Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ester Maria Figueiredo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Junqueira Ayres, Dayana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Domínios de Lingu@gem
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/30867
Resumo: Esse estudo aborda como objeto de investigação científica o livro didático de português explorando-o como um gênero discursivo, a partir do enfoque da teoria dialógica da linguagem. Processa-se a análise desse objeto por meio das noções de dialogismo e réplica dos estudos bakhtinianos em uma obra selecionada para compor o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2012 e 2015, a fim de identificar os encadeamentos discursivos de constituição de sentidos na avaliação dessa obra. Situa-se o PNLD, como uma política linguística implícita e o livro didático de português como um elo de expressão dessa política, visto que o PNLD convoca sujeitos sociais para o processo de avaliação do projeto editorial e discursivo da obra. Nesse artigo, de modo singular, verificamos que o PNLD, como uma política linguística implícita, cumpre um papel basilar no que se refere ao ensino de língua portuguesa, visto que é um objeto de ensino que impacta o processo de interação verbal e as atividades da aula de português.
id UFU-12_61df89cf12dbb11586bfa7f30212c76f
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30867
network_acronym_str UFU-12
network_name_str Domínios de Lingu@gem
repository_id_str
spelling Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícitaLivro didático. Política linguística implícita. Responsividade.Esse estudo aborda como objeto de investigação científica o livro didático de português explorando-o como um gênero discursivo, a partir do enfoque da teoria dialógica da linguagem. Processa-se a análise desse objeto por meio das noções de dialogismo e réplica dos estudos bakhtinianos em uma obra selecionada para compor o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2012 e 2015, a fim de identificar os encadeamentos discursivos de constituição de sentidos na avaliação dessa obra. Situa-se o PNLD, como uma política linguística implícita e o livro didático de português como um elo de expressão dessa política, visto que o PNLD convoca sujeitos sociais para o processo de avaliação do projeto editorial e discursivo da obra. Nesse artigo, de modo singular, verificamos que o PNLD, como uma política linguística implícita, cumpre um papel basilar no que se refere ao ensino de língua portuguesa, visto que é um objeto de ensino que impacta o processo de interação verbal e as atividades da aula de português.PP/UFU2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/3086710.14393/DL20-v9n4a2015-10Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 233-249Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 233-249Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 233-2491980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/30867/17739Copyright (c) 2015 Ester Maria Figueiredo Souza, Dayana Junqueira Ayresinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ester Maria FigueiredoJunqueira Ayres, Dayana2016-03-29T17:28:38Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30867Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2016-03-29T17:28:38Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícita
title Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícita
spellingShingle Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícita
Souza, Ester Maria Figueiredo
Livro didático. Política linguística implícita. Responsividade.
title_short Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícita
title_full Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícita
title_fullStr Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícita
title_full_unstemmed Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícita
title_sort Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícita
author Souza, Ester Maria Figueiredo
author_facet Souza, Ester Maria Figueiredo
Junqueira Ayres, Dayana
author_role author
author2 Junqueira Ayres, Dayana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ester Maria Figueiredo
Junqueira Ayres, Dayana
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático. Política linguística implícita. Responsividade.
topic Livro didático. Política linguística implícita. Responsividade.
description Esse estudo aborda como objeto de investigação científica o livro didático de português explorando-o como um gênero discursivo, a partir do enfoque da teoria dialógica da linguagem. Processa-se a análise desse objeto por meio das noções de dialogismo e réplica dos estudos bakhtinianos em uma obra selecionada para compor o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2012 e 2015, a fim de identificar os encadeamentos discursivos de constituição de sentidos na avaliação dessa obra. Situa-se o PNLD, como uma política linguística implícita e o livro didático de português como um elo de expressão dessa política, visto que o PNLD convoca sujeitos sociais para o processo de avaliação do projeto editorial e discursivo da obra. Nesse artigo, de modo singular, verificamos que o PNLD, como uma política linguística implícita, cumpre um papel basilar no que se refere ao ensino de língua portuguesa, visto que é um objeto de ensino que impacta o processo de interação verbal e as atividades da aula de português.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/30867
10.14393/DL20-v9n4a2015-10
url https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/30867
identifier_str_mv 10.14393/DL20-v9n4a2015-10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/30867/17739
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Ester Maria Figueiredo Souza, Dayana Junqueira Ayres
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Ester Maria Figueiredo Souza, Dayana Junqueira Ayres
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
publisher.none.fl_str_mv PP/UFU
dc.source.none.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 No. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 233-249
Domínios de Lingu@gem; Vol. 9 Núm. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 233-249
Domínios de Lingu@gem; v. 9 n. 4 (2015): História da disciplina escolar de Língua Portuguesa (XIX-XXI): tensões, desafios e perspectivas; 233-249
1980-5799
reponame:Domínios de Lingu@gem
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Domínios de Lingu@gem
collection Domínios de Lingu@gem
repository.name.fl_str_mv Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistadominios@ileel.ufu.br||
_version_ 1797067714788851712