A influência dos conhecimentos sobre o acento fonológico na acentuação gráfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simioni, Taíse
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Alves, Flávia Azambuja
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/29025
Resumo: Esta pesquisa parte do princípio de que as regras de acentuação gráfica de grande maioria das palavras em português segue uma lógica simples: palavras com acento fonológico não marcado não recebem acento gráfico, enquanto palavras com acento fonológico marcado são graficamente acentuadas (COLLISCHONN, 2005). Este trabalho, então, visa a comparar os resultados apresentados em oficinas com metodologias distintas para o ensino da acentuação gráfica. A primeira baseou-se nas regras apresentadas em gramáticas normativas. Já a segunda mostra a mencionada lógica por trás da acentuação gráfica. Participaram das oficinas alunos de duas turmas de Ensino Médio. Estes deveriam acentuar pseudopalavras ao início e ao final de cada oficina. Foi realizada uma comparação individual, em que foram comparados os resultados de cada aluno ao início e ao final das oficinas, e uma comparação global com cada turma, ao início e ao final das oficinas. Houve uma melhora, não tão significativa quanto esperávamos, na oficina que mostra a lógica por trás da acentuação gráfica. Com este trabalho, ressaltamos a importância de se pensar em novas metodologias, que mostrem a lógica por trás de aspectos gramaticais e desvelem regras arbitrárias que não fazem sentido, restando aos alunos apenas as decorarem.
id UFU-12_559591f8365e733e24ed3799d1a0e3cd
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29025
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling A influência dos conhecimentos sobre o acento fonológico na acentuação gráficaAcento gráficoAcento fonológicoGramática normativaEsta pesquisa parte do princípio de que as regras de acentuação gráfica de grande maioria das palavras em português segue uma lógica simples: palavras com acento fonológico não marcado não recebem acento gráfico, enquanto palavras com acento fonológico marcado são graficamente acentuadas (COLLISCHONN, 2005). Este trabalho, então, visa a comparar os resultados apresentados em oficinas com metodologias distintas para o ensino da acentuação gráfica. A primeira baseou-se nas regras apresentadas em gramáticas normativas. Já a segunda mostra a mencionada lógica por trás da acentuação gráfica. Participaram das oficinas alunos de duas turmas de Ensino Médio. Estes deveriam acentuar pseudopalavras ao início e ao final de cada oficina. Foi realizada uma comparação individual, em que foram comparados os resultados de cada aluno ao início e ao final das oficinas, e uma comparação global com cada turma, ao início e ao final das oficinas. Houve uma melhora, não tão significativa quanto esperávamos, na oficina que mostra a lógica por trás da acentuação gráfica. Com este trabalho, ressaltamos a importância de se pensar em novas metodologias, que mostrem a lógica por trás de aspectos gramaticais e desvelem regras arbitrárias que não fazem sentido, restando aos alunos apenas as decorarem.PP/UFU2015-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/2902510.14393/DL19-v9n3a2015-14Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 3 (2015): Número atemático; 263-274Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 3 (2015): Número atemático; 263-274Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 3 (2015): Número atemático; 263-2741980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/29025/16981Copyright (c) 2015 Taíse Simioni, Flávia Azambuja Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimioni, TaíseAlves, Flávia Azambuja2016-07-12T18:39:58Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29025Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-07-12T18:39:58Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência dos conhecimentos sobre o acento fonológico na acentuação gráfica
title A influência dos conhecimentos sobre o acento fonológico na acentuação gráfica
spellingShingle A influência dos conhecimentos sobre o acento fonológico na acentuação gráfica
Simioni, Taíse
Acento gráfico
Acento fonológico
Gramática normativa
title_short A influência dos conhecimentos sobre o acento fonológico na acentuação gráfica
title_full A influência dos conhecimentos sobre o acento fonológico na acentuação gráfica
title_fullStr A influência dos conhecimentos sobre o acento fonológico na acentuação gráfica
title_full_unstemmed A influência dos conhecimentos sobre o acento fonológico na acentuação gráfica
title_sort A influência dos conhecimentos sobre o acento fonológico na acentuação gráfica
author Simioni, Taíse
author_facet Simioni, Taíse
Alves, Flávia Azambuja
author_role author
author2 Alves, Flávia Azambuja
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simioni, Taíse
Alves, Flávia Azambuja
dc.subject.por.fl_str_mv Acento gráfico
Acento fonológico
Gramática normativa
topic Acento gráfico
Acento fonológico
Gramática normativa
description Esta pesquisa parte do princípio de que as regras de acentuação gráfica de grande maioria das palavras em português segue uma lógica simples: palavras com acento fonológico não marcado não recebem acento gráfico, enquanto palavras com acento fonológico marcado são graficamente acentuadas (COLLISCHONN, 2005). Este trabalho, então, visa a comparar os resultados apresentados em oficinas com metodologias distintas para o ensino da acentuação gráfica. A primeira baseou-se nas regras apresentadas em gramáticas normativas. Já a segunda mostra a mencionada lógica por trás da acentuação gráfica. Participaram das oficinas alunos de duas turmas de Ensino Médio. Estes deveriam acentuar pseudopalavras ao início e ao final de cada oficina. Foi realizada uma comparação individual, em que foram comparados os resultados de cada aluno ao início e ao final das oficinas, e uma comparação global com cada turma, ao início e ao final das oficinas. Houve uma melhora, não tão significativa quanto esperávamos, na oficina que mostra a lógica por trás da acentuação gráfica. Com este trabalho, ressaltamos a importância de se pensar em novas metodologias, que mostrem a lógica por trás de aspectos gramaticais e desvelem regras arbitrárias que não fazem sentido, restando aos alunos apenas as decorarem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/29025
10.14393/DL19-v9n3a2015-14
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/29025
identifier_str_mv 10.14393/DL19-v9n3a2015-14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/29025/16981
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Taíse Simioni, Flávia Azambuja Alves
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Taíse Simioni, Flávia Azambuja Alves
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 3 (2015): Número atemático; 263-274
Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 3 (2015): Número atemático; 263-274
Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 3 (2015): Número atemático; 263-274
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067714754248704