histórico da institucionalização do ensino do vernáculo, a partir da análise do Ratio studiorum, ou método pedagógico dos jesuítas, da legislação fixada no âmbito das reformas pombalinas dos estudos menores, e dos programas de ensino do século XIX do Colégio Pedro II.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/31454
10.14393/DL20-v9n4a2015-2
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/31454
identifier_str_mv 10.14393/DL20-v9n4a2015-2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/31454/17692
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Rejane Rodrigues Almeida de Medeiros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Rejane Rodrigues Almeida de Medeiros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 14-42
Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 14-42
Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 14-42
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067714814017536