Ser aprendiz em um ambiente virtual: perspectivas acerca da autonomia na aprendizagem de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perine, Cristiane Manzan
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24826
Resumo: Neste estudo, visitaremos algumas ideias sobre a aprendizagem de língua inglesa com foco em dois aspectos muito importantes: autonomia e crenças de aprendizes. Em nosso arcabouço teórico, entendemos crenças como formas de pensamento, interpretações da realidade socialmente definidas que servem de base para uma ação subsequente (MASTRELLA, 2002). A autonomia é vista como a capacidade para reflexão crítica, tomada de decisões e ação independente. Tal capacidade é refletida no modo como o aluno aprende e em como transfere o que aprende para contextos maiores (LITTLE, 1991). É nosso objetivo primordial investigar a inter-relação entre crenças e autonomia em um ambiente virtual de aprendizagem, e analisar de que modo as crenças relacionadas a aprender inglês a distância podem exercer impacto no desenvolvimento da autonomia do aprendiz e no processo de aprendizagem da língua. Participa desta pesquisa uma aluna do curso de Letras inscrita na disciplina eletiva "Inglês em Rede", em uma universidade federal no interior de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de questionários, diários reflexivos, entrevista e acompanhamento da disciplina na plataforma Moodle.
id UFU-12_4a77bfc7ba0afa249203c3420fc52b90
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24826
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling Ser aprendiz em um ambiente virtual: perspectivas acerca da autonomia na aprendizagem de línguasautonomiacrençaslíngua inglesacurso a distânciaNeste estudo, visitaremos algumas ideias sobre a aprendizagem de língua inglesa com foco em dois aspectos muito importantes: autonomia e crenças de aprendizes. Em nosso arcabouço teórico, entendemos crenças como formas de pensamento, interpretações da realidade socialmente definidas que servem de base para uma ação subsequente (MASTRELLA, 2002). A autonomia é vista como a capacidade para reflexão crítica, tomada de decisões e ação independente. Tal capacidade é refletida no modo como o aluno aprende e em como transfere o que aprende para contextos maiores (LITTLE, 1991). É nosso objetivo primordial investigar a inter-relação entre crenças e autonomia em um ambiente virtual de aprendizagem, e analisar de que modo as crenças relacionadas a aprender inglês a distância podem exercer impacto no desenvolvimento da autonomia do aprendiz e no processo de aprendizagem da língua. Participa desta pesquisa uma aluna do curso de Letras inscrita na disciplina eletiva "Inglês em Rede", em uma universidade federal no interior de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de questionários, diários reflexivos, entrevista e acompanhamento da disciplina na plataforma Moodle.PP/UFU2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2482610.14393/DL15-v8n1a2014-12Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 No. 1 (2014): Número atemático; 198-227Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 Núm. 1 (2014): Número atemático; 198-227Domínios de Lingu@gem; v. 8 n. 1 (2014): Número atemático; 198-2271980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24826/14638Perine, Cristiane Manzaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-12T18:37:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24826Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T18:37:36Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser aprendiz em um ambiente virtual: perspectivas acerca da autonomia na aprendizagem de línguas
title Ser aprendiz em um ambiente virtual: perspectivas acerca da autonomia na aprendizagem de línguas
spellingShingle Ser aprendiz em um ambiente virtual: perspectivas acerca da autonomia na aprendizagem de línguas
Perine, Cristiane Manzan
autonomia
crenças
língua inglesa
curso a distância
title_short Ser aprendiz em um ambiente virtual: perspectivas acerca da autonomia na aprendizagem de línguas
title_full Ser aprendiz em um ambiente virtual: perspectivas acerca da autonomia na aprendizagem de línguas
title_fullStr Ser aprendiz em um ambiente virtual: perspectivas acerca da autonomia na aprendizagem de línguas
title_full_unstemmed Ser aprendiz em um ambiente virtual: perspectivas acerca da autonomia na aprendizagem de línguas
title_sort Ser aprendiz em um ambiente virtual: perspectivas acerca da autonomia na aprendizagem de línguas
author Perine, Cristiane Manzan
author_facet Perine, Cristiane Manzan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perine, Cristiane Manzan
dc.subject.por.fl_str_mv autonomia
crenças
língua inglesa
curso a distância
topic autonomia
crenças
língua inglesa
curso a distância
description Neste estudo, visitaremos algumas ideias sobre a aprendizagem de língua inglesa com foco em dois aspectos muito importantes: autonomia e crenças de aprendizes. Em nosso arcabouço teórico, entendemos crenças como formas de pensamento, interpretações da realidade socialmente definidas que servem de base para uma ação subsequente (MASTRELLA, 2002). A autonomia é vista como a capacidade para reflexão crítica, tomada de decisões e ação independente. Tal capacidade é refletida no modo como o aluno aprende e em como transfere o que aprende para contextos maiores (LITTLE, 1991). É nosso objetivo primordial investigar a inter-relação entre crenças e autonomia em um ambiente virtual de aprendizagem, e analisar de que modo as crenças relacionadas a aprender inglês a distância podem exercer impacto no desenvolvimento da autonomia do aprendiz e no processo de aprendizagem da língua. Participa desta pesquisa uma aluna do curso de Letras inscrita na disciplina eletiva "Inglês em Rede", em uma universidade federal no interior de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de questionários, diários reflexivos, entrevista e acompanhamento da disciplina na plataforma Moodle.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24826
10.14393/DL15-v8n1a2014-12
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24826
identifier_str_mv 10.14393/DL15-v8n1a2014-12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24826/14638
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 No. 1 (2014): Número atemático; 198-227
Domínios de Lingu@gem; Vol. 8 Núm. 1 (2014): Número atemático; 198-227
Domínios de Lingu@gem; v. 8 n. 1 (2014): Número atemático; 198-227
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067714235203584