Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/30867 |
Resumo: | Esse estudo aborda como objeto de investigação científica o livro didático de português explorando-o como um gênero discursivo, a partir do enfoque da teoria dialógica da linguagem. Processa-se a análise desse objeto por meio das noções de dialogismo e réplica dos estudos bakhtinianos em uma obra selecionada para compor o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2012 e 2015, a fim de identificar os encadeamentos discursivos de constituição de sentidos na avaliação dessa obra. Situa-se o PNLD, como uma política linguística implícita e o livro didático de português como um elo de expressão dessa política, visto que o PNLD convoca sujeitos sociais para o processo de avaliação do projeto editorial e discursivo da obra. Nesse artigo, de modo singular, verificamos que o PNLD, como uma política linguística implícita, cumpre um papel basilar no que se refere ao ensino de língua portuguesa, visto que é um objeto de ensino que impacta o processo de interação verbal e as atividades da aula de português. |
id |
UFU-12_61df89cf12dbb11586bfa7f30212c76f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30867 |
network_acronym_str |
UFU-12 |
network_name_str |
Domínios de Lingu@gem |
repository_id_str |
|
spelling |
Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícitaLivro didático. Política linguística implícita. Responsividade.Esse estudo aborda como objeto de investigação científica o livro didático de português explorando-o como um gênero discursivo, a partir do enfoque da teoria dialógica da linguagem. Processa-se a análise desse objeto por meio das noções de dialogismo e réplica dos estudos bakhtinianos em uma obra selecionada para compor o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2012 e 2015, a fim de identificar os encadeamentos discursivos de constituição de sentidos na avaliação dessa obra. Situa-se o PNLD, como uma política linguística implícita e o livro didático de português como um elo de expressão dessa política, visto que o PNLD convoca sujeitos sociais para o processo de avaliação do projeto editorial e discursivo da obra. Nesse artigo, de modo singular, verificamos que o PNLD, como uma política linguística implícita, cumpre um papel basilar no que se refere ao ensino de língua portuguesa, visto que é um objeto de ensino que impacta o processo de interação verbal e as atividades da aula de português.PP/UFU2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/3086710.14393/DL20-v9n4a2015-10Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 233-249Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 233-249Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 233-2491980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/30867/17739Copyright (c) 2015 Ester Maria Figueiredo Souza, Dayana Junqueira Ayresinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ester Maria FigueiredoJunqueira Ayres, Dayana2016-03-29T17:28:38Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30867Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-03-29T17:28:38Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícita |
title |
Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícita |
spellingShingle |
Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícita Souza, Ester Maria Figueiredo Livro didático. Política linguística implícita. Responsividade. |
title_short |
Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícita |
title_full |
Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícita |
title_fullStr |
Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícita |
title_full_unstemmed |
Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícita |
title_sort |
Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícita |
author |
Souza, Ester Maria Figueiredo |
author_facet |
Souza, Ester Maria Figueiredo Junqueira Ayres, Dayana |
author_role |
author |
author2 |
Junqueira Ayres, Dayana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ester Maria Figueiredo Junqueira Ayres, Dayana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático. Política linguística implícita. Responsividade. |
topic |
Livro didático. Política linguística implícita. Responsividade. |
description |
Esse estudo aborda como objeto de investigação científica o livro didático de português explorando-o como um gênero discursivo, a partir do enfoque da teoria dialógica da linguagem. Processa-se a análise desse objeto por meio das noções de dialogismo e réplica dos estudos bakhtinianos em uma obra selecionada para compor o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2012 e 2015, a fim de identificar os encadeamentos discursivos de constituição de sentidos na avaliação dessa obra. Situa-se o PNLD, como uma política linguística implícita e o livro didático de português como um elo de expressão dessa política, visto que o PNLD convoca sujeitos sociais para o processo de avaliação do projeto editorial e discursivo da obra. Nesse artigo, de modo singular, verificamos que o PNLD, como uma política linguística implícita, cumpre um papel basilar no que se refere ao ensino de língua portuguesa, visto que é um objeto de ensino que impacta o processo de interação verbal e as atividades da aula de português. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/30867 10.14393/DL20-v9n4a2015-10 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/30867 |
identifier_str_mv |
10.14393/DL20-v9n4a2015-10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/30867/17739 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Ester Maria Figueiredo Souza, Dayana Junqueira Ayres info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Ester Maria Figueiredo Souza, Dayana Junqueira Ayres |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 233-249 Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 233-249 Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 233-249 1980-5799 reponame:Domínios de Lingu@gem instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Domínios de Lingu@gem |
collection |
Domínios de Lingu@gem |
repository.name.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadominios@ileel.ufu.br|| |
_version_ |
1797067714788851712 |